Guia da Semana

Na tarde do último sábado, 11, o coletivo de desenvolvedores indies Wholesome Games realizou o Wholesome Direct 2022, trazendo novidades sobre diversos jogos que estão em desenvolvimento para PC e consoles. Entre títulos já lançados, anunciados e inéditos, o evento apresentou mais de 50 jogos. Veja um resumo de cada um:

Terra Nil

Abrindo o Wholesome Direct 2022, Terra Nil é um jogo é um construtor de cidades reverso sobre restauração de ecossistemas para PC, via Steam. . Revelado em 2021, o título, que será publicado pela Devolver Digital, segue sem data de lançamento.

Little Bear Chef

Little Bear Chef é um jogo sobre um urso muito, muito pequeno que trabalha em uma cozinha muito grande, tentando iniciar um restaurante de sucesso. No trailer de revelação do Wholesome Direct 2022, fomos apresentados ao urso (na verdade, um recipiente de mel senciente em forma de urso) tentando cozinhar em uma cozinha de tamanho humano. O jogo está sendo desenvolvido pela BananaBox e chegará para PC e consoles em 2023.

Melodyssey

Desenvolvido por Nel Pastel, Melodyssey segue a história de uma criança viajando por uma paisagem musical em busca de inspiração. O gameplay é baseado em quebra-cabeças em movimento de blocos para progredir, visando relaxar o jogador com música e sons ASMR. Ele pretende ser um jogo de aventura e exploração sem estresse e será lançado para PC em 2023.

LumbearJack

Um jogo de exploração/quebra-cabeça sobre um urso destruindo objetos feitos pelo homem que ameaçam destruir a natureza e prejudicar os habitats de seus amigos. LumbearJack acaba de ser lançado para Nintendo Switch e PC, via Steam, e chegará ao Xbox em 14 de junho, conforme o trailer do Wholesome Direct 2022.

The Garden Path

Revelado em 2021, The Garden Path ganhou um novo trailer no Wholesome Direct 2022. Desfrute de um local tranquilo com um jardim que cresce e pode mudar com o passar do tempo. Chegará este ano para PC, via Steam, e Nintendo Switch.

Mika and the Witch’s Mountain

Mika é uma aprendiz de bruxa que deve ajudar as pessoas da cidade para completar seu treinamento. Aprenda sobre a vida daqueles que ela conhece. Mika and the Witch’s Mountain está previsto para o primeiro trimestre de 2024 para PC, Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S.

30 Birds

30 Birds é um jogo de exploração sobre encontrar trinta pássaros desaparecidos em uma cidade pintada à mão que mistura gráficos em 2D e 3D. Previsto para PC e consoles em 2024, com uma demo disponível agora no Steam.

Usagi Shima

Usagi Shima promete ser um game aconchegante e relaxante sobre encontrar e coletar coelhos escondidos, decorar uma ilha abandonada e fazer amizade com os coelhos encontrados que a habitam. Será lançado para PC, iOS e Android.

Mail Time

Em Mail Time, os jogadores vão viajar por uma floresta calma como o novo carteiro e conheça as outras criaturas que vivem aqui. Chegando para PC, via Steam, e Nintendo Switch no quarto trimestre de 2022

A Walk with Yiayia

Um jogo de aventura/romance visual leve sobre passear com sua avó, explorar a vizinhança e conversar com ela enquanto você a ajuda a recuperar sua confiança depois de uma queda assustadora. A Walk with Yiayia estará disponível para PC, via Steam, e Nintendo Switch em 20 de agosto.

Chicken Journey

Jogue como uma galinha em uma missão de plataforma para descobrir o que veio primeiro: a galinha ou o ovo? Chegando no quarto trimestre de 2022 para PC, via Steam, e Switch.

PuffPals: Island Skies

PuffPals: Island Skies está com uma campanha aberta no Kickstarter e quer ganhar versões para PC, Switch, iOS e Android em 2025.

Freeride

Freeride promete ser um teste de personalidade, já que oferecerá aos jogadores várias decisões ao longo da história. Ele será lançado em algum momento de 2023 para PC, via Steam, e Nintendo Switch.

