Guia da Semana

A Sony anunciou nesta sexta-feira, 26, mais novidades sobre Marvel’s Iron Man VR. Faltando apenas uma semana para o seu lançamento, foram mostrados novos detalhes sobre a gameplay, dando uma prévia do que está por vir no game completo. Sendo assim, Ryan Payton, diretor da Camouflaj explicou diversos detalhes no PlayStation Blog.

A resposta positiva da comunidade à demo gratuita disponibilizada na PlayStation Store, tratou de detalhes como o voo e os controles de combate do jogo, a HUD tridimensional, e as sequências de ação criadas para VR. Além disso, uma questão foi levantada pelos jogadores: “qual será o tamanho exato do game completo?”. Sendo assim, continue lendo para saber mais.

O mais incrível game do Iron Man em Realidade Virtual

Segundo os desenvolvedores, Marvel’s Iron Man VR foi criado como um jogo de ação, exclusivo para o PlayStationVR. Além disso, conta com uma história de peso sobre Tony Stark, o homem por trás da armadura. Inicialmente os desenvolvedores pensaram que a campanha duraria entre 4 e 5 horas. No entanto, com base nos resultados de playtest mais recentes, o tempo de jogo é quase o dobro disso.

Ambientes grandes e abertos

Um dos maiores desafios para equipe de desenvolvimento da Camouflaj foi o de criar grandes ambientes, de visual incrível, onde se pode voar em alta velocidade. Por conta disso, tiveram que criar ambientes várias vezes maiores do que o do primeiro jogo inteiro feito pela empresa, République. Especificamente, para comparar, é possível encaixar vinte e três mundos inteiros de République só dentro do ambiente inicial de Marvel’s Iron Man VR, em Malibu.

A desenvolvedora alega também que fez de tudo para garantir que os jogadores possam voar por cenários belos da Marvel que incluem:

Helicarrier S.H.I.E.L.D.

O Helicarrier S.H.I.E.L.D. foi feito em parceria com a Marvel, sendo possível voar por dentro e por fora dele. No entanto, o grau de detalhes que os artistas colocaram neste espaço demonstra o carinho que possuem pelo jogo.

Shanghai

O ambiente mais ambicioso do jogo, Shanghai, dá aos jogadores a sensação única de voar por um centro de cidade bem movimentado. Ele foi trabalhado junto de Bill Rosemann, Chefe Criativo e VP da Marvel Games, e com o Diretor Criativo, Tim Tsang. Assim, essa parceria criou uma história que coloca a Torre Stark no meio da ação e do drama.

Instalações Stark

Também estará presente no jogo uma fábrica abandonada das Indústrias Stark. Apesar de ser um espaço relativamente compacto (apenas três mundos de République cabem lá dentro), é um ótimo lugar para testar um dos vários Combat Challenges.

Além disso, há outros ambientes na versão final do jogo. Portanto, se prepare para uma grande aventura em VR.

Combate Profundo

Durante a campanha movida pela narrativa, serão adicionadas mecânicas na esperança de, até você chegar ao fim da história, estar tão confortável com os controles que sentirá que está fundido com Armadura de Impulso. Sendo assim, segue um resumo geral de algumas das mecânicas de Marvel’s Iron Man VR:

Boost

Há algumas semanas atrás, a equipe de desenvolvimento aumentou a frequência com que pode usar o boost de velocidade no jogo complete.

Rocket Punch

Você poderá socar inimigos com um combo um-dois-três e depois terminar com um repulsor ou arma auxiliar.

Armas Auxiliares

Gastando seus Pontos de Pesquisa na Armor Station, você poderá destravar incríveis armas auxiliares que pode atirar usando suas manoplas. Quando jogar o game complete, cheque os ricos detalhes que o artista Chris Foster e o animador Benjamin Meals colocaram em cada arma. Não sabem como é legal ver essas armas aparecerem em seus braços em RV.

