Guia da Semana

Com o avanço das tecnologias à todo vapor, as TVs tiveram uma série de aprimoramentos, sobretudo nos últimos anos. E hoje falaremos da TV LG OLED evo 42 C2 (OLED42C2PSA), modelo lançado em 2022, voltado especificamente para gamers, mas claramente sendo uma boa pedida para uso em geral. Trazendo consigo um painel OLED evo de 42″, sendo a “menor TV OLED do mercado”, ela pode ser perfeita para quem quer jogar e a utilizar também enquanto monitor, entregando imagens em 4K, 120 Hz, suporte ao NVIDA G-SYNC e ao AMD FreeSync Premium e VRR (Variable Refresh Rate).

Mas alguns de vocês certamente estão se perguntando para que servem tantas especificações, não é mesmo? Então, confira todos os detalhes da TV LG OLED evo 42 C2 em mais uma review do Pizza Fria!

TV LG OLED evo 42 C2
A TV LG OLED evo 42 C2 apresenta um design minimalista, com bordas extremamente finas. (Imagem: Divulgação)

Características principais

Antes de mais nada, vamos conhecer o que a TV LG OLED evo 42 C2 oferece aos usuários em uma análise de suas características gerais. O modelo já montado com a base, chega a pesar 9,23 kgs, sendo mais leve que a menor LG C1 do mercado, de 48″. Além disso, suas dimensões são de 932 mm de largura, 577 de altura e 170 mm de profundidade, contando com o suporte. Sem o suporte, a TV conta com apenas 41,1 mm de profundidade, sendo um modelo extremamente fino.

Na parte interna, a TV LG OLED evo 42 C2 conta com um painel OLED evo, que promete cerca de 20% a mais de nitidez, distribuído em 42″, tamanho ideal para jogadores, com 4K de resolução e um processador interno 9 Gen5 AI Processor. Vale ressaltar que o processador, se comparado aos modelos C1, de 2021, traz um maior desempenho para os aplicativos da TV, sendo um ponto interessante a ser ressaltado. Estas características, observadas como algumas das principais para TVs em geral, são bem robustas para todos os tipos de usuário.

TV LG OLED evo 42 C2
As dimensões da TV LG OLED evo 42 C2, a menor TV OLED do mercado. (Imagem: Divulgação)

Além disso, a TV LG OLED evo 42 C2 conta com um número considerável de conexões, essenciais para se ligar múltiplas plataformas como videogame, PC, sistemas de TV, dentre tantos outros dispositivos. Ela tem 4 entradas HDMI 2.1, 3 entradas USB, 1 entrada RF (aquela para antenas de TV), 1 saída digital óptica, 1 entrada para cabo LAN RJ45 e Bluetooth In/Out, essencial para conectar dispositivos sem fio e até mesmo jogar através do GeForce Now, plataforma de jogos em nuvem da NVIDIA. Ah, e antes que eu me esqueça, também é possível jogar no Xbox Cloud Gaming ao conectar seu joystick via Bluetooth.

Um detalhe interessante de levarmos em consideração é a qualidade da embalagem em que a TV LG OLED evo 42 C2 chega aos seus usuários e a montagem, que algumas pessoas acabam por temer. Nos dois casos, a LG tem um cuidado muito interessante, trazendo uma caixa bem protegida e embalada que protege de fato todo o conteúdo interno. Para montar, confesso ter achado o processo bem mais fácil do que quando instalei minha LG C2 de 55″, que deu um trabalhinho a mais. Neste processo, a TV LG OLED evo 42 C2 conta com pés mais discretos e que são muito mais fáceis de encaixar. Além disso, eles servem também para passar os fios, dando uma organizada no ambiente.

TV LG OLED evo 42 C2
As diversas entradas da TV LG OLED evo 42 C2 ficam cobertas por uma tampa, que ajuda a organizar os cabos. (Imagem: Divulgação)

Qualidade de imagem e áudio impressionam

Depois de tudo instalado e pronto para uso, me preparei para finalmente iniciar o uso da TV LG OLED evo 42 C2. E logo de cara, pude perceber que, de fato, há um acréscimo interessante nas cores, que se apresentam mais vivas e com uma configuração padrão excelente. Desta forma, fiz alguns ajustes bem pontuais para deixar do jeito que eu gosto. Aliás, a TV LG OLED evo 42 C2 conta com uma série de configurações predefinidas para filmes e jogos que podem auxiliar os usuários com suas variadas opções de imagem.

