A Samsung é uma das marcas mais consagradas quando o assunto são televisores. Todos os anos, a empresa lança variados produtos com foco em vários públicos diferentes, tanto pessoas mais casuais que querem apenas assistir algum conteúdo em televisões, ou para os entusiastas que quem a melhor experiência visual e sonora possível.
Assim sendo, buscando expandir ainda mais os horizontes, em 2022 a Samsung lançou a TV Neo QLED QN90B, um aparelho focado em entregar alta qualidade para o público gamer. O televisor apresenta uma resolução de 4K, 144hz e promete uma experiência sonora impressionante. Mas será que este produto consegue entregar tudo que promete ou acaba ficando abaixo de outros aparelhos concorrentes? Confira agora em mais uma review do Pizza Fria.
Um modelo robusto e de fácil montagem
Logo que coloquei minhas mãos na TV Neo QLED QN90B fiquei impressionado com a simplicidade de montagem do produto. Embora pareça um aspecto simples, ainda existem muitos televisores atualmente que acabam sendo complexos quando o assunto é montar, principalmente quando o assunto é a base. Aqui, temos uma base minimalista, em que basta fazermos o encaixe e parafusarmos em alguns pontos.
Logo após isto, o produto já está pronto para ser usado. Durante todos os meus testes, senti que a base se manteve firme e não apresentou nenhum problema, isto, considerando que o televisor foi testado em vários ambientes diferentes, quarto, sala e até mesmo em uma área de churrasco. A TV se mostrou eficaz em todas estas ocasiões, porém, como falarei mais adiante, eu não recomendo ela para todos os ambientes da casa.
Falando ainda no aspecto da TV em si, a versão testada foi a de 50 polegadas. Além disso, o produto apresenta várias entradas para vídeo, sendo elas: 4 HDMI, 2 USB, 1 entrada para cabo de internet e 1 saída de áudio óptica. Todas as conexões funcionam muito bem e devem atender tanto os usuários mais casuais como os que buscam uma experiência mais robusta.
O produto também acompanha um controle e aqui existem alguns aspectos que não perfeitos. Pois, o controle remoto deixa a desejar, com botões que muitas vezes não são bem responsivos, principalmente o de ajuste de volume. Além disso, o design em si do apetrecho não é nem um pouco amigável e muitas vezes é fácil confundir o que caba botão faz. Ainda mais se considerarmos o quão vasta a interface da televisão é.
A interface poderia ser mais intuitiva
Ainda no aspecto de coisas que poderiam ser mais intuitivas na TV, temos a questão da Gaming Hub. Pois, por estarmos falando de um produto Gamer, o televisor enfatiza isto deste o momento em que ligamos a Neo QLED QN90B pela primeira vez. Entretanto, durante o meu período de testes, senti que está tentativa de uma interface criada com este proposito, acaba tornando a experiência pouco amigável e até mesmo confusa em muitos momentos.
Pois, ao navegarmos pela interface, temos sessões como acesso ao Game Pass, acessar as entradas de vídeo, usar o Geforce Now e até mesmo ir à Netflix. Porém, para acessarmos coisas que deveriam ser mais simples, como regular a imagem ou configurar a TV, é preciso navegarmos por várias abas da interface, sendo que não fica exatamente claro aonde devemos ir para configurarmos cada aspecto diferente do televisor.
Por este motivo, senti que em vários momentos, eu acabava perdendo tempo demais regulando coisas que deveriam ser acessíveis usando um botão. O que já interliga diretamente com o controle também ser pouco intuitivo. Além disso, mesmo apresentando várias modalidades de imagem e até mesmo um “Modo Jogo”, para uma TV que tem este foco, configurar este modo em questão se mostrou mais desafiador do que precisaria ser, sendo este o próximo tópico.
Uma experiência gamer ok, mas que poderia ser melhor
Como foi dito deste o marketing do produto, a Neo QLED QN90B apresenta um grande foco em entregar recursos para os jogadores que queriam tirar o máximo de qualidade visual e desempenho dos seus games. E bom, felizmente a TV consegue entregar um resultado satisfatório… em partes. Começando com o que funciona, testei vários jogos no Xbox Series X, fazendo uso excessivo dos recursos da TV, como HDR, 144z e a taxa de quadros variável. Em jogos como Resident Evil 2 Remake, Fortnite e até mesmo Warzone 2, a experiência foi extremamente boa.
Pois, as altas taxas de quadros e a resolução 4K do televisor, apresentam uma grande clareza visual, que permite que os jogadores aproveitem ao máximo a qualidade dos gráficos nos jogos e avistem os inimigos com clareza nos jogos competitivos.
