Após um hiato de um ano sem a tradicional edição de WWE 2K, o jogo retorna triunfante em março de 2022 com WWE 2K22. Este ano no “cantinho do pensamento” fez com que as coisas realmente melhorassem por aqui… foram feitos ajustes bem interessantes, que é o que veremos em mais uma review do Pizza Fria.
O contexto da luta livre
Antes de falar de WWE 2K22 propriamente, é interessante lembrar que o universo da “luta livre” sempre esteve no imaginário das pessoas e/ou “cotidiano” televisivo… Sobretudo das crianças dos idos dos anos 80, 90… e isso se perpetuou através dos anos 2000. Aquelas lutas “non sense” e com golpes “teatrais” que para muitos de nós, crianças a época, pareciam verdadeiras batalhas! Quem é um pouco mais velho, irá se lembrar da luta livre na extinta TV Manchete e, para os mais novos, o WWE Luta Livre na TV. Pois bem, a magia dessa luta estava num mundo infinito de possibilidades, viradas sensacionais e lutadores extremamente carismáticos.
Me lembro bem de jogar jogos de luta livre em videogames da geração 16 bits como SNES e Mega Drive… e até de versões com inclusões de vídeos de luta no saudoso SEGA CD. E, caminhando um pouco no tempo, as versões dos primeiros Playstations e do N64 traziam uma atmosfera realmente grandiosa, com “efeitos especiais”, interações, entradas, músicas envolventes…. Era sempre garantia de diversão!
Voltando aos tempos “atuais”, tivemos a realização, desde os idos dos anos 2000, de uma versão por ano da agora tradicional franquia WWE. Nesta época, me afastei um pouco deste estilo de jogo por achar que se mudou um pouco da proposta inicial e por estar ficando um pouco velho, caro leitor…. Mas, acompanhar os títulos sempre esteve no meu radar, até para ver as evoluções, diferenciações e, também, por que a “paixão” por este estilo de jogo foi continuada em minha família, agora com meu irmão mais novo.
Assim, depois de muitas versões, a 2K começou a “administrar” a franquia a partir de 2014, tendo um título sob totalmente seus domínios em 2015. Apesar de ser uma grande empresa que faz títulos maravilhosos no âmbito do esporte, faltava “algo a mais” nas versões 2K da WWE… Eu disse faltava, pois não falta mais. Como disse no início do artigo, o hiato de um ano sem a publicação de um título fez bem. A franquia tinha sido alvo de crítica por parte dos players, por mudar a fórmula de sucesso da sua antecessora… O gameplay não era mais fluido, os modos de jogos eram restritos, e por aí vai… O que limitava a experiência e o tempo de jogo.
As mudanças em WWE 2K22
Parece que a 2K se imbuiu no slogan da versão de WWE 2K22 (“It Hit Different”). Neste ano, a sensação de gameplay mudou totalmente! Além de controles repaginados, a fluidez dos movimentos, golpes e tudo mais nos trouxe de volta aquela sensação um pouco mais arcade, mas sem deixar a “realidade” de lado, numa espécie de “híbrido”.
Com relação aos controles, é notável que os comandos estão bem diferentes, os botões não funcionam do mesmo jeito que nos recentes games anteriores. Além disso tem-se aqui a adição de novos mecanismos como combos, dodges (esquivas) e a opção de se defender por bloqueios (como numa luta de boxe). Sobre a gameplay em si, é notório o caminho que adotaram: levar a uma experiência mais fiel ao de uma luta livre da vida real.. ou seja: golpes estravagantes, aquela sensação “de bater sem bater”, muito barulho, etc. Com movimentos fluidos e naturais, a engine do jogo traz uma sensação de controle e interação bem interessante.
Alguns outros elementos foram interessantes para uma gameplay mais sólida e envolvente: os gráficos estão bem reais, trazendo até transições corporais durante a luta. Por exemplo: um lutador vai ficando “vermelho” durante o decorrer da luta, em alguns momentos, visto que seu sangue está mais quente…. claro que suor também é uma coisa presente, até o movimento dos músculos faciais, cabelo, aparição sutis das “veias” dos lutadores… enfim, padrão 2K de imagem em jogos de esportes, de modo bem aprimorado.
Um outro elemento super importante e que teve uma alteração para melhor em WWE 2K22 foi o movimento de câmera. Apesar de percebemos que algumas entradas possuem o mesmo template de jogos passados, aquelas que foram criadas estão muito próximas das reais, próximo ao “show televisivo”. Você realmente se sente vendo TV, o que aguça nossa vontade de assistir todas as entradas, coisa que era menos imersiva nos jogos passados e acabávamos por “pular”.