How To Say Goodbye

How To Say Goodbye será lançado para PC, via Steam, Nintendo Switch, iOS e Android no terceiro trimestre de 2022.,

Calico Pawesome Edition

Calico é um jogo de simulação de vida sobre administrar um café para gatos e receberá uma atualização com um sistema de culinária novo e aprimorado no terceiro trimestre deste ano. A atualização também inclui personalização de tapete e papel de parede e novos animais de fazenda colecionáveis. Já disponível para PC, via Steam, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch desde dezembro de 2020.

Dordogne

Jogue como uma jovem chamada Mimi que faz uma viagem para visitar a casa de sua avó recentemente falecida. Será lançado para Nintendo Switch e PC, via Steam, ainda sem data.

Paper Animal RPG

Uma homenagem RPG/roguelite aos jogos Paper Mario ,Paper Animal RPG chega com um sistema de batalha baseado em tempo real, personagens fofinhos e dinossauros de estimação. Previsto para chegar em 2023 para PC, via Steam, Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Android, iOS e Xbox, com uma campanha no Kickstarter sendo lançada no fim do ano.

Frogun

Resolva quebra-cabeças e explore ruínas para salvar seus pais enquanto trabalha ao lado de seu melhor amigo, que por acaso é um sapo. Frogun será lançado para PC, via Steam e Epic Games Store, Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S ainda este ano

Princess Farmer

Um próximo DLC de Princess Farmer envia seus personagens para férias na ilha que são rapidamente interrompidas por um torneio de correspondência de conchas. O título está disponível para PC, via Steam e Epic Games Store, Nintendo Switch e Xbox One e Xbox Series X|S.

The Last Clockwinder

The Last Clockwinder já está disponível para Meta Quest e Steam VR desde o começo de junho e ganhou um curto teaser;

Ooblets

O jogo de agricultura, vida na cidade e coleção de criaturas Ooblets vai deixar o acesso antecipado e será lançado para Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC, via Steam e Epic Games Store, no fim do inverno. A atualização incluirá novas regiões, configurações, personagens e sistemas.

Lovebirb

Confirmado para chegar ao itch.io, e potencialmente outras plataformas, Lovebirb será lançado no quarto trimestre deste ano.

Fall of Porcupine

Fall of Porcupine será lançado para PC, via Steam, e potencialmente outras plataformas, ainda sem data de lançamento.

Spirit Swap: Lofi Beats to Match-3 To

Spirit Swap: Lofi Beats to Match-3 To é um jogo de ação e quebra-cabeça com uma mistura de gameplay e história de match-3, focado em personagens adoráveis ​​e estranhos. Uma nova demo já está disponível no Steam com arte, música e momentos de história atualizados. O lançamento está previsto para PC, via Steam, em 2023.

Garden Witch Life

Ainda sem data de lançamento, Garden Witch Life chega para PC, via Steam, e consoles em uma data futura.

Bubblegum Galaxy

Bubblegum Galaxy é uma espécie de construtor de cidades… exceto que você está construindo galáxias e planetas. Está planejado para ser lançado em algum momento de 2023 para PC, via Steam, e consoles.

Here Comes Niko!

Já disponível para PC, via Steam, Here Comes Niko! receberá uma próxima atualização que permitirá aos jogadores explorarem Gary’s Garden. Uma versão para Nintendo Switch também está planejada.

Snukfin: Melody of Moominvalley

‎Foi revelado um trailer para aventura musical Snufkin: Melody of Moominvalley. Além de mostrar a jogabilidade, foi anunciado que o jogo terá trilha sonora em colaboração com a banda islandesa de pós-rock Sigur Rós. O título será lançado para consoles e PC, via Steam em 2023.

Feed All Monsters

Feed All Monsters será lançado para PC, via Steam, e consoles até o fim deste ano.

SkateBIRD

SkateBIRD acaba de receber uma atualização gratuita que o adicionou os populares personagens de Among Us no jogo.

Leia nossa review de SkateBIRD!

Paper Trail

Um jogo de aventura de quebra-cabeça com câmera topdown sobre sair de casa, onde você resolve puzzles dobrando e rasgando o mundo do papel. Paper Trail está planejado para ser lançado no PC, Nintendo Switch, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X|S no primeiro trimestre do próximo ano, e há uma demonstração agora no Steam apenas para este fim de semana.

