Guia da Semana

Depois de 12 anos em uma universidade, eu jamais pensei que seria um reitor/gestor. Pois é, Two Point Campus me permitiu isso. O título da Two Point Studios segue uma premissa extremamente divertida já observada em outros jogos da desenvolvedora, tendo a proposta de nos colocar no gerenciamento de um campus universitário. O título será lançado no dia 9 de agosto para PC e Mac, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Xbox Game Pass para console, PC Game Pass e Nintendo Switch e promete muita diversão e gerenciamento. Sem mais delongas, confira nossa review e saiba de todos os detalhes que passam nos variados ambientes acadêmicos e cursos de Two Point Campus!

Dirigir um campus nunca foi tão legal – e gradativamente desafiador

Logo de início, Two Point Campus nos coloca dentro de um tutorial, no campus de Freshleigh Meadows, explicando todas as mecânicas do jogo, que nos colocando em um campus bem básico, com apenas dois cursos: Ciências e Realidade Virtual. Desta forma, é possível se aprender todos os detalhes de Two Point Campus sem sofrer pressão dos alunos, funcionários e da comunidade. Porém, até neste nível a gente começa a perceber a necessidade de gestão de funcionários, alunos e até mesmo de espaço, já que este primeiro campus é um pouco limitado.

Depois disso, você pode ir seguindo para outros campus, que aumentam gradativamente o nível de dificuldade do game. Contudo, é um tipo de dificuldade “relaxante”. “Como assim?”, provavelmente você está se perguntando. E eu explico… Two Point Campus é um jogo divertido de gerenciamento e construção. Desta forma, o “sufoco” que a gente passa é relativamente leve, sobretudo se comparado a outros títulos de gestão e estratégia. Assim, Two Point Campus é uma boa pedida pra quem quer ficar horas e horas distraído montando seu campus.

two point campus
Se prepare para criar cursos nada ortodoxos! (Imagem: Divulgação)

Sendo assim, em diferentes níveis de dificuldade em outros campus, o game nos desafia gradativamente, nos ensinando mais sobre as dinâmicas do game, nos forçando a escolher diferentes maneiras de expandir a universidade e a responder os desejos dos alunos. Além disso, vale ressaltar que Two Point Campus uma grande gama de itens e outros detalhes detalhes para a construção de cada cantinho do campus. E para tornar nossa tarefa ainda mais “tranquila”, se é que posso utilizar essa palavra, o jogo é totalmente legendado para o português brasileiro, algo que facilita bastante nossa imersão e compreensão das inúmeras piadinhas citadas ao longo do jogo.

Prepare o campus que o ano vai começar!

Continuando, Two Point Campus é um título repleto de ferramentas e itens nada ortodoxos para uma universidade, que nos ajudam a construir a universidade dos nossos sonhos (e dos alunos, que pedem cada coisa… viu!?). Ao preparar o território para os alunos, você terá uma variedade de possibilidade para definir cada detalhe das instalações. Alojamentos, laboratórios, auditórios, bibliotecas, salas recreativas para funcionários e alunos e muito mais! Em alguns momentos, confesso ter perdido a noção do tempo ao plantar diversas árvores pelo terreno, buscando decorar cada cantinho da melhor maneira possível. E isso é muito relaxante!

E no quesito currículo acadêmico, Two Point Campus não seria diferente dos outros títulos da franquia, trazendo cursos para lá de variados, indo de clássicos como Ciências e Gastronomia, (mas com uma pegada “diferente”), até uma Escola de Cavaleiros ou uma Escola de Feitiçaria! Assim, o título meio que satiriza as universidades, trazendo cursos inusitados, ao passo em que conta com elementos de gestão, mas de uma forma bem humorada. Afinal de contas, gerir uma universidade de verdade definitivamente não deve ser uma tarefa legal… não no Brasil…

two point campus
Com uma perspectiva panorâmica do campus é possível conhecer os estudantes de Two Point Campus e seus pensamentos. (Imagem: Divulgação)

Enfim, Two Point Campus nos permite durante as férias de verão tradicionais dos EUA, organizar toda a universidade, preparando os cursos para o próximo ano. Portanto, a cada novo ano jogado, temos a possibilidade de abrir diferentes cursos (dependendo do nível jogado) e a mudar determinados aspectos nas graduações já existentes. Além disso, ao longo do ano letivo, teremos que lidar com a contratação de professores e funcionários variados para a universidade funcionar da melhor maneira possível.