Na prática, o que vi foi que a TV LG OLED evo 42 C2 conta com uma qualidade de imagem incrível, além de ter bastante ângulo de visão, permitindo que diversos espectadores assistam séries ou joguem em diversos ângulos. Outro ponto que deve ser ressaltado, sobretudo por ser uma TV com taxa de atualização de até 120 Hz, é que a TV LG OLED evo 42 C2 traz uma fluidez de imagem impressionante. Soma-se isso à qualidade do painel OLED evo, que praticamente torna os pixels invisíveis aos nossos olhos, algo que modelos de TV antigo não conseguem fazer.

TV LG OLED evo 42 C2
A TV LG OLED evo 42 C2 simula um som virtual de 7.1.2 canais. (Imagem: Divulgação)

Outros pontos interessantes são o HDR10 Pro, o Filmmaker Mode e o Dolby Vision IQ, que aprimoram ainda mais a qualidade de imagem. O primeiro, o HDR10 Pro, traz o que há de melhor na tecnolgia HDR, ajustando as cores e brilhos para criar elementos visuais mais dinâmicos em cenas claras e escuras. já o Filmmaker Mode, quando ativado, exibe automaticamente o conteúdo na proporção de aspecto original, na taxa de quadros correta, com renderização de cores precisas, fiéis ao que o cineasta produziu, fazendo toda a diferença em séries e filmes. Por último, o Dolby Vision IQ calibra a imagem com base no estilo do conteúdo e no ambiente da TV.

Por fim, ao executar os testes gerais na TV LG OLED evo 42 C2, pude instalar uma série de aplicativos como Netflix, Star Plus, Prime Video e tantos outros, que tiveram um tempo de resposta muito rápido graças ao novo processador dos modelos C2. Assim, pude assistir os conteúdos mais recentes em uma qualidade exuberante trazida pelo painel OLED evo e o 4K, além de todas as tecnologias acima citadas. Desta forma, já adianto que a TV LG OLED evo 42 C2 é um modelo de TV maravilhoso para os interessados em assistir filmes e séries com muita qualidade de imagem.

TV LG OLED evo 42 C2
Através das tecnologias Dolby Vision IQ e Dolby Atmos, a TV LG OLED evo 42 C2 traz uma grande qualidade de áudio e imagem. (Imagem: Divulgação)

Por último, mas não menos importante, claro, fica a questão sonora da TV LG OLED evo 42 C2. O modelo conta com som 2.0, de 20w RMS, sendo um poder sonoro considerável. Porém, a TV simula através de seus sistema surround imersivo, um som virtual de 7.1.2 canais, juntamente com o Dolby Atmos, tecnologia de áudio 3D que oferece melhor qualidade no som surround, o tornando mais imersivo e realista tal como em um cinema. E isso é melhorado através do sistema AI Sound, que consegue definir a melhor qualidade de som para o ambiente em que a TV está instalada, fazendo um mapeamento geral do lugar.

Os games na prática

Se a TV LG OLED evo 42 C2 já dá uma boa amostra do que pode fazer em filmes e séries, agora imagine nos jogos? Pois é, o modelo da LG consegue surpreender ainda mais. Imagens vivas, customizáveis e com suporte às tecnologias NVIDIA G-Sync e AMD FreeSync Premium, que permitem maior fluidez no uso da TV ligada ao PC, mantendo uma excelente taxa de quadros e fluidez, além de conseguir entregar 120 FPS nos jogos e ter ainda suporte a taxas de quadros variáveis (o VRR), quesitos cada vez mais exigidos por jogadores de console. Esses pontos, juntamente com o tamanho da TV, a tornam a pedida ideal para o público gamer.

A TV LG OLED evo 42 C2, que traz uma série de opções predefinidas para a imagem dos jogos com o Game Optimizer, que apresenta um menu gamer que nos traz uma infinidade de opções para configurar áudio e vídeo. E é simplesmente incrível o nível de opções e detalhes que você pode controlar. Além disso, esta TV traz um menu que permite aos usuários saber em quantos quadros por segundo (FPS) os jogos estão rodando. Isso é essencial para os gamers hardcore que gostam de tirar o máximo de aproveitamento dos PCs, consoles e, claro, da TV. Eu mesmo fui um que ficou fazendo uma série de testes em diversos jogos de PS5, me agradando demais os resultados obtidos.

