Guia da Semana

Depois do anúncio no dia 12 de maio deste ano e todo o hype levantado, os dois jogos mais clássicos da franquia Tony Hawk’s Pro Skater estão de volta após mais de 20 anos! O remake, chamado Tony Hawk’s Pro Skater 1+2, ficou por conta da Vicarious Visions, a mesma empresa responsável por Crash N’ Sane Trilogy, e chega trazendo muita nostalgia, levando de volta os fãs mais velhos de volta aos anos 2000. E, melhor ainda, pode ser apreciado pelos mais novos que não pegaram essa febre vivida pelos jogadores do clássico PSOne.

O Pizza Fria teve acesso antecipado ao game, publicamos nossa prévia e, agora, com a versão completa em mãos, contamos tudo que achamos da versão final. Mão na cabeça e o skate no pé!

Envelhecendo muito bem sem perder suas características

Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 parece demais com os títulos de 1999 e 2000, e isso é visto logo de cara em sua jogabilidade. Ao controlar nosso skatista, que inclusive pode ser personalizado, a primeira ideia que tive foi fazer algumas manobras que lembrava. Incrivelmente, o jogo respondeu tal como as versões originais, incluindo os especiais insanos característicos de cada personagem, que agora podem ser escolhidos em um menu específico para compor o atleta que você deseja controlar.

Sobre as características dos jogos da franquia, como não citar as músicas? E sim, tal como foi noticiado desde o início, esse aspecto, que é de suma importância para que o remake tenha sucesso, sendo o toque final de nostalgia, elas estão (quase) todas por aqui. Canções que marcaram época como Guerrilla Radio, do Rage Against the Machine, que está presente introdução, Superman, da banda Goldfinger, e tantas outras estão disponíveis e trazem todo um clima diferenciado ao jogo. Mas, existem também bandas novas dando as caras, o que é muito bom.

Tony Hawk’s Pro Skater 1+2
Agora é possível escolher manobras especiais. (Imagem: Reprodução)

Aliás, a música Confisco, da banda brasileira Charlie Brown Jr. também está no título, tendo lançando na ocasião um trailer comemorativo para divulgar o game com imagens inéditas. Mas caso você seja um fã saudosista e não curta as novidades, é possível ir passando de música ao longo da jogatina.

A jogabilidade manteve suas características?

Logo quando o título foi anunciado, confesso ter ficado receoso com o que estava por vir. Primeiro, a jogabilidade poderia ter envelhecido mal, sendo frustrante após 20 anos e muitos outros títulos feitos sobre o esporte. Além disso, havia o medo de que a jogabilidade marcada pelo estilo arcade pudesse ser alterada e, pior ainda, que os mapas sofressem duras modificações. Mas a Vicarious Visions fez um trabalho tão fenomenal, que ao ir passando pelos níveis, diversas lembranças surgiam, como as partes interativas de cada fase. Além disso, a jogabilidade continua muito parecida (para não dizer idêntica) aos títulos originais.

Basicamente, o X serve para dar os ollies, o triângulo serve para os grinds (a famosa deslizada), quadrado e bolinha para diversos tipos de manobras… Tudo está tal como era antes. A jogabilidade conseguiu trazer os aspectos clássicos da franquia sem que o jogo ficasse datado ou descaracterizado. Há alguns pequenos detalhes acrescentados, como, por exemplo, ao cair, o personagem fica com a aparência de uma fita rebobinando, ou, em questão de manobras, é possível dar impulsos na parede. Isso possibilita uma infinidade de combos e um maior dinamismo ao jogo.

Tony Hawk’s Pro Skater 1+2
Os Desafios propostos são muitos. (Imagem: Reprodução)

Saindo um pouco do clássico, o jogo também teve adicionados alguns Desafios, que desbloqueiam itens e dão mais dinheiro para que você possa comprar outras coisas. Essa é uma característica mais observável em jogos atuais e que só acrescenta ao título. Quem quiser fazer, vai curtir. E quem não se importar, vai seguir a jogatina tranquilamente, não sendo algo obrigatório.

