Guia da Semana
Jogos
Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

Vader Immortal: A Star Wars VR Series | Review

A ILMxLAB lançou para PlayStation VR e dispositivos Oculus o game Vader Immortal: A Star Wars VR Series. O título.

A ILMxLAB lançou para PlayStation VR e dispositivos Oculus o game Vader Immortal: A Star Wars VR Series. O título é bem curtinho e dividido em três partes, contando com uma história completamente nova em que o consagrado vilão Darth Vader dá as caras. No entanto, o grande “algo a mais” presente no game é o uso dos dispositivos de realidade virtual, que trazem uma imersão única para o universo criado por George Lucas.

Mas será que os três episódios de Vader Immortal: A Star Wars VR Series são bons? E mais: será que a tecnologia do VR funciona bem no jogo? Essas e outras questões serão abordadas nesta análise do Pizza Fria feita por um fã apaixonado por Star Wars. Confira!

Há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante…

Vader Immortal: A Star Wars VR Series é dividido em três episódios que, somados, não passam de 3 ou 4 horas de duração, sendo um jogo bem curto. Honestamente, o título poderia ter algumas horinhas a mais, mas nem por isso é ruim. Nele, você encarna um piloto capturado, que acaba adentrando na misteriosa fortaleza de Darth Vader no planeta Mustafar. Ao longo do jogo, você aprende mais sobre a história do planeta ardente e seu povo e, além disso, faz novos aliados e duela contra inimigos temíveis, incluindo o próprio Vader.

O jogo tem uma dinâmica simples, que explica rapidamente através dos recursos narrativos a como manejar o sabre de luz e a utilizar a Força. Embora seja bem curta, a história de Vader Immortal: A Star Wars VR Series é inédita e bem contada. Aliás, para quem realmente é fã, ela é especialmente interessante por contar um pouco mais sobre o misterioso planeta Mustafar e alguns de seus habitantes locais. Inclusive, é possível ter uma ideia do motivo que o planeta é coberto por fogo e lava. Enfim, sem dar spoilers, julgo que a narrativa é boa, mas poderia ser maior, dando mais chances de lutas e até mesmo de expandir um pouco os detalhes.

Vader Immortal: A Star Wars VR Series
Já pensou em enfrentar o grande Lorde Sith? Pois é, agora é possível… (Imagem: Divulgação)

A Força e o uso do sabre

Esse talvez seja o ponto de maior interesse para os jogadores. Dominar um sabre de luz e os poderes da Força são coisas que qualquer pessoa tem vontade de fazer. E bem, o VR proporciona essa sensação de uma forma bem legal, ainda que limitada. Eu explico: Vader Immortal: A Star Wars VR Series só apresenta o poder de puxar ou lançar alguns objetos que estão soltos pelo mapa. Quanto ao sabre, o combate responde muito bem e é a parte mais legal, tendo que aparar ataques ferozes de vários inimigos enquanto reflete tiros de blasters.

Em alguns momentos, você pode usar a Força e pegar armas inimigas, sendo também uma forma de destruir os vários stormtroopers que aparecem dentro da fortaleza de Vader. Tudo isso é sensacional e enche facilmente os olhos dos fãs, mas ainda assim, o game deveria ter mais conflitos e momentos de tensão. Os duelos não são difíceis, mas deveriam ter um maior refinamento para causar uma “real sensação” de ser um personagem da franquia.

Vader Immortal: A Star Wars VR Series
A verdade é que nosso protagonista é bem exagerado, viu!? (Imagem: Divulgação)

Vale a pena comprar Vader Immortal: A Star Wars VR Series?

Honestamente, Vader Immortal: A Star Wars VR Series é um jogo feito para fãs. Seu preço é relativamente alto, custando R$ 124,90 na PlayStation Store. Para jogadores curiosos, compensa mais esperar uma promoção. Tendo uma jogabilidade simples e uma história muito curta, o game tem seus momentos divertidos, mas poderia render mais. Mesmo com o modo Lightsaber Dojo, onde você enfrenta desafios em ondas, algo que prolonga bastante a vida do título, ainda fica uma sensação de que falta algo. A história sobre Mustafar e o sonho de manejar um sabre foram experiências boas, mas francamente, tudo isso poderia ter sido aprimorado: a história poderia ter umas 2 ou 3 horinhas a mais e os conflitos e quebra-cabeças poderiam ser mais empolgantes.

Concluindo, Vader Immortal: A Star Wars VR Series é um jogo de gráficos básicos, mas que entrega uma experiência imersiva boa, e é feito basicamente para fãs. Porém, ainda assim, eu recomendaria apenas em uma eventual promoção. Por mais que eu tenha lá me divertido, a sensação de que falta algo ainda bate em minha cabeça…

*Review elaborada em um PlayStation 4 Pro equipado com PS VR, com código fornecido pela Sony.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

Atualizado em 19 Out 2020.

Mais notícias

Os 10 melhores Fatalities em Mortal Kombat 11

Jogos

BIG Festival 2021 anuncia vencedores do evento

Jogos

PlayStation anuncia aumento nos valores da PS Plus

Jogos

Final Fantasy VII Remake Intergrade divulga trailer com batalhas

Jogos

E3 2021: Square Enix, SEGA e Bandai Namco estão confirmadas

Jogos

Nintendo anuncia Game Builder Garage para Switch

Jogos