Guia da Semana
Jogos
Por Lucas Soares, Pizza Fria

Xbox Series X|S ganha “FPS Boost” para jogos antigos

A Microsoft anunciou nesta quarta-feira, 17, um recurso chamado “FPS Boost” para os Xbox Series X|S. Na prática, jogos lançados.

A Microsoft anunciou nesta quarta-feira, 17, um recurso chamado “FPS Boost” para os Xbox Series X|S. Na prática, jogos lançados há algum tempo terão taxas de quadros aumentadas sem nenhum trabalho adicional do desenvolvedor, graças ao trabalho da equipe de retrocompatibilidade do Xbox. Ainda segundo a empresa, o recurso pode chegar a quase dobrar as taxas de quadros nos jogos.

Xbox Series X|S - "FPS Boost"
Imagem: Divulgação

A primeira onda de títulos com FPS otimizado inclui:

Isto é apenas o começo. Anunciaremos e lançaremos mais títulos com FPS Boost em breve, bem como lançaremos novos ícones de menu e configurações do sistema em uma próxima atualização. A partir de março, você poderá ir para a seção “Gerenciar jogo” para qualquer título, onde será apresentado um novo botão “Opções de compatibilidade”, que permitirá que você ligue ou desligue o FPS Boost (bem como Auto HDR) . Haverá também um novo indicador informando quando um jogo está sendo executado com FPS Boost sempre que você pressionar o botão Xbox em seu controle. Você decide como deseja jogar seus jogos favoritos, seja em sua forma original ou com FPS Boost.

Os novos Xbox

Xbox Series X

Em junho de 2020, a Microsoft publicou detalhes sobre o Xbox Series X. O processador do console é feito sob medida e no patamar das últimas arquiteturas Zen 2 e RDNA 2 da AMD, fabricante do chip, prometendo mais de 12 TFLOPs da GPU. Dessa maneira, a capacidade de processamento equivale a ter pelo menos quatro Xbox One X somados. 

A largura da banda de memória também deve ser a mais alta de qualquer console até hoje. Serão 16 GB de memória GDDR6. Com o propósito de manter o processador alimentado e sem engasgos, 10GB serão otimizados para a GPU a uma taxa de 560 GB/s.

A potência bruta é para manter desempenho gráfico constante e entregar jogos em resoluções 4K nativas em até 120 quadros por segundo. Seu kit de desenvolvimento compartilha as mesmas ferramentas com o “irmão menor”.

Xbox Series X
Imagem: Divulgação

Xbox Series S

Já o Xbox Series S tem quatro vezes o poder de processamento de um console Xbox One e é capaz de rodar 120 quadros por segundo e de renderizar raytracing. O Xbox Series S tem como armazenamento um SSD feito sob medida para a arquitetura Xbox Velocity, reduzindo tempos de carregamento.

Fora a ausência de leitor no Xbox Series S, a principal diferença entre os novos Xbox é a resolução, sendo que o Xbox Series S foi feito para jogadores que não exigem uma TV 4K e preferem uma taxa de quadros estável. O console atinge 1440p a 60 quadros por segundo, possivelmente até 120.

Xbox Series S é todo digital, removendo o leitor e feito para jogadores que não exigem uma TV 4K. (Imagem: Divulgação)
Xbox Series S é todo digital, removendo o leitor e feito para jogadores que não exigem uma TV 4K. (Imagem: Divulgação)

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Lucas Soares, Pizza Fria

Atualizado em 17 Fev 2021.

Mais notícias

Dead Space Remake é anunciado para PC e consoles

Jogos

Battlefield 2042 revela “Portal”, uma nova experiência para os jogadores

Jogos

9 novidades que estarão em Dying Light 2 Stay Human

Jogos

Battlefield 1 e Battlefield V estão de graça no Prime Gaming

Jogos

Crash Bandicoot recebe bundle comemorativo de 25 anos para consoles

Jogos

Xbox Game Pass traz 12 novidades e 3 remoções em julho

Jogos