Ground Pound

O primo bruto do Rocket Punch, Ground Pound deixa você cair sobre os inimigos a velocidades furiosas. Dominar o Ground Pound leva algum tempo, mas depois que conseguir, será uma força poderosa nos planos horizontal e vertical.

Unibeam

Jogadores com olhos de águia notarão que ao atingir inimigos, você encher sua barra de Unibeam. Uma vez que ela esteja cheia, você pode atirar um poderoso Unibeam do peito do Iron Man. No entanto, use no momento certo!

Existem mais mecânicas que ainda não foram mencionadas. Portanto, esta prévia foi divulgada pelos desenvolvedores para dar uma ideia melhor de quanto carinho e trabalho há na ação de Marvel’s Iron Man VR. O verdadeiro teste será se conseguir completar a difícil missão opcional que é destravada após completar o jogo. Segundo Payton, nem ele mesmo conseguiu concluir.

A Garagem e a Armor Station de Tony

Uma das melhores coisas sobre a Marvel é como eles unem ação com drama de personagens. Sendo assim, Marvel’s Iron Man VR possui momentos de muita ação entrelaçados com uma história pessoal sobre o conflito de Tony Stark contra seu pior inimigo: ele mesmo.

Sem dar spoilers, vamos dizer que armar a Armadura de Impulso de Tony é parte da jornada para vencer seu próprio passado.

Na Armor Station, é possível ver Armadura de Impulso em toda sua glória e, além disso, melhorá-la com novidades e armas auxiliares. Tudo isso em uma interface intuitiva em 3D, com visual e sons bem interessantes.

Quando não está mexendo na Armadura de Impulso, é possível passear pela garage de Tony, malhar um pouco, ligar para a Pepper, ou talvez ouvir uma série de podcasts de autoria de um membro da família (mais ou menos) de Tony Stark.

Um Elenco Eclético

Desde o início do desenvolvimento, o escritor chefe Brendan Murphy e Payton gostariam contar uma história pessoal sobre Tony Stark, que aproveitasse os pontos fortes do PlayStation VR. A ideia é a de colocar os jogadores na pele de Tony, e deixá-los perto de personagens Marvel como Pepper Potts, Nick Fury e F.R.I.D.A.Y.. E, é claro, vários outros personagens que ainda serão revelados.

Para aprofundar o senso de imersão, a equipe da Camouflaj criou pontos de campanha que deixam você interagir fisicamente com estes personagens e formar um elo forte com eles.

Interações Movidas a VR

Segundo Payton, no desenvolvimento de games tradicionais, costumam dizer que as regras cabem em uma lista telefônica das antigas. Já que a realidade virtual ainda é um meio relativamente novo, seu livro de regras se parece mais com um passaporte: fino, muitas páginas em branco, e, para levar a analogia ainda mais a fundo, ele te mostra onde você pode ir, mas não mostra quase nada sobre como chegar lá.

Durante o desenvolvimento de Marvel’s Iron Man VR, a equipe ficou assustada com quanto a interação movida a RV aumentava a sensação de interação. Criar estes momentos requer muito tempo e recursos, e a equipe se divertiu os espalhando pela campanha principal.

Portas Pesadas

Este é um exemplo da missão de campanha no Helicarrier. Você deverá pegar uma porta pesada com sua manopla esquerda, e arremesse-a para trás com a direita! A equipe iterou várias vezes nesta Ação de Super Herói para dar uma sensação de peso real a ela.

Apenas uma semana para o lançamento

Por fim, o lançamento de Marvel’s Iron Man VR é aguardado para a próxima semana, no dia 3 de julho. Sendo assim, as reservas digitais já estão disponíveis na PS Store, tanto para a versão Standard quanto para a Digital-Deluxe, e ambas incluem alguns bônus de reserva que você deve aproveitar enquanto pode.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

Atualizado em 26 Jun 2020.