Customização e criação de níveis

Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 apresenta em seus menus a possibilidade de criar seu próprio personagem e, além disso, customizá-lo. Assim, é possível comprar em uma loja roupas, tatuagens, shapes, lixas, trucks e tudo mais, trazendo uma variedade interessante. Além disso, é possível escolher também algumas entre várias manobras especiais. Melhor ainda, você poderá definir com quais combinações de botão você pode executa-las.

Há também a possibilidade de se escolher onde gastar pontos no personagem, que sobe de nível. Por exemplo, você pode colocar mais pontos em ollies e em voo para alcançar um lugar mais distante, em equilíbrio nos corrimãos ou manuais, e por aí vai. Mas esses pontos são limitados! Portanto, use-os bem e, sempre que quiser, os altere no menu.

Tony Hawk’s Pro Skater 1+2
Esse é meu humilde personagem, já seguindo a tendência da pandemia.. (Imagem: Reprodução)

Portanto, os atletas também podem fazer manobras tradicionais de outros, modificando levemente a jogabilidade, dando mais oportunidades de pontuar nas fases. Mas também é possível jogar como nos títulos clássicos, que não tinham essas opções. Ou seja, parece que a desenvolvedora pensou não só no público mais velho, mas também na nova geração de jogadores. De toda maneira, temos que concordar que são poucos os gamers que nunca ouviram falar da série…

Ah, e por último, mas não menos importante, Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 traz um criador de pistas. O “Crie-sua-pista” permite que você faça níveis com diferentes possibilidades e, além disso, acesse os diversos mapas criados por outros jogadores e até mesmo pela Vicarious Visions. Pra quem gosta de inventar maiores desafios, essa pode ser uma boa pedida!

Tony Hawk’s Pro Skater 1+2
Os gráficos do jogo estão muito bons! (Imagem: Divulgação)

Dispute com outros jogadores no Modo Multiplayer

Um dos modos mais divertidos e que renderam boas disputas na minha infância, o Modo Multiplayer também está presente em Tony Hawk’s Pro Skater 1+2. Melhor ainda, é possível jogar o título com algum amigo localmente ou pela internet, em competições por maior número de pontos, maior pontuação em um combo e ao grafitar estruturas de manobras ao fazer a maior pontuação possível nelas.

Seria injusto se o título não apresentasse esse modo. Mas, como o tempo fez bem para os jogos, Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 conseguiu trazer esse modo divertido que era muito observável nas locadoras nos anos 2000, ser colocado no modo online, colocando os jogadores para lutar ponto a ponto para ver quem será o melhor da pista em “Rolês” ou no modo “Competitivo”. Sinceramente, essa é uma excelente adição, que além de dar uma sobrevida ao jogo, pode suprir o desejo dos jogadores que gostam de disputas acirradas.

tony hawk's pro skater 1+2
Como não se lembrar da primeira fase de Tony Hawk’s Pro Skater? (Imagem: Divulgação)

Vale a pena comprar Tony Hawk’s Pro Skater 1+2?

Trazendo uma nostalgia sem igual, com gráficos muito atualizados e jogabilidade muito polida, Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 é um título sensacional. A Vicarious Visions fez um trabalho sensacional, tal como na franquia Crash, e entregou um material de altíssima qualidade, que irá agradar de fãs nostálgicos a novatos curiosos. Acrescentando diversos aspectos dos jogos atuais como os Desafios e o multiplayer online, o título consegue trazer novidades sem necessariamente descaracterizar a franquia.

Com lançamento marcado para esta sexta, 4, Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 chega para PlayStation 4, Xbox One e PC, via Epic Games Store, e certamente é um dos títulos mais divertidos e nostálgicos de 2020, valendo muito a pena, tanto para fãs nostálgicos, quanto para a galera mais jovem. SKATE!

*Review elaborada em um PlayStation 4 Pro, com código fornecido pela Activision.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

Atualizado em 13 Set 2020.