Coffee Talk Episode 2: Hibiscus & Butterfly

Coffee Talk Episode 2: Hibiscus & Butterfly gira em torno de servir bebidas aos clientes e aprender sobre eles. O episódio 2 terá novas bebidas, personagens e recursos para os jogadores explorarem. Chegará em algum momento de 2023 para PC, via Steam, e consoles.

Soulitaire

Jogue jogos de cartas e interprete seus resultados para desvendar uma história. A data de lançamento ainda será definida, mas chegará para PC, Nintendo Switch, iOS e Android.

Passpartout 2: The Lost Artist

Passpartout 2: The Lost Artist é um jogo de aventura onde você joga como um artista em dificuldades, desenhando e vendendo arte para reviver sua carreira artística perdida, desbloqueando novos estúdios e ferramentas à medida que avança. Ele chegará ao PC em uma data futura e terá uma demo pública disponível no Steam de 13 a 20 de junho.

A Frog’s Tale

Este adorável jogo de aventura faz com que os jogadores assumam o papel de um sapo que deve resolver desafios enquanto segue o ritmo da música. Já confirmado para PC, via Steam, os desenvolvedores também querem trazê-lo para outras plataformas se o jogo receber suporte suficiente no Kickstarter.

Freshly Frosted

Resolva quebra-cabeças na “fábrica de donuts mais adorável do mundo”. Freshly Frosted oferece uma dúzia de caixas de donuts, ou níveis, para você jogar e já está disponível para Nintendo Switch, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X|S e PC, via Steam e Epic Games Store.

Kaichu: The Kaiju Dating Sim

Kaichu: The Kaiju Dating Sim será lançado nos próximos meses para PC, via Steam, Nintendo Switch, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X|S.

Wholesome Out & About

Wholesome Out & About é um simulador de vida que inclui cozinhar, criar e identificar plantas da vida real. O game chega ao Steam em 2023.

Paradise Marsh

Explore um pântano sem fim em Paradise Marsh, enquanto pega insetos e restaura estrelas. O título está planejado para chegar ao PC, via Steam, Nintendo Switch, Xbox One e Xbox Series X|S e, possivelmentem outras plataformas no terceiro trimestre deste ano.

Lil Gator Game

Descubra uma pequena ilha escalando, nadando e deslizando enquanto joga como um pequeno jacaré. Lil Gator Game chega ao Steam em breve.

Gaucho and the Grassland

Gaucho and the Grasslands será lançado para PC, via Steam, Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S no quarto trimestre deste ano.

ODDADA

ODDADA será lançado para PC, via Steam, em uma data futura.

Potion Permit

Como o melhor alquimista em Potion Permit, seu trabalho cuidar dos moradores de Moonbury diagnosticando seus sintomas, encontrando ingredientes e preparando poções para curar suas várias doenças. O título chegará ainda este ano para PC, via Steam, Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S, e uma demo já está disponível.

Pixelshire

Wholesome Direct 2022 também apresenta o Pixelshire, um farm simulator similar à outros que você já deve ter visto por aí. Você pode criar animais, manter a plantação, preparar a terra e, claro, cooperar com os seus vizinhos para as tarefas serem cumpridas. Tudo indica que chega no ano que vem para PC via Steam, Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S.

SCHiM

Outra novidade da Wholesome Direct 2022 é o SCHiM, sem data definida para Steam e consoles. Um curioso sapo vai te guiar pela cidade através das sombras, em um estilo de universo que foge do tradicional.

Pekoe

Você gosta de chá? Nesse game, você faz chás para os gatos, cria seu próprio estilo da bebida e conhece novos amigos, que tal? Vai chegar em breve, no segundo trimestre de 2024 para PC, via Steam.

Bilkins’ Folly

Bilkins’ Folly chega para PC, mas não descarta o acesso de outra plataformas no futuro. Uma jornada de navio por lugares exóticos é motivada pela busca do avô e mãe do personagem principal e seu cãozinho e melhor amigo. Sem spoilers, mas uma maldição precisa ser quebrada ao longo do caminho.

