Guia da Semana
Jogos
Por Filipe "Bdama" Villela, Pizza Fria

Ultracore | Review

Originalmente desenvolvido para nostálgicas plataformas como Amiga, Sega Genesis e Sega CD, Hardcore, como era conhecido, foi cancelado pela Psygnosis.

Originalmente desenvolvido para nostálgicas plataformas como Amiga, Sega Genesis e Sega CD, Hardcore, como era conhecido, foi cancelado pela Psygnosis em 1994, já em fase de conclusão. Porém, mais de duas décadas depois, uma importante parte da história dos videogames foi trazida de volta aos jogadores, rebatizado como Ultracore.

O jogo que já havia sido considerado perdido, foi resgatado pela Strictly Limited Games e lançado para o Sega Genesis em 2019 e para Playstation 4, PS Vita e Nintendo Switch em 2020. No entanto, será que toda essa espera valeu a pena? Essa e outras perguntas serão respondidas em mais uma análise do Pizza Fria!

Bem vindo a era de ouro dos consoles

Ultracore é o resquício de uma era de rivalidades entre Nintendo e Sega. O game, que seria lançado para o Mega Drive/Sega Genesis, é considerado um Run and Gun, ou seja, um jogo de correr e atirar.

Embebido nas águas de Contra Hard Cops, The Terminator, Mega Turrican e Alien Soldier, o jogo é marcado pela ação intensa e furiosa, além de uma enorme quantidade de inimigos na tela, com chefes imensos e uma dificuldade insana.

Menu inicial de Ultracore. Imagem: Reprodução

Primeiramente, é importante destacar que história não é o forte desse tipo de game, que segue aquele padrão básico e empolgante ao estilo anos 90. Nosso protagonista se encontra em uma terra pós apocalíptica dominada por seres cibernéticos, caçadores de humanos. O herói, deve eliminar seus inimigos e transpor seus desafios, atirando e desviando de tudo que se mover.

Acessando terminais para liberar locais até então, inacessíveis e descobrir inúmeras passagens secretas, derrotando chefes gigantescos durante as 5 vastas áreas do game até cumprir sua missão.

A paleta de cores escuras traz um ar sombrio ao cenário pós apocalíptico. Imagem: Reprodução

Ultracore: um autêntico jogo retrô

Ultracore é lindo, estiloso e esbanja nostalgia. Possui uma incrível paleta de cores em tonalidades escuras e musicas em synthwave que sem duvidas dão um charme sombrio ao jogo.

Ele cumpre o que promete e entrega de bandeja ao jogador, um pacote completo e insano, o clássico, frustrante e divertido. É tudo aquilo que um bom purista gostaria de encontrar nas plataformas atuais. Sintetizadores pesados, muitos tiros e inimigos na tela, sem travamentos e slowdowns, dificuldade elevada e o resgate dos antigos passwords.

Armas pesadas e robôs gigantes matadores de humanos, precisa de algo mais? Imagem: Reprodução

A jogabilidade clássica.

Comandar nosso herói é uma tarefa simples, entretanto, difícil é coreografar e conseguir escapar de todos os tiros na tela.

  • X, L1 ou R1 é o botão para pular;
  • Quadrado, R2 ou analógico direito são os botões para atirar;
  • L2 usa um ataque especial, uma bomba que atinge a todos inimigos na tela e é consumida ao ser utilizada;
  • Triângulo alterna entre as armas;
  • E por fim, círculo é o botão de ação que é usado para acionar alavancas e mecanismos.
As moedas coletadas nas fases são gastas em terminais. Imagem: Reprodução

Apesar da dificuldade, o game é acessível aos jogadores mais causais, uma vez que temos 5 vidas, 3 continues e a opção de voltar na mesma fase caso tudo isso se esgote. Além disso, terminais são encontrados durante os estágios, alguns liberam acesso a novas áreas, acionando elevadores ou abrindo portas trancadas e outros funcionam como uma loja em que você gasta as moedas coletadas para comprar energia, munição ou bombas.

Esqueça os pontos de salvamento. Em Ultracore, temos o bom e velho password de volta. No caso, um código de 16 dígitos que deve ser anotado pelo jogador e inserido ao iniciar o game, caso queira voltar de onde parou.

Vale a pena investir em Ultracore?

Se você tem aproximadamente uns 30 anos e joga videogames desde a infância, não há duvidas de que o jogo é para você. Ele trás uma triunfante viagem ao passado e vale cada centavo investido. No entanto, o único ponto negativo que tenho a ressaltar, é a falta de localização para nosso idioma, o jogo tem sim alguns textos, tudo muito simples e nada de difícil compreensão e nem que vá acarretar prejuízos à experiência do jogador que não entender.

Entretanto, fica mais uma vez, a minha indignação quanto a falta de consideração das empresas em buscar uma maior interação com o mercado brasileiro. Por fim, se você busca uma experiência nostálgica e única nos consoles atuais, Ultracore é o jogo certo, prepare o bloquinho de anotações, aumente o som da TV e aproveite essa incrível e saudosa viagem.

*Review elaborada no PlayStation 4 padrão.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Filipe "Bdama" Villela, Pizza Fria

Atualizado em 11 Ago 2020.

Mais notícias

RollerCoaster Tycoon 3 Complete Edition grátis na Epic Games Store

Jogos

Amazon anuncia Luna, plataforma de jogos em nuvem

Jogos

DOOM Eternal chegará ao Xbox Game Pass em 1º de outubro

Jogos

Mafia: Definitive Edition | Review

Jogos

Super Mario 3D All-Stars | Review

Jogos

Tennis World Tour 2 | Review

Jogos
Guia da Semana Premium
Nosso conteúdo na melhor forma!

Aproveite o Guia da Semana de forma mais rápida, sem banners ou publicidade digital!