Guia da Semana

A franquia Warhammer certamente é uma das que mais tem jogos publicados através de diversos estúdios e em diferentes estilos. E mais uma vez, estamos diante de um jogo da série Total War, conhecida por toda a sua complexidade. E fechando a trilogia, Total War: WARHAMMER III será lançado no dia 17 de fevereiro para PC, via Steam e Microsoft Store, além de estar disponível no lançamento pelo Xbox Game Pass, somos imersos em um mundo sombrio e de conflitos constantes no Reino do Caos. Sem mais delongas, vamos analisar aqui todo o conteúdo prévio disponível, que foi limitado a 50 turnos para serem jogados com a Grande Cathay ou o Daemon Prince.

Uma campanha caótica

A narrativa de Total War: WARHAMMER III nos coloca em uma localização distante dos confins do mundo e das guerras mesquinhas, onde há uma dimensão em que impera a magia nefasta. Este lugar é conhecido como o Reino do Caos, que é terrível e totalmente incompreensível para a mente de um mero mortal. Contudo, é um lugar que atrai a cobiça, já que promete poderes infinitos, que seduzem os que ousam encara-lo. Assim, os jogadores conhecerão localizações como as misteriosas Terras do Oriente até os diabólicos Reinos do Caos.

Seguindo a premissa dos jogos Total War, Total War: WARHAMMER III nos mostra que cada escolha tomada determina o curso do avassalador conflito iminente. E isso fica ainda mais nítido com a quantidade de ações que podem ser tomadas, sendo este um jogo para quem tem muita paciência. Afinal, um mero turno pode durar facilmente mais de 30 minutos.

total war warhammer III
As batalhas seguem colossais! (Imagem: Divulgação)

A campanha em Total War: WARHAMMER III promete ser complexa e grandiosa. Nela, teremos a missão de salvar ou explorar os poderes de um deus moribundo. No entanto, vale ressaltar que cada raça conta com uma jornada exclusiva ao longo do tenebroso Reino do Caos. Cabe a nós, jogadores, trazer o desfecho para essa história intensa que determinará o destino do mundo. Neste ponto, a narrativa atrelada à jogabilidade é extremamente rica e interessante, além de ser muito bem explicada e servir também como um tutorial, algo necessário em um jogo tão complexo.

Novidades no Reino do Caos

Total War: WARHAMMER III traz também novas e icônicas raças de World of Warhammer Fantasy Battles, incluindo as exclusivas Kislev e Cathay, além das facções do Caos: Khorne, Nurgle, Slaanesh e Tzeentch. Desta forma, nós conseguimos controlar uma série de heróis lendários, criaturas bestiais, unidades voadoras e seres mágicos da história da franquia. Toda essa variedade, embora ainda não demonstrada em seu total potencial na versão prévia, nos leva a perceber a complexidade nas batalhas, que podem englobar uma diversidade incrível de criaturas terrestres ou aéreas que nos forçam a pensar de diferentes maneiras na hora de montar nossos exércitos.

A jogabilidade, que mescla muito gerenciamento, diálogos e em alguns momentos combates intensos, torna-se ainda mais ampla com a diversidade de recursos que cada facção conta. Isso tudo é muito bem explicado, embora não seja simples de dominar, pois Total War: WARHAMMER III felizmente é legendado em português, fazendo toda a diferença para a total compreensão do que está acontecendo na tela. Aliás, esse é o tipo de jogo que caso você não domine a linguagem, provavelmente você irá perecer, pois os diálogos são parte chave da aventura.

total war warhammer 3
Se prepare para enfrentar diferentes criaturas no Reino do Caos. (Imagem: Divulgação)

De uma forma geral, é nítido perceber que Total War: WARHAMMER III conta com algumas premissas básicas similares ao que observamos em jogos como A Total War Saga Troy. Mas, também vale deixar muito claro que existem mecânicas mais específicas e que se adequam ao universo Warhammer. Ou seja, mais uma vez estamos diante de um jogo de uma complexidade e riqueza de detalhamentos típicos da série Total War, e isso pode afastar alguns jogadores que são mais fissurados na “ação pela ação”.

Você poderá customizar seu Daemon Prince com uma árvore de habilidades diferenciada. À medida que a Glória Demoníaca é conquistada, diversos Presentes Demoníacos são desbloqueados, permitindo um surpreendente grau de personalização que afeta o Daemon Prince a partir de sua aparência e estatísticas na batalha.

total war warhammer 3
A personalização do Daemon Prince é incrível. (Imagem: Divulgação)

O que esperar de Total War: WARHAMMER III?

Sendo fã dos jogos Total War e da franquia Warhammer, vejo que Total War: WARHAMMER III vai entregar um conteúdo profundo sobre o universo caótico de Warhammer. O game nos apresentará detalhadamente cada herói e facção e ainda andaremos pelo Reino do Caos a batalhar por incontáveis horas, já que este é um jogo que toma muito tempo e prática, algo que já foi dito anteriormente. Além disso, vale a pena ressaltar a complexidade da mecânica apresentada, algo que tomará um bom tempo para ser plenamente dominado.

De maneira geral, Total War: WARHAMMER III tem tudo para ser mais um sucesso, mesmo sendo um jogo dirigido aos fãs da franquia ou de games de estratégia pesada e em diversas frentes. A partir do conteúdo básico apresentado na preview, já foi possível ter um gostinho do caos e de todas as infinitas batalhas que nos esperam.

*Preview elaborada em um PC equipado com GeForce RTX com código fornecido pela SEGA.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

Atualizado em 24 Jan 2022.