Guia da Semana

*por Matheus Luz (@matheus_tlm)

War Thunder, jogo de simulação de combates aéreos, blindados e navais, desenvolvido pela Gaijin Entertainment, disponível para PC, via Steam, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S, coloca seus jogadores nos dois grandes conflitos do século 20 com veículos da 1ª Guerra Mundial e 2ª Guerra Mundial e ainda conta com veículos da Guerra Fria e da era moderna como, por exemplo, o recentemente adicionado caça supersônico F-14 Tomcat.

Os jogadores podem escolher entre diversos veículos de diferentes épocas e várias nações e jogar em diversos mapas, participando de batalhas dinâmicas, requisitando táticas para derrotar seus adversários. Desta forma, saber escolher bem o veículo e atirar são aspectos importantes para a vitória do time. Desta forma, confira 3 dicas de como ser um bom piloto em War Thunder!

Com qual caça vou?

Antes das batalhas aéreas de War Thunder, você precisará escolher entre as 10 nações existentes, porém não poderá jogar com qualquer veículo, tendo em vista que há vários veículos para desbloquear ao longo do jogo. No início, dependendo do país, você encontrará 3 tipos de aeronaves: caças leves com melhor margem de manobra; caças pesados com maior poder de fogo, porém com menos margem de manobra; e bombardeiros.

Na hora da batalha tenha em mente o tipo de alvo em que quer destruir. Se for para atacar tropas de solo e caças inimigos escolha o caça pesado; para apenas caças inimigos recomenda-se o uso de caças leves (fighers); e para bombardear os acampamentos inimigos, o uso de bombardeiros vem a calhar. Cada veículo conta com um número determinado de metralhadoras, canhões e bombas, porém a combinação e disponibilidade dos mesmos vai de avião para avião, como por exemplo, o caça alemão Fw 190 A-5 conta com 6 armas, porém dentre as 6, 4 são canhões de 20mm localizados ao longo de sua envergadura e 2 são metralhadoras de 7.92mm montadas logo na frente do pilot deck da aeronave.

war thunder
(Imagem: Divulgação)

Com o tempo, em War Thunder, você poderá pesquisar novas armas para a mesma aeronave e até poderá adicionar mais 2 canhões dependendo do avião. Existem outros modelos de aeronaves com configurações diferentes que você pode explorar ao longo do game. O jogo também conta com mísseis, porém no início só estarão disponíveis os não guiados para destruir tropas terrestres, os misseis teleguiados (Ar-Ar) apenas serão utilizados em aeronaves mais modernas, mais especificamente em aviões do final da Guerra Fria em diante.

Como atirar de maneira certeira?

Em War Thunder, existem 3 tipos de veículos para jogar (aéreo, naval e blindado), porém como dito, focaremos na parte aérea do game, que conta com 3 tipos de modos de batalha: as batalhas aéreas arcade, as realistas e as de simulação.

Batalhas aéreas arcade

As batalhas aéreas arcade de War Thunder contam com um número de aviões bem maior para você jogar em uma só partida, sendo assim, se você for destruído com um avião, não pare, escolha outro de seu hangar. Você irá se deparar com uma dificuldade menor, como se fosse o modo “easy” nos games, ele conta com estabilidade automática da aeronave em voo, sem danos de velocidade (se seu trem de pouso estiver aberto e seu avião estiver rápido demais, ele não quebrará), e conta também com uma assistência visual de mira.

Antes de falar dela, vamos falar sobre a física balística básica em torno das batalhas aéreas. Em um tanque parado, você não precisará prever onde o inimigo vai estar, ele irá estar parado escolhendo o inimigo para atirar, dependendo da distância você apenas terá que saber o “bulletdrop” (o quando que a bala vai cair até acertar) para derrotar seu alvo.

war thunder
(Imagem: Divulgação)

Em batalhas aéreas, tanto você quanto seu inimigo vão estar em movimento, então você terá que mirar um pouco afrente de seu inimigo para acertar seus projeteis, isso é chamado de “ponto futuro”. Voltando a falar sobre a assistência visual da mira, nas batalhas aéreas arcade você irá contar com a ajuda de um pequeno símbolo de mira afrente da aeronave; alí é o ponto futuro, logo, você não mirará no avião em si e sim no ponto futuro, e então “Fire at will!!”.

Batalhas aéreas realistas

Ao contrário das batalhas aéreas arcade, em War Thunder, nas batalhas realistas, você não poderá usar seu arsenal completo, devendo selecionar apenas uma aeronave de seu hangar. Sua aeronave irá sentir a presença da força do vento com maior intensidade, e o arrasto feito pelo vento será maior, tendo que controlar mais cuidadosamente a aeronave, caso contrário, dependendo da aeronave, você poderá quebrar sua própria asa em alguma manobra mais abrupta.

