Guia da Semana

Ys IX: Monstrum Nox é um RPG de ação desenvolvido pela Nihon Falcom, empresa responsável também pela famigerada série de RPGs Trials of Cold Steel. O game chega na próxima terça, 2 de fevereiro, e será distribuído mundialmente pela famosa NIS América, que já publicou títulos como Langrisser I & II e Disaster Report 4: Summer Memories.

O nono jogo da franquia, foi lançado em setembro de 2019 no Japão e agora tem o seu lançamento nas Américas para PlayStation 4. Além disso, o game também será lançado para PC e Nintendo Switch, mas até o momento sem uma data definida. Localizado em inglês e francês, Ys IX: Monstrum Nox faz parte da clássica série que foi considerada um marco na história dos RPGs, com início em 1987 para o PC-8801 no Japão. Será que mesmo após cerca de 34 anos, a série conseguiu se manter atualizada? Venham comigo e vamos tirar essa e outras dúvidas na review antecipada do Pizza Fria!

A história de Ys IX: Monstrum Nox

Em Ys IX: Monstrum Nox, o aventureiro Adol Christin e seu companheiro Dogi chegam à Balduq, uma cidade anexada pelo Império Romun. Antes mesmo de conseguir entrar na cidade, o aventureiro é acusado de cometer diversos crimes e vai parar direto na prisão.

Durante sua tentativa de fuga, nosso herói conhece Aprilis, uma mulher misteriosa, que lhe desfere um tiro com uma arma especial e o transforma em um Monstrum, um ser com dons sobrenaturais e o poder de exorcizar monstros.

Ys IX: Monstrum Nox
A misteriosa Aprilis em seu primeiro encontro com Adol durante a fuga da prisão. (Imagem: Reprodução)

Agora, sob a maldição de estar preso na cidade de Balduq, Adol deve se aliar a seus colegas Monstrums para se defender de ameaças terríveis que emergem de uma dimensão sombria chamada Grimwald Nox. Além de desvendar os mistérios da maldição de Monstrum e a verdade por trás dos distúrbios em Balduq.

Um game para todos os gostos

Ys IX: Monstrum Nox é um RPG de ação jogado em terceira pessoa. O game conta com seis tipos de dificuldade para abranger jogadores de todos os gostos, são elas:

  • Fácil – Um modo acessível para qualquer pessoa. Perfeito para aqueles que querem curtir a história sem aproveitar os desafios;
  • Normal – É o modo balanceado, recomendado para quem quer curtir tanto a história quanto os desafios da aventura;
  • Difícil – Para quem deseja a emoção de uma ação envolvente. Recomendado para jogadores experientes na série Ys;
  • Pesadelo – Uma dificuldade extremamente irracional. Apenas para mestres extraordinários de jogos de ação;
  • Inferno – Uma dificuldade cruel e impiedosamente desequilibrada que envergonha até o Pesadelo. Os inimigos agirão mais rápido;
  • Lunático – Um banho de sangue insano onde todos os inimigos causam o dobro de dano. É recomendado apenas após terminar o jogo pelo menos uma vez.

Com essa grande gama de dificuldade, Ys IX: Monstrum Nox cumpre ao agradar desde os jogadores mais casuais aos gamers hardcores.

Ys IX: Monstrum Nox
Após selecionar jogo novo, podemos optar pela dificuldade que mais nos agrada. (Imagem: Reprodução)

Comandos e mecânicas

Assim que Ys IX: Monstrum Nox inicia e estamos fugindo da prisão de Balduq, somos apresentados aos comandos básicos do game.

Tudo é bem simples e a curva de aprendizado é bem tranquila e natural. À medida em que se avança, nota-se que a prisão acaba servindo como um tutorial e nos apresenta conceitos de como funcionam os mini mapas e os símbolos presentes nele, local de salvamento e carregamento do jogo, como equipar itens, modos de combate, dentre outros.

Ys IX: Monstrum Nox
O inventário bem no início de Ys IX: Monstrum Nox. (Imagem: Reprodução)

As batalhas de Ys IX: Monstrum Nox são dinâmicas e aceleradas. Lembrou um pouco Dynasty Warriors ou até mesmo Devil May Cry, mas sem aquele monte de firulas e acrobacias que o Dante faz. É uma mistura de hack’n slash, mas com uma boa dose de RPG, onde alguns inimigos, os mais poderosos principalmente, necessitam de técnicas mais avançadas para serem derrotados e não somente esmagar botões irá resolver o problema.

Cada personagem possui seu próprio tipo de dano que pode variar entre: Corte, Contusão ou Perfuração. É importante se atentar nos tipos de fraqueza dos inimigos para infringir um dano massivo aos inimigos quebrando a defesa deles. Inimigos mais simples são fracos contra corte, já os blindados contusão e os inimigos aéreos são fracos contra perfuração.

Ys IX: Monstrum Nox
Além dos ataques padrão, os personagens possuem habilidades únicas que gastam a barra de Skill Point. (Imagem: Reprodução)

Além dos ataques simples, os personagens jogáveis possuem habilidades especiais que vão sendo adquiridas e aprimoradas, ao avançar da aventura. Essas técnicas causam uma quantidade maior de dano que o ataque normal ao inimigo, porém, elas consomem os Skill Points ou SP, que servem como uma espécie de “estamina” do personagem. No entanto, jogador não precisa economizar nos ataques especiais, pois, o SP é restaurado ao acertar os inimigos ou quando o herói não estiver atacando.

