Guia da Semana

Como parte da celebração de 25 anos de uma das franquias mais amadas dos jogos eletrônicos, a Team17 lançou Worms Rumble, game que já está disponível para PCs, via Steam, PlayStation 4 e PlayStation 5, sendo inclusive um título cross-platform, permitindo a todos os jogadores a duelarem juntos independente da plataforma escolhida. Além disso, o jogo das minhoquinhas insanas está disponível gratuitamente para os assinantes da PlayStation Plus de dezembro.

Mas chega de papo e vamos ao que interessa: será que Worms Rumble é um jogo digno de uma celebração? Além disso, será que o game é bom ou tem algo de aproximado com os vários outros lançados pela franquia? Essas e outras questões serão respondidas em mais uma análise do Pizza Fria!

Diferente de toda a franquia

Já respondendo a uma das questões levantadas na introdução, Worms Rumble é completamente diferente de todos os outros jogos da franquia, e isso não necessariamente significa que o jogo não valha a pena. A jogabilidade do novo game é totalmente focada na ação em tempo real, além de ser totalmente online. Ou seja, não existem turnos aqui e o bicho pega de uma tal maneira que, se você piscar, provavelmente morrerá. Sim, Worms Rumble muda a jogabilidade da franquia, mas mantendo o design engraçado de títulos como Worms 3D, mas em uma jogabilidade 2.5D, trazendo mapas que suportam até 32 jogadores.

A ação do jogo é básica: você terá como andar, rolar (já que em Worms Rumble a minhoca rola em velocidade, pular e subir em paredes, atirar e usar itens como uma corda ninja, granadas, medkits e energéticos que servem de escudo. Tudo isso fica explícito para o jogador no menu, que é bem básico e informativo. A jogabilidade é simples e intuitiva, sendo um estilo de jogo bem fácil de se jogar.

Worms Rumble
Há uma sala de treinamento/tutorial boa para se familiarizar com o jogo. (Imagem: Divulgação)

Para alguns fãs mais clássicos do game, essas mudanças podem ser um incômodo, sobretudo por não ser possível jogar offline. No entanto, tal renovação na franquia soou bem e deixou o jogo bem dinâmico. Tudo bem, não é aquela bagunça de várias pessoas no mesmo computador, tal como era em Worms Armaggedon ou Worms WMD, mas os tempos são outros, não é mesmo? De toda maneira, vale lembrar que a Team17 ainda dá suporte para vários dos jogos clássicos.

Retornando ao atual jogo, ele renova a franquia e, mesmo com toda a ação insana em mapas relativamente grandes, ele é bem divertido, sendo o título focado apenas em aniquilar as minhoquinhas rivais. Nesse ponto, o jogo é direto e reto, entregando muita ação em poucos cliques e sem rodeios. É entrar, esperar reunir jogadores suficientes (o que é bem rápido) e jogar. Mas nesse primeiro momento, vale ressaltar que percebi alguns problemas de latência durante a jogatina, algo que pode ser um problemão se persistir.

Worms Rumble
Os mapas são grandes mas mesmo assim os duelos são constantes. (Imagem: Divulgação)

O que mais há de novo em Worms Rumble?

Bem, o título, além de inovar a jogabilidade da franquia, traz alguns modos de jogo bem divertidos. São eles: o Modo Mata-Mata, onde você poderá lutar contra 32 jogadores, sendo cada um por si, tendo respawn após as mortes, onde vencem as três worms com mais mortes causadas; o Último Pelotão Sobrevivente, onde você faz parte de uma equipe e, como o nome diz, o último pelotão vivo vence; e o Último Worm Sobrevivente, que é a experiência do primeiro misturada com a do segundo, sendo a derrota permanente. Por último, para aqueles que querem treinar de forma livre, há também uma sala de treinamento que permite o teste de todas as armas e itens do jogo.

Outro ponto legal em Worms Rumble é a capacidade de se customizar a sua própria worm com diversos itens que o jogo disponibiliza. Aliás, neste ponto, existem objetivos diários que, se alcançados, liberam novos itens. Há também após cada uma das partidas pontos de experiência, que liberam novos itens e moedas, que servem para comprar os itens customizáveis. Por fim, há também uma série de skins para as armas utilizadas no jogo, mas que não modificam em nada o gameplay.

Worms Rumble
Customize sua worm com diversos itens. (Imagem: Divulgação)

Vale a pena comprar Worms Rumble?

Com gráficos bastante simpáticos e vozes engraçadas que remetem aos jogos anteriores, Worms Rumble é um jogo bem simples e muito divertido de ser jogado. Sua movimentação é bem básica e dinâmica, tendo uma curva de aprendizado muito rápida, onde você só precisa coletar armas, munições e itens e ir atrás dos adversários com sangue nos olhos, sendo a proposta do jogo a competição com outros jogadores para ver quem é o mais matador da partida. E é isso. Não há nada mais, nada menos. O jogo é focado totalmente em ação e ponto.

Uma possibilidade interessante seria a Team17 lançar futuramente algumas atualizações com mais modos de jogo, mapas, armas, itens e etc., sendo tudo isso importante para dar uma sobrevida ao game. No mais, Worms Rumble ganha por ser simples e pautar exclusivamente na competição, sendo um bom jogo, mas nada além disso. Concluindo, o título parece ter sido mais focado em novos jogadores, se adequando a um estilo de gameplay mais atual e dinâmico que caiu muito bem. Mas se você é um fã antigo das minhoquinhas como eu, que percebeu que a mudança é grande e está pouco crente, eu digo: dê ao menos uma chance para as minhoquinhas da nova geração.

*Review elaborada em um PC equipado com GeForce GTX, com código fornecido pela Team17.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

Atualizado em 4 Dez 2020.