TV LG OLED evo 42 C2
A TV LG OLED evo 42 C2 é perfeita para os gamers! (Imagem: Divulgação)

Outro ponto que deve ser levado em consideração, sendo muito exigido pelo público gamer é o tempo de resposta da TV. A TV LG OLED evo 42 C2 conta com um input lag muito baixo, apresentando um tempo de resposta de menos de 1 ms. Isso torna a experiência em jogo mais nítida e fluída graças ao painel OLED evo, que conta com controle individual de pixels, algo que ajuda no tempo de resposta mais rápido, permitindo a transição de cores no painel muito mais veloz, evitando borrões ou outros problemas na tela.

A TV LG OLED evo 42 C2 realmente entrega jogos em até 120 FPS, com qualidade 4K, tempo de resposta de menos de 1 ms, e tudo aquilo que os gamers exigem atualmente. Mas é importante lembrar também que nem todos os títulos disponíveis atualmente ou até mesmo hardwares externos contam com suporte a essas configurações, ok!?

TV LG OLED evo 42 c2
A TV LG OLED evo 42 C2 apresenta suporte ao GeForce Now. (Imagem: Divulgação)

Sobre o quesito sonoro, a TV LG OLED evo 42 C2 também não faz feio, como já citado acima. Ela traz bastante qualidade, algo nítido em jogos de tiro e corrida, que a quantidade de ruídos e movimentos tornam a questão sonora como essenciais para a imersão. Mas, vale também ressaltar que a TV não tem uma robustez como observamos em uma soundbar tipo a LG UltraGear Gaming Speaker. A TV LG OLED evo 42 C2 realmente apresenta um som acima da média, mas não conta, por exemplo, com graves tão potentes. Mas, sendo muito honesto, fiquei bem contente com o conjunto da obra, algo que observava desde os modelos C1, lançados em 2021.

Vale a pena comprar a TV LG OLED evo 42 C2?

A TV LG OLED evo 42 C2 é um modelo de TV surpreendente, contando com as melhores tecnologias de som e imagem, atualizando aspectos interessantes desde as LG OLED C1, de 2021, tornando o que era bom em algo ainda melhor, é verdade. Porém, este modelo ainda conta com um preço muito alto no Brasil, entre R$ 6990,00 a R$ 7500,00, algo que pode ser inicialmente complicado para o grande público.

Contudo, aos aficionados por séries, filmes e jogos em altíssima qualidade, não há como não sugerir a aquisição da TV LG OLED evo 42 C2. Ela é ideal para os jogadores por ter um tamanho menor, que permite que ela seja facilmente usada como monitor, tendo inclusive uma tecnologia específica para a redução da emissão de luz azul, o Eye Comfort, que reduz drasticamente o cansaço dos olhos, algo essencial para quem joga ou trabalha por longas horas em frente à tela, algo que, de fato, funciona.

Não só por esse aspecto, essencial para a vida do usuário, mas também pelas diversas tecnologias voltadas para a melhora das imagens e da qualidade de som, a TV LG OLED evo 42 C2 se destaca no mercado. A qualidade, nitidez e suavidade das imagens ao jogar é simplesmente incrível, modificando totalmente a experiência dos jogadores, entregando excelentes resultados a 120 FPS, em 4K e com menos de 1 ms de resposta, algo que deu pra perceber ao longo de boas horas de jogatina, diversão e, claro, testes e mais testes. Ou seja, mais um bom motivo para recomendar o modelo, apesar do preço.

Porém, já adianto que para quem já conta com alguma das TVs C1, que a diferença não é tão grande assim para justificar a troca. Realmente, o modelo traz melhorias, mas nada que justifique um novo investimento. Por fim, se você é apaixonado por jogos, esta é uma TV perfeita para você. E se você é fã de filmes e séries, digo a mesmíssima coisa. A TV LG OLED evo 42 C2 é ideal para um público exigente e que clama por alta qualidade, trazendo experiências incríveis, uma infinidade de tecnologias e opções, além de muita imersão.

*A TV LG OLED evo 42 C2 foi enviada para análise pela LG do Brasil.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

Atualizado em 15 Ago 2022.