Guia da Semana

Com uma premissa extremamente divertida e características já conhecidas de jogos da Two Point StudiosTwo Point Campus é um game com uma proposta interessante de gerenciamento universitário, que será lançado para PC e Mac, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Xbox Game Pass para console, PC Game Pass e Nintendo Switch. O título, que seria originalmente lançado no dia 17 de maio, foi adiado para 9 de agosto, sendo mais um na longa lista de jogos com lançamento adiado nos últimos anos. Nesta preview, tivemos a oportunidade de testar quatro níveis (que serão explicados abaixo), dando um gostinho do que está por vir na versão final. Então vamos ao que interessa!

O conteúdo disponível na preview

Antes de mais nada, vale ressaltar aqui o conteúdo apresentado nesta versão prévia de Two Point Campus, que traz quatro níveis de dificuldade, sendo eles:

  • Freshleigh Meadows “Campus Management 101”, um tutorial geral do funcionamento das mecânicas do jogo, que nos coloca em um campus ideal para se começar a gerenciar sua universidade, com os cursos de Ciências e Realidade Virtual;
  • Piazza Lanatra – “Food For Thought”, voltado para os jogadores preparados pelo tutorial, trazendo novidades como eventos e alguns clubes estudantis, além de acrescentar o curso de Gastronomia;
  • Noblestead (Knight School) – “Fighting Fayre” é um nível intermediário, que apresenta escolas rivais, questões médicas e desastres. Neste nível, são adicionados a Escola de Cavaleiros e algo próximo ao que conhecemos como Finanças;
  • Spiffinmoore (Wizardry) – “Oh, Curses…”, o último nível, sendo o mais desafiador, apresenta a gestão de empréstimos e cuidados pastorais, trazendo como novos cursos de Magia e de Arte das Trevas.

A partir destes quatro níveis, é possível ir aprendendo mais sobre as dinâmicas do game, além de aumentar cada vez mais o desafio de gerir a sua própria universidade, escolhendo as melhores maneiras de expandir e construir seu campus. Nestes quesitos, Two Point Campus uma variedade de itens e detalhes para a construção de cada canto do campus. E tudo isso é muito bem explicado graças ao tutorial. Melhor ainda, o jogo é totalmente legendado para o português brasileiro, algo que facilita bastante nossa imersão nas mecânicas de Two Point Campus.

two point campus
Um panorama geral de um dos campus possíveis. (Imagem: Divulgação)

O ano acadêmico já vai começar!

Two Point Campus está cheio de ferramentas e itens criativos para nos ajudar a construir a universidade dos nossos sonhos. Você poderá definir cada detalhe das instalações, indo de alojamentos, bibliotecas e salas de recreação, até a plantação de diversas árvores (uma a uma!) e decorar todos os cantos possíveis com uma grande variedade de itens, que podem ser colocados em diversas posições pelos espaços, te dando total liberdade para criar.

E como o humor é uma característica conhecida da franquia Two Point, Two Point Campus não seria diferente, trazendo um currículo acadêmico um tanto inusitado, com cursos comuns como de Ciências e Gastronomia (nem tão comuns assim no game), uma Escola de Cavaleiros e até mesmo uma… Escola de Feitiçaria! Ou seja, o game brinca com os elementos de gestão trazendo uma pitada de humor maravilhosa. Afinal de contas, gerir uma universidade normal definitivamente não é uma tarefa legal…

two point campus
A visão de cima lembra vários outros títulos de gerenciamento. (Imagem: Divulgação)

Two Point Campus nos permite preparar toda a universidade nos momentos de férias, nos auxiliando assim a não abrir um curso “de qualquer jeito”. Ou seja, a cada novo ano, temos a possibilidade de abrir novos cursos (a depender do nível jogado) e a mudar determinadas coisas dentro da universidade. Além disso, podemos ao longo do ano contratar professores e funcionários variados que serão necessários para tocar o barco e manter tudo nos conformes.

Os alunos deverão ser ouvidos!

E o que é a universidade sem seus alunos? Em Two Point Campus, tal como em outros jogos de gerenciamento, podemos acompanha-los, explorando assim suas variadas personalidades, seus desejos e necessidades, algo mostrado por balões em cima da cabeça deles. Desta forma, fica mais fácil para nós, “gestores”, mantê-los felizes. E isso pode ser feito com a ajuda de clubes, sociedades e concertos, além da manutenção de detalhes das instalações como aquecedores em locais mais frios, bebedouros, alojamentos e várias outras coisas. E sim, você saberá quando agir, pois eles “falarão”.

Além disso, o jogo tem uma dinâmica de relações entre os alunos, algo auxiliado pelo próprio ambiente da universidade e nossa gestão. Desta maneira, devemos ajuda-los a desenvolverem suas relações e o mais importante: assegurar a felicidade de cada um deles, para que possam crescer e se tornarem indivíduos incríveis, que levarão o legado da universidade adiante. Portanto, sempre fique de olho nos alunos e nos objetivos propostos por cada um dos níveis para que não só a universidade se desenvolva, mas eles também consigam notas melhores. Tudo isso é essencial para o andamento de Two Point Campus!

two point campus
Os alunos devem ser ouvidos para que os objetivos sejam alcançados. (Imagem: Divulgação)

O que esperar de Two Point Campus?

Sinceramente, eu nunca tinha jogado nenhum título da Two Point Studios para utilizar de comparação mas, no geral, fiquei com impressões bastante positivas. Tudo bem, não é lá um jogo que “inventa a roda”, mas traz características únicas e divertidíssimas, podendo tranquilamente servir de passatempo para os jogadores, sobretudo os que são fãs de jogos de gerenciamento. Trazendo um menu fácil, com um tutorial muuuito explicadinho, Two Point Campus se torna ainda melhor ao ser legendado para o português, o que ajudará bastante aos novos “gestores”.

Na parte audiovisual, o game apresenta uma trilha sonora gostosa e que varia de acordo com os momentos e gráficos que atendem exatamente à proposta, o que não significa que Two Point Campus seja feio. Muito pelo contrário, a ideia de design “caricato” torna a tarefa de gestão da universidade em algo bem mais leve.

Com uma pitada generosa de humor, mecânicas fáceis de se compreender – embora os níveis tragam cada vez mais coisas a se fazer – Two Point Campus é aquele título leve que poderá nos distrair por longas horas sem nos cansar com tanta ação e detalhes extremamente minuciosos de jogos mais voltados à ideia de simulação (não que o game tenha algo disso, claro). Portanto, a expectativa é ótima para o que virá na versão final de Two Point Campus, que trará ainda mais coisas.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

Atualizado em 26 Mai 2022.