O dano por velocidade é adicionado nesse modo, podendo assim quebrar suas superfícies de voo, como flaps (superfície nas asas responsável para auxiliar no pouso, decolagem e até mesmo no dogfight) e trem de pouso, se sua velocidade exceder a média de 300 km/h (a velocidade da quebra desses componentes varia de aeronave para aeronave) e o ponto futuro indicado na batalha arcade, desaparece nas batalhas realistas, sendo assim, você terá que ter uma pequena noção de onde seus projeteis estão indo, mas não se esqueça! Sempre atire afrente da aeronave, eventualmente, dependendo da arma utilizada, você deferirá um dano fatal.

war thunder
(Imagem: Divulgação)

Batalhas aéreas de simulação

Para quem quer uma gameplay totalmente imersiva em War Thunder, este é o modo certo. Contudo, tenha em mente de que, qualquer movimento que fará na aeronave, ela irá reagir abruptamente. Neste modo sua visão apenas será de dentro do pilot deck (cockpit) da aeronave, ou seja, primeira pessoa. Os nomes dos inimigos e amigos desaparecem, você terá que saber quais são seus aliados e inimigos pelo modelo ou pintura da aeronave.

Se você escolheu um modelo de aeronave norte-americano, seus aliados serão norte-americanos, britânicos, franceses e dependendo da data de seu avião, russos. Agora, se escolheu se aliar ao Eixo, seus aliados serão os alemães, japoneses e italianos. Se você está usando aeronaves chinesas, israelenses e suecos dependerá muito da época em que seu avião foi feito para saber seus aliados e seus inimigos.

war thunder
(Imagem: Divulgação)

As superfícies da aeronave ficarão muito mais frágeis quebrando em menor velocidade. Você terá que ter muito mais cuidado de como e o quanto está virando seu avião, pois neste modo, se você virar abruptamente a aeronave, você poderá entrar em parafuso chato (quando seu avião perde sustentação e roda de barriga para o chão) sendo muito difícil recuperar os controles após isso, então tome muito cuidado (para jogar este modo recomendo veementemente um manche).

Cuide da sua economia!

War Thunder também conta com uma economia básica. Seu avião precisa ser reparado após sofrer danos. Se sua aeronave tiver um dano leve, você poderá pousar em batalha e repara-lo, não precisando gastar seus Silver Lions (moeda do jogo). Porém se você for eliminado ou bater dando dano total a aeronave, você pagará uma fortuna dependendo do modo de jogo em que está jogando.

Nas batalhas aéreas arcade de War Thunder, você não precisará pagar muito, nas realistas o preço fica mais salgado dependendo da aeronave, e nas simulações… (Não vá a simulações, é sério, experiência própria) brincadeiras à parte, nas batalhas de simulação o preço ficará muito mais alto para a reparação. A compra de aeronaves fica mais cara ao longo do jogo assim como o treino de sua tripulação. Pegarei um exemplo de disparidade entre preço de um avião e treino de tripulação inicial para um avião e tripulação endgame:

war thunder
(Imagem: Divulgação)

O preço do inicial britânico Hurricane Mk IV foi de 8.000 Silver Lions com seu treino de tripulação de 6.300 Silver Lions. Já o ultimo avião da mesma linha de pesquisa desse é o Phantom FGR.2 custando 930.000 Silver Lions com seu treino de tripulação de 260.000 Silver Lions. Podemos perceber então a disparidade de preços. Foi dito anteriormente sobre o preço de reparação de War Thunder. Portanto, vamos ver esses preços dos mesmos aviões citados em diferentes modos na prática:

Preços de reparação total

  • Hurricane Mk IV
    • Batalhas arcade: 625 Silver Lions
    • Batalhas realistas: 1.150 Silver Lions
    • Batalhas de simulação: 1.501 Silver Lions
  • Phantom FGR.2
    • Batalhas arcade: 3.550 Silver Lions
    • Batalhas realistas: 9.010 Silver Lions
    • Batalhas de simulação: 12.880 Silver Lions

Como é possível de se perceber, um avião top tier é muito mais caro conforme o avanço em War Thunder. Logo, cuide bem de sua aeronave!

O game conta também com dinheiro premium (Golden Eagles) que podem ser comprados pelo Steam ou pelo site oficial de War Thunder, servindo para comprar aviões premium, avançar pesquisas instantaneamente ou comprar aviões que com o tempo poderiam ser desbloqueados jogando. Há a opção também de ativar a conta premium com as Golden Eagles que fazem você ganhar muito mais dinheiro e experiência nas batalhas, tornando-se rápido o progresso do jogo.

Sobre War Thunder

War Thunder é um jogo de combate MMO free-to-play, cross-platform dedicado à aviação, blindados e navios da Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria. Junte-se agora e tome parte de grandes batalhas em terra, mar e ar, lutando com milhões de jogadores de todo o mundo num ambiente em constante evolução.

Em War Thunder, aeronaves, forças terrestres e navios lutam juntos em batalhas realísticas e competitivas. Pode escolher por entre cerca de 2000 unidades e uma extensa variedade de situações de combate, muitas das quais exclusivas. Você pode abater quem o persegue com as torres de um bombardeiro, ou defender os colegas de equipe aérea com baterias antiaéreas, abatendo aeronaves inimigas com salvas de mísseis, ou até mesmo tentar afundar um navio de guerra com torpedos de uma lancha de ataque.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Pizza Fria, Pizza Fria

Atualizado em 16 Ago 2022.