As batalhas em Grimwald Nox

Além das batalhas convencionais, nosso grupo de Monstruns enfrenta hordas de inimigos no mundo paralelo de Grimwald. É nessa hora que a pancadaria rola solta e lutamos contra diversas ondas de inimigos para proteger um pilar conhecido como Sphene.

Durante a batalha uma barra vermelha no topo da tela vai sendo preenchida pela cor azul. O azul representa o grupo de Adol enquanto vermelho, os inimigos. A barra azul aumenta quando derrotamos inimigos ou utilizamos táticas avançadas de combate e enfraquece à medida em que mais inimigos tomam conta da tela ou quando levamos dano.

Quando a barra de batalha ficar toda azul, avançamos para próxima onda e caso a Sphene seja destruída, falhamos a missão.

Ys IX: Monstrum Nox
Essas é uma das Sphenes que devemos proteger nas batalhas de Grimwald. (Imagem: Reprodução)

Ao final das batalhas, recebemos uma classificação que varia da melhor para pior entre S, A, B e C, dependendo do desempenho do grupo.

Todo herói tem seus companheiros

Após receber o “presente” de Aprilis, uma mulher imponente com membros falsos e olhos obstinados. Adol em sua forma Monstrum recebe o pseudônimo Crimson King. Além de nosso herói estão presentes na aventura outros 5 seres amaldiçoados, que são:

  • White Cat – Um Monstrum tão ágil quanto um gato. Ela aparece na cidade com frequência e é bem conhecida por seus habitantes.
  • Hawk – Ele gosta de provocar todas as pessoas que encontra. Vive para lutar e brandirá suas espadas gêmeas ao sem hesitar.
  • Doll – Um Monstrum com aparência tão impecável quanto seu nome sugere. Seus olhos estão sempre fechados.
  • Raging Bull – Ela empunha um gigante martelo de guerra. Aceitou a maldição e seus deveres em Grimwald, apesar de suas queixas.
  • Renegade – Apesar dele possuir uma aparência jovem, é um Monstrum que fala de uma forma notavelmente madura.
Ys IX: Monstrum Nox
Adol e os outros cinco Monstruns reunidos. (Imagem: Reprodução)

Apesar de não ser um personagem jogável, nosso herói conta com a ajuda de seu fiel amigo de longa data Dogi. Ele é um homem com força quase sobre-humana, sua estrutura maciça pode quebrar paredes de pedra sólida com apenas um único soco.

Audiovisual em Ys IX: Monstrum Nox

Ys IX: Monstrum Nox é um jogo com gráficos bonitos, cores vivas e bastante fluidez na maior parte do tempo. A modelagem dos personagens é bem simples e o tempo de carregamento dos cenários de uma maneira geral é bem rápido, o que deixa a aventura bastante dinâmica.

Ys IX: Monstrum Nox
Raging Bull,Hawk e Crimson King reunidos. (Imagem: Reprodução)

O que me incomodou um pouco são os tamanhos do lugares, visto que, principalmente os calabouços, não são suficientemente preenchidos com móveis ou outros itens e adereços em relação aos seus tamanhos. Quando preenchidos, muitas vezes não existe interação com eles. Diversas vezes falta colisão e podemos tentar quebrar um vaso por exemplo e nossa espada simplesmente passando por ele.

As músicas e os efeitos sonoros de Ys IX: Monstrum Nox, como é de praxe nos jogos da série, estão impecáveis e entregam uma ambientação envolvente e empolgante para jogador. A dublagem também não deixa a desejar, o game conta com uma excelente localização de dublagem em inglês ou japonês para maior parte dos diálogos importantes na aventura.

Ys IX: Monstrum Nox
Infelizmente Ys IX: Monstrum Nox não está localizado em nosso idioma. (Imagem: Reprodução)

Vale a pena comprar Ys IX: Monstrum Nox?

Ys IX: Monstrum Nox é um Action RPG extremamente competente e cumpre tudo aquilo que promete. É um título divertido, empolgante e envolvente. Possui personagens carismáticos, músicas excelentes, e gráficos simples, mas muito bonitos. O jogo é relativamente grande, considerando que além das missões da campanha principal, temos diversas de missões secundárias. E as batalhas são tão divertidas que a jogatina envolve e prende o jogador.

Infelizmente, como nem tudo é perfeito, o jogo já não fica tão interessante para que não tem um bom conhecimento do inglês, francês ou japonês. Mas se você souber ao menos o básico de um desses idiomas, sem dúvidas terá horas de diversão com esse game incrível.

Ys IX: Monstrum Nox está sendo vendido por R$ 399,90 em sua versão Deluxe na PlayStation Store e já se encontra na página da Steam apesar de ainda sem previsão de data ou valor disponível.

*Review elaborada em um PlayStation 4 padrão, com código fornecido pela NIS América.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Filipe

Atualizado em 9 Fev 2021.