A voz dos alunos sempre tem força!

E o que é seria das universidades reais (e virtuais) sem seus alunos? Pois é… em Two Point Campus, tal como em outros jogos de gerenciamento, temos que acompanha-los, conhecendo suas variadas personalidades, desejos (tipo querer uma caixa com itens de palhaço pelo campus…) e necessidades (banheiro, comida, dormitório…). Tudo isso é demonstrado através de balões de diálogo em cima da cabeça deles, num estilo meio The Sims.

Assim, fica mais fácil para os jogadores, ou melhor, “gestores”, entender os anseios de todos eles, buscando mantê-los felizes e focados nos estudos. Afinal, as notas também são parte da tarefa da universidade e da gestão. Porém, existem outras formas de entretenimento e cuidados para os discentes, que vão de clubes, sociedades e concertos, até a questões do ambiente em que estão inseridos, sendo necessária a instalação de bebedouros, bancos, aquecedores em locais mais frios, dentre outros detalhes bebedouros.

two point campus
A variedade de estilos de campus surpreende! (Imagem: Divulgação)

Two Point Campus também apresenta uma dinâmica de interação e relacionamentos entre os alunos, algo auxiliado pelo próprio ambiente construído da universidade. Ou seja, mais uma tarefa para nós, que devemos ajuda-los a partir de determinadas intervenções a desenvolverem suas relações, assegurando a felicidade de cada um deles, para que possam viver e estudar sem maiores problemas. Portanto, fique sempre atento nas opiniões dos alunos e nos objetivos propostos por cada um dos níveis, necessários não só para o andamento da universidade, mas também das inúmeras vidas que nela habitam.

Vale a pena comprar Two Point Campus?

Eu nunca tinha jogado nenhum título da Two Point Studios, embora já os conhecesse. Portanto, meu grau de comparação com os demais jogos é limitado ao que sai nos releases. Contudo, vale ressaltar que a experiência vivida por mim em Two Point Campus foi leve e divertida, me tomando boas horas de jogatina constante. Nem vi o tempo passar!

Como dito em minha preview, Two Point Campus não é lá um jogo que “inventa a roda”, e está tudo bem. No entanto, ele traz características caricatas únicas e muito divertidas, sendo um ótimo passatempo para novatos ou fãs de jogos de gerenciamento. Trazendo um menu fácil de se compreender, totalmente legendado para o português brasileiro, além de contar com um tutorial muuuito explicadinho, Two Point Campus é uma delicinha de jogar, mesmo em seus níveis mais desafiadores.

No quesito sonoro, o game traz uma trilha sonora gostosa e condizente com o cotidiano apresentado, variando de acordo com os momentos. Já seus gráficos, atendem muito bem ao que é proposto, com uma ideia de traços meio “caricatos”, que tornam a “árdua” tarefa de gestão do campus em algo bem mais leve e bem humorado. Além disso, o desempenho do game é sensacional, rodando muito bem em 4K e com todas as configurações no máximo em uma GeForce RTX 3060 Ti, sem nenhum travamento.

Com uma pitada generosa de humor e ironias sobre a vida na universidade, mecânicas fáceis de se compreender e níveis gradativamente desafiadores, Two Point Campus é aquele título leve que nos distrai por longas horas sem se tornar cansativo com tantas informações. Portanto, indico o título para todos os jogadores, valendo muito a pena para quem gosta do gênero e adora passar o tempo com jogos leves e criativos.

*Review elaborada em um PC equipado com GeForce RTX, com código fornecido pela SEGA.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

Atualizado em 4 Ago 2022.