Guia da Semana

Utawarerumono: Prelude to the Fallen é um RPG tático que será lançado na próxima terça-feira, 26 de maio, para PlayStation 4 e PlayStation Vita. O título é um remake do primeiro jogo da franquia Utawarerumono, originalmente lançado para PC no Japão em 2002 e também marca a estreia das origens da franquia ao ocidente.

Trazido pela NIS America ao ocidente, o que será que podemos esperar do jogo? Nossas análise completa está pronta, em mais uma review do Pizza Fria!

A história de um vilarejo simples

Na vila Yamayura, havia uma jovem chamada Eruruu, que certo dia, enquanto passeava aos arredores do lugar, avistou um rapaz à beira da morte e decidiu levá-lo para casa, a fim de, cuidar de seus ferimentos.

Apesar de estar muito ferido, aos poucos, o misterioso rapaz foi melhorando. Ao acordar, ele percebe que mal consegue se lembrar do nome e que uma máscara estranha, está presa a seu rosto.

Utawarerumono: Prelude to the Fallen
O protagonista ao ver o reflexo da mascara no espelho (Imagem: Reprodução)

O rapaz sem nome, foi apelidado de Hakuowlo, pela avó da garota e com o tempo, se adaptou a vida pacata na vila. Enquanto luta com os mistérios do seu passado, o jovem usa seus conhecimentos para ajudar a vila a prosperar. Devido à sua personalidade gentil e a maneira em que conduzia seus trabalhos, todos foram cativados por “Hakuolo” e em pouco tempo, a vila prosperou com uma colheita rica e abundante.

Entretanto, os rumores desse sucesso chegaram aos ouvidos do senhor feudal, que enviou tropas à Yamayura para colher os frutos desse trabalho. E assim, um grande incidente em uma pequena vila rural, virou o prelúdio de uma grande revolta que irá repercutir por todo o mundo.

Utawarerumono: Prelude to the Fallen
Senhor Feudal Sasante na vila Yamayura (Imagem: Reprodução)

Gráficos e outros detalhes

Utawarerumono: Prelude to the Fallen possui gráficos simples, porém, muito aprimorados em relação à versão original, com belíssimas animações para ilustrar a história e personagens ao estilo anime em 3D durante as batalhas.

As músicas são agradáveis e variadas. No total, são 107 faixas e é possível alternar entre as versões Special Extended, feitas para o remake, ou jogar escutando a versão original.

Utawarerumono: Prelude to the Fallen
O gráfico do jogo durante as batalhas (Imagem: Reprodução)

A dublagem do jogo está em japonês e ficou maravilhosa, porém, infelizmente o título só possuí legendas em inglês. No entanto, como está sendo lançado tanto para PS4 quanto para o PSVita, há cross-save entre as plataformas, sendo possível transferir o progresso de um console para o outro, algo bem prático caso precise viajar ou apenas queira jogar no seu portátil.

Sistema de batalhas e jogabilidade de Utawarerumono: Prelude to the Fallen

O título é um SRPG, ou seja, um jogo de RPG com elementos de estratégia. Cada personagem é controlado em seu turno. Pressionar o botão em mover, mostra a área que seu personagem pode se movimentar, determinado pelos azulejos azuis na tela.

Utawarerumono: Prelude to the Fallen
Azulejos azuis que delimitam a área de movimentação dos personagens (Imagem: Reprodução)

Todas unidades em combate devem ser muito bem posicionadas, pois, um ataque pelas costas ou laterais causam mais dano que um ataque de frente com um inimigo. Após o posicionamento, uma ação poderá ser executada. Atacar uma unidade inimiga ou curar um aliado gera pontos de experiência. Quando sua unidade acumula um certo número de experiências, ele aumenta de level e com isso ocorre o desbloqueio de novos Chain Attacks e habilidades.

Quanto ao sistema de Chain Attacks, ao pressionar X no início de um ataque, um anel irá aparecer na tela. Pressionando X novamente quando o anel diminuir, você consegue realizar outro ataque e se pressionar o X quando o anel estiver no mínimo possível, além de atacar, você recebe 2 pontos de Zeal.

Elementos podem ser observados à esquerda da barra de vida dos inimigos.

Zeal são os pontos acumulados pelas unidades ao realizarem ataques, quando eles estiverem com o máximo de Zeal, podem realizar um golpe devastador chamado Final Strike. É importante observar, que cada um dos personagens possui um elemento e que entre os elementos, existem vantagens e desvantagens.

São 7 deles no total: fogo, água, vento, terra, luz, escuridão ou neutro. Uma coisa bacana e que pode ajudar bastante, a quem não te experiência com esse estilo de jogo, é que segurando R2, surge a opção Rewind e com ela é possível retroceder, até 50 ações feitas durante o combate.

Utawarerumono: Prelude to the Fallen
História divertida, personagens cativantes e músicas envolventes nessa grande aventura.(Imagem: Reprodução)

Um jogo rico em conteúdos extras

Utawarerumono: Prelude to the Fallen está repleto de conteúdo extra. Já no menu bônus, na tela principal do jogo, é possível acessar:

  • Gallery, com uma vasta galeria com 51 artes desbloqueáveis.
  • Music Player, para desbloquear e escutar todas as 107 músicas com direito a nome de cada música e do compositor.
  • Event List, onde é possível rever todos os 62 eventos vistos durante a aventura, incluindo a abertura que já vem desbloqueada.
  • Item List, onde é possível ver foto e descrição dos 100 itens que podem ser obtidos durante o jogo.
  • E por fim, uma galeria bloqueada que só pode ser acessada após completar toda a lista de itens.
O tocador de música vai desbloqueando as músicas que você escuta no jogo (Imagem: Reprodução)

Além disso, o game conta com um glossário onde é possível checar informações de todos os personagens, locais, miscelâneas e tutoriais.

Quanto ao pós game, existe a opção New Game+, em que o jogo volta ao início, mas mantem todos os atributos e levels conquistados pelo personagem. E o Soldier’s Dream onde é possível jogar novamente todas as missões e treinamentos a fim de coletar itens deixados para trás.

Vale a pena comprar Utawarerumono: Prelude to the Fallen?

É importante destacar que, fora das batalhas, o jogo se comporta como uma visual novel. Utawarerumono: Prelude to the Fallen é grande e a história é rica e complexa, então, sem um bom intendimento do inglês, infelizmente não tem como aproveitar o jogo.

Porém, se isso não for um problema para você, sem duvidas a diversão está garantida. A história é ótima, os personagens cativantes, as músicas estão maravilhosas e o sistema de batalhas é simples e desafiador. Uma obra de arte que todo apreciador de SRPGs merece jogar. Tudo no jogo parece ter sido feito com muito carinho e sem dúvidas na medida certa.

Utawarerumono: Prelude to the Fallen chega nesta terça, 26, em formato digital na PlayStation Store. As pré-vendas ainda não estão disponíveis. No entanto, mídias físicas estão disponíveis a partir de £54.99 na NIS America Online Store.

*Review elaborada no PS4 padrão, com código disponibilizado pela NIS America.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Filipe "Bdama" Villela, Pizza Fria

Atualizado em 8 Jun 2020.