Além disso a ambientação proporcionada pelo jogo de câmeras dentro do ringue também está mais real do que nunca. Enquadramentos mais focados, viradas de câmeras em momentos oportunos, permeados também por um ótimo efeito sonoro de golpes, “batidas” e também de uma plateia participativa. É interessante notar que houve uma preocupação também por demarcar a diferença de altura dos personagens, algo que não era tão nitidamente distinto em outras versões… o lendário astro Hulk Hogan, por exemplo, destaca-se por seu tamanho e por aí vai.
As diferentes opções de gameplay
Os modos de jogos são bem variados, diferentes formas de lutas, modos de luta 1 x 1, tag team, com vários jogadores… enfim, toda aquela costumeira e esperada ampla gama de possibilidades. Neste sentido, a volta do 2K Showcase desta vez está marcante: ninguém menos de que Rey Mysterio, o tradicional lutador mexicano mascarado está protagonizando o modo. Lutas épicas contra Eddie Guerrero, Shawn Michaels, entre outros, são “refeitas” pelo jogador. O mais interessante de tudo é que agora temos uma “narração” de alguns momentos épicos dessas lutas feita pelo próprio Rey Mysterio.
E, como um extra, WWE 2K22 traz o próprio Rey Mysterio falando da sua carreira desde os tempos de México, onde, segundo o próprio, era conhecido como “La Lagartixa Verde”. O 2K Showcase ficou tão interessante que, além dos comentários do próprio lutador em momentos chave da luta, temos agora uma transição de partes da luta de videogame para a gravação da luta real da época, trazendo uma inovação e um “clima diferenciado” para o game.
Além do 2K Showcase, WWE 2K22 também traz o modo MyRISE que nada mais é que uma reimplementação do MyCAREER, porém com histórias muito mais envolventes e elaboradas o que faz lembrar Road to Wrestlemania da época do WWE SmackDown vs. Raw 2010 e WWE 12. É importante verificar que, diferentemente do antigo MyCAREER, que era mais “limitado” / linear, este ano muito mais caminhos diferentes a trilhar dependo das escolhas, pode se escolher o estilo do seu Superstar, como MMA, Indie, Actor,etc… o que modifica bastante sua storyline do modo, garantido maior imersão.
O modo “ IA manager”, MyGM, ressurge após ter a última aparição na versão de 2008 do game. Está presente interações por mensagens com os lutadores o seu Draft, do Brand Manager, pode ser escolhido entre Raw, Smack, NXT. Pode-se assinar contratos com lutadores lendários, agentes livres, e alguns lutadores dos concorrentes que podem querer ir para a sua equipe… É importante seguir os objetivos, já que é possível jogar dois players, cada um com uma brand, por exemplo. O modo é um “Prato cheio” para quem quer gerenciar o processo.
Já o modo MyFACTION é um novo modo: nele, o jogador possui cartas para montar seu pack inicial com RAW, NXT ou SD. Como já diz o nome, você pode criar uma “facção” de lutadores com as suas cartas, tanto com personagens masculinos, quanto femininos, incluindo as lendas. Então, o jogador monta sua fação e enfrenta a de outros jogadores… ou observa este enfretamento em um partida lutada pela IA.
Temos, por fim, o tradicional Universe Mode para “seguir” e/ou emular um calendário da WWE com todas suas nuances, e etc. Vale destacar que em alguns modos que tem mais esse viés de “manager”, os diálogos e a “utilização” de elementos que emulam as redes sociais atuais, são interessantes também.
Como visto, as variações de tipos de jogos “in game” e os modos são os mais diversos, agradando a todos os gostos possíveis.
Vale a pena comprar WWE 2K22?
WWE 2K22 retoma o belo legado que os games de luta livre possuem através dos anos e, sobretudo, das gerações de videogames. Aos que se sentiram “ultrajados” com a versão 2020, veem agora a 2K se redimir do tradicional título anterior para algo realmente mais caprichado, sólido e que tenta através de jogo de câmeras, gráficos, controles fruídos, física mais arrojada (como o fato, por exemplo, das cadeiras que são arremessadas nos jogadores quebrar sempre de maneira diferente, tentando emular uma situação mais real) deixa o título como um “must buy” para quem é fã.
É certo que não temos aqui uma volta ao passado nostálgico e auro dos videogames de luta livre, mas temos sim uma ótima diversão com os elementos polidos neste ano. Por fim, vale ressaltar que WWE 2K22 continua sem localização em português (o que é uma pena, mas já era esperado) e temos versões diferentes do jogo… a analisada foi feita com a versão “deluxe” intitulada NWO-4-Life, que traz algumas lendas e outros detalhes.
WWE 2K22 está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC, via Steam.
*Review elaborada no PlayStation 5, com código fornecido pela 2K.
Pizza Fria
Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos gamesPor Rodrigo Arbex, Pizza Fria
Atualizado em 25 Mar 2022.