Kitori Academy

O Wholesome Direct 2022 também apresenta o Kitori Academy, que chega para PC, Switch, PS4, PS5 e Xbox no ano que vem com muita magia, feitiços, poções e, claro, companheiros de aventuras.

Togges

Togges estará à sua disposição para PC e consoles no terceiro trimestre desse ano e também teve seu espaço na Wholesome Direct 2022. O charmoso robô nesse game constrói blocos pelo mundo, limpa a bagunça e se aventura muito!

Tracks of Thought

Calma que ainda tem muito jogo anunciado na Wholesome Direct 2022. Em seguida, temos o Tracks of Thought, disponível na Steam em 2023 com demo já liberada na plataforma. As viagens de trem não vão ser a mesma com esse RPG e os amigos que são feitos ao longo da viagem.

DokiToki: Time Slows Down When You’re in Love

Outro trailer divuilgado na Wholesome Direct 2022 foi do jogo DokiToki: Time Slows Down When You’re in Love, disponível na Steam no ano que vem. E adivinha? Também é um puzzle game, mas com um diferencial de brincar com o controle do tempo durante os desafios.

Critter Cops

Critter Crops só vai chegar para o Switch e PC, via Steam, em 2023, mas já mostra adoráveis criaturas em uma ilha misteriosa e uma fazenda com o tema de halloween por todos os lados. Você vai jogar com a Silvie, uma jovem bruxa.

Toroa

Toroa é outro jogo apresentado na Wholesome Direct 2022, trazendo um trailer cheio de mistérios. Ainda sem data definida, deixou os gamers com gostinho de quero mais pelas breves imagens, já dá para ver uma espécie de águia voando por um visual e tanto. Vamos aguardar…

The Spirit and the Mouse

Em The Spirit and the Mouse, você explora a cidade de Sainte-et-Clair jogando como um ratinho e ajudando aqueles que passam pelo seu caminho. O game já tem uma demo gratuita no Steam e também vai sair para Switch esse ano.

Snacko

Snacko tem uma mistura de aventuras na cidade, na fazenda e na floresta, com amigos desbravando desafios. Aquele game para jogar sem preocupação fica disponível para PC, via Steam, Nintendo Switch, PlayStation 4 e PlayStation 5 no final desse ano.

A Little to the Left

A Little to the Left promete novos quebra-cabeças frequentes com um “special twist”, ou seja, um toque especial para os gamers. A promessa é que você não vai se cansar dos puzzles pela variedade de opções! Lançamento previsto para PC, via Steam, Nintendo Switch, iOS e Android no quarto trimestre desse ano.

Kokopa’s Atlas

Prepare-se para se apaixonar pelo simpático Kokopa e suas aventuras em um planeta desconhecido com seu amigo Pollimero. Ambos descobrem mistérios do novo lar e fazem amizades por onde passam. A demo já está disponivel na Steam. A data de lançamento ainda será anunciada.

The Wandering

A simulação de uma vila sendo construída por você em cima de uma criatura gigante. Sim, esse é o The Wandering Village e você vai poder conferir esse game para PC, via Steam, Xbox One, Xbox Series X|S no terceiro trimestre desse ano.

Lonesome Village

Lonesome Village, com lançamento marcado o terceiro trimestre de 2022 no Xbox, Nintendo Switch e PC, via Steam. O título traz personagens curtindo a rotina na comunidade, cheia de desafios, quebra-cabeças e interações entre os animais.

Melatonin

Para fechar o Wholesome Direct 2022, Melatonin ganhou uma janela de lançamento. O jogo de explorar sonhos com vários minigames chega em setembro de 2022 para Nintendo Switch e PC, via Epic Games Store e Steam.

Outros jogos anunciados no Wholesome Direct 2022:

  • Harmony’s Odyssey
  • Hello Goodboy
  • Kulebra and the Souls of Limbo
  • Lemon Cake
  • Moonstone Island
  • Olliefrog Toad Skater
  • Ova Magica
  • Petit Island
  • Puzzles for Clef
  • San Zoolin
  • Skye Tales
  • The Courier
  • The Hundred Year Kingdom
  • Townseek

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Lucas Soares, Pizza Fria

Atualizado em 12 Jun 2022.