Guia da Semana

A Microsoft deu início nesta sexta-feira, 9, à campanha de lançamento dos consoles Xbox Series X|S, que têm o lançamento mundial marcado para o dia 10 de novembro. No entanto, o lançamento para o Brasil segue sem data definida, constando apenas como novembro de 2020 na ação.

De acordo com a Microsoft, a campanha Power Your Dreams expressa a ideia de que quando jogamos, seja no console, no PC ou no telefone, nós sonhamos. “Às vezes, sonhamos em ser outra pessoa ou em sermos nós mesmos. Às vezes, sonhamos com uma vitória épica com um grupo de amigos – ou uma aventura solo, que desafia o que imaginamos sobre a nossa capacidade. E, algumas vezes, sonhamos com um primeiro lugar ou em tornar este mundo um lugar melhor.

O trailer de lançamento da campanha, chamado de “Sonhadores”, é estrelado por Daniel Kaluuya (ator indicado ao Oscar de sucessos de bilheteria como “Get Out” e “Black Panther”) e nos leva a uma jornada inspiradora sobre o que significa para jogadores sonhar e alcançar nosso potencial – juntos. Veja!

O Xbox Series S, que traz performance a um preço acessível, chegará ao mercado nacional pelo preço sugerido de R$ 2.999. Já o Xbox Series X, com o maior poder de processamento, será lançado pelo preço sugerido de R$ 4.999. Os pacotes incluem o console, um controle e os cabos necessários para a operação dos dispositivos. A lista completa de revendedores está disponível neste link.

Os novos Xbox

Xbox Series X

Em junho deste ano, a Microsoft publicou detalhes sobre o Xbox Series X. O processador do Xbox Series X é feito sob medida e no patamar das últimas arquiteturas Zen 2 e RDNA 2 da AMD, fabricante do chip, prometendo mais de 12 TFLOPs da GPU. Dessa maneira, a capacidade de processamento equivale a ter pelo menos quatro Xbox One X somados.

A largura da banda de memória também deve ser a mais alta de qualquer console até hoje. Serão 16 GB de memória GDDR6. Com o propósito de manter o processador alimentado e sem engasgos, 10GB serão otimizados para a GPU a uma taxa de 560 GB/s.

A potência bruta é para manter desempenho gráfico constante e entregar jogos em resoluções 4K nativas em até 120 quadros por segundo. Seu kit de desenvolvimento compartilha as mesmas ferramentas com o “irmão menor” Xbox Series S.

Xbox Series X
Xbox Series X atinge resolução 4K nativa e até 120 quadros por segundo. (Imagem: Divulgação)

Xbox Series S

O Xbox Series S tem quatro vezes o poder de processamento de um console Xbox One e é capaz de rodar 120 quadros por segundo e de renderizar raytracing. O Xbox Series S terá como armazenamento um SSD feito sob medida para a arquitetura Xbox Velocity, reduzindo tempos de carregamento.

Fora a ausência de leitor no Xbox Series S, a principal diferença entre os novos Xbox é a resolução, sendo que o Xbox Series S foi feito para jogadores que não exigem uma TV 4K e preferem uma taxa de quadros estável. O console atinge 1440p a 60 quadros por segundo, possivelmente até 120.

Xbox Series S é todo digital, removendo o leitor e feito para jogadores que não exigem uma TV 4K. (Imagem: Divulgação)
Xbox Series S é todo digital, removendo o leitor e feito para jogadores que não exigem uma TV 4K. (Imagem: Divulgação)

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Lucas Soares, Pizza Fria

Atualizado em 9 Out 2020.