Além disso, o recurso de taxas de quadro variável funciona bem, sendo que conseguiu até mesmo compensar uma boa quantidade das quedas de FPS de The Witcher 3: Wild Hunt, mantendo a fluidez a todo momento. Além disso, testei o Geforce Now e o XCloud no televisor e o resultado foi interessante. Primeiramente, falando do Geforce Now, tive uma experiência solida, sendo que os jogos conseguiram se manter bem fluidos, isto, com o cabo de internet conectado.
Entretanto, mesmo com a conexão Wi-fi 5Gz da minha casa, algumas perdas de pacote acabaram acontecendo durante os meus testes. Entretanto, a minha jogatina com o XCloud acabou não sendo tão boa. Pois, embora possua suporte oficial para este serviço do Xbox, a experiência da TV acabou sendo problemática, com muitas quedas de conexão e até mesmo crash do aplicativo. Logo, este serviço ainda precisa melhorar.
Além disso, o HDR da Neo QLED QN90B também deixou a desejar em alguns cenários, principalmente em games com fortes tons de branco. Logo, em títulos como Resident Evil 2 Remake, este aspecto acaba não ficando tão evidente. Entretanto, em The Witcher 3, ao jogador com o HDR ligado, os elementos brancos do cenário ficam com um aspecto brilhoso demais, o que acaba distraindo da imersão em vários segmentos.
Embora seja possível regular os tons no menu da TV, o problema visual acaba não sumindo por completo. Ainda sobre o HDR, a produto apresenta um modo em que ele automaticamente faz upscaling na imagem para tentar entregar os melhores contrastes possíveis. Embora funcione bem em alguns cenários, este ainda é um recurso imperfeito que acaba tornando a imagem borrada demais em alguns ambientes. Este aspecto ficou perceptível em Warzone 2, principalmente com objetos a distância.
Qualidade de imagem
Agora falando um pouco da qualidade da imagem geral da Neo QLED QN90B, ela é realmente boa. Além dos games, testei o televisor com filmes, séries e na TV tradicional. Nestes cenários, o produto entregou uma alta qualidade de imagem, sendo que dou destaque para o modo filme do televisor, que realmente muda completamente a experiência durante uma obra cinematográfica. Logo, a alta resolução torna os objetos, personagens e cenários em tela mais realistas e com uma alta riqueza de detalhes.
Como foi dito anteriormente, meus testes foram em vários ambientes da casa. Assim sendo, pude averiguar os locais em que a TV entrega uma boa qualidade e nos que ela não oferece. Portanto, ao usar o televisor na sala e quarto, o aparelho entrega uma boa qualidade, principalmente em ambientes semi iluminados. Porém, em locais com uma iluminação mais forte, a imagem acaba sendo prejudicada, principalmente em locais mais abertos.
Logo, quando fiz o teste em um ambiente aberto, o brilho da TV e a tela acabaram não entregando uma qualidade visual impressionante. Claro, considerando o foco da TV, provavelmente ela será usada em ambientes internos. Assim sendo, na maior parte do tempo, ela entrega uma boa qualidade.
Qualidade do som
A TV Neo QLED QN90B conta com Dolby Atmos, logo, consegue entregar uma qualidade de som de alta qualidade. Durante os testes, tanto em ambientes abertos como fechados, o produto entregou uma alta qualidade de áudio, entregando todos os detalhes sonoros em cena. Logo, em filmes, séries e principalmente jogos, o televisor agrada e transmite muito bem o áudio pelo ambiente.
Vale a pena comprar a TV Neo QLED QN90B?
O televisor me agradou durante os testes. Pois, temos uma grande qualidade de imagem, uma experiência sonora boa e recursos que irão tornar a jogabilidade de vários games ainda mais interessante. Porém, quando falamos sobre a proposta principal da TV, de ser um produto para os gamers, existem alguns problemas que impedem que o televisor entregue tudo o que promete. Seja a interface pouco intuitiva, a compatibilidade com o Game Pass que deixa a desejar e o recurso de HDR que poderia ser melhor. Entretanto, o saldo é positivo. Para os consumidores que querem uma TV com boa qualidade de imagem e sonora, a Neo QLED QN90B é recomendada.
*A TV Neo QLED QN90B foi cedida para análise, por empréstimo, pela Samsung Brasil.
Pizza Fria
Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos gamesPor Leandro Paiva, Pizza Fria
Atualizado em 30 Jan 2023.