Guia da Semana

O nascimento de uma criança marca um momento único na vida de uma mulher. Entretanto, os filhos não chegam com um manual de instruções e é muito comum que, com o passar do tempo, aumente a ansiedade da mãe e também as dúvidas.

Pensando nisso, listamos 10 livros que toda mamãe de primeira viagem precisa ler. Confira:

O que esperar quando você está esperando

Informações completas sobre a escolha do médico, o tratamento pré-natal, exercícios, métodos de parto, gravidez subsequente, gravidez gemelar, sexo durante a gestação, parto cesáreo e dicas práticas para conviver com os sintomas comuns e aqueles não tão comuns assim da gravidez. Orientação passo a passo para o trabalho de parto, os cuidados do pós-parto e a amamentação. Além disso, as dietas indicadas na gravidez e no aleitamento; e um capítulo completo para o futuro papai.

Origens mágicas, vidas encantadas

Um manual para formar pais conscientes, homens equilibrados e um mundo melhor. assim pode ser definido este livro, que analisa detalhadamente todo o processo da concepção de uma vida, sob três pontos de vista diferentes - fisiológico, psicológico e espiritual. Também traz uma série de exercícios práticos para harmonizar a vida em família, assim como receitas para aliviar dores comuns na gravidez e fortalecer o espírito. O autor esmiúça todas as fases da desse momento, explicando o que acontece com o corpo da mulher e com o feto, mostrando as mudanças que essas transformações provocam nas famílias e ensinando a atravessar esse período sem angústias ou sentimentos negativos. Afinal, um meio ambiente equilibrado gera pessoas equilibradas. Além de mostrar o passo a passo da gestação e dar orientações sobre como agir nesse período, as páginas ensinam a despertar a espiritualidade por meio da gravidez. Segundo chopra, as informações oferecidas na obra podem melhorar a saúde da sociedade de maneira geral.

Parto normal ou cesárea?

Livro elucidativo, de autoria de especialistas no assunto, mostra a possibilidade de partos humanizados, que resultem de segurança e satisfação. Esclarecimentos que abordam os avanços da assistência médica à parturiente, contribuindo para a segurança e a sobrevivência de mães e bebês nos partos, para que não sejam considerados uma tortura às mulheres, mas uma experiência emocional, social e corporal saudável. Trata detalhadamente de temas como o direito à escolha do parto e seu planejamento, as evidências científicas a respeito do parto normal e da cesárea, a vida sexual pós-parto e a participação dos homens nos partos.



O livro da maternagem

Dividido em capítulos, o livro de Thelma de Oliveira aborda os cuidados que os pais devem ter com os filhos tanto na gestação quanto na infância. Sucesso de vendas, a segunda edição foi lançada em fevereiro de 2013 com novo layout e imagens, mas com o mesmo conteúdo da primeira.



Quando o corpo consente

Esta obra foi escrita por Thérèse Bertherat, sua filha Marie Bertherat, que estava grávida na época, e Paule Brung, uma parteira com mais de quarenta anos de experiência. No livro, a três vozes falam sobre o jogo de forças que ocorrem no corpo da mulher grávida. Há também sugestões de movimentos que prepararam o corpo da gestante para o nascimento do filho. Sua intenção é despertar nas futuras mamães o gosto pelas sensações de seus próprios organismos. As autoras fazem isso explicando como a gestante deve se preparar para que o filho nasça livremente, em um corpo que consente.

Parto Ativo

A preocupação básica deste livro é com o parto normal e suas variações comuns, que normalmente não necessitam de intervenção obstétrica especializada. Mulheres que se prepararam nesse sentido e depois acabaram enfrentando uma complicação inesperada ou tiveram necessidade da ajuda de medicamentos para aliviar a dor, frequentemente encontraram uma maneira de combinar o parto ativo com os procedimentos obstétricos.

Minha gravidez e meu bebê

Esta obra pretende ser um guia que abrange informações desde o início de sua gravidez até os cuidados com o bebê (do nascimento aos 3 anos). De forma objetiva, o livro apresenta listas de compras, calendário da gravidez, informações para a saúde da gestante, cuidados com o bebê, listas de desenvolvimento, dentre tantos outros assuntos, que ajudam você a se preparar para as tarefas e os procedimentos essenciais para o parto e para cuidar do bem-estar e do progresso do bebê. Planejado para que você tenha fácil acesso às informações essenciais e com diversas explicações no estilo passo a passo, além de fotografias e ilustrações úteis, este livro será seu companheiro insubstituível durante a gravidez e os primeiros anos de seu bebê. Escrito por especialistas nas áreas de obstetrícia, pediatria, nutrição, psicologia e pedagogia.

Maternidade e o encontro com a própria sombra

A psicoterapeuta Laura Gutman, especializada no tratamento de casais e crianças pequenas, convida as mães a um momento de reflexão sobre a responsabilidade de criar um bebê. Trata-se de um manual que busca realizar uma análise da psique feminina e dos impactos que os filhos têm sobre ela, além de reformular muitos dos preconceitos sociais sobre maternidade, educação e comunicação entre adultos e crianças.

Crianças francesas não fazem manha

Uma jornalista americana vivendo em Paris resolve investigar quais são as diferenças na criação das crianças francesas que fazem com que elas pareçam tão mais calmas e educadas que as crianças americanas. Nos anos em que vive lá, Pamela engravida e passa a criar seus próprios filhos com algumas das premissas francesas de educação infantil. Ali, ela se percebe dividida entre seus próprios conceitos e aqueles adotados por essa nova cultura da qual ela e a família passam a fazer parte.

Soluções para disciplina sem choro

Este livro traz ferramentas que mostram como criar bem os filhos a partir de maneiras vistas como agradáveis que incentivam o bom comportamento se adaptando a personalidade de cada criança. Baseia-se no fato de que os pais conhecem seus filhos melhor que ninguém, procurando transformar a disciplina em uma experiência positiva, oferecendo uma variedade de técnicas. Este enfoque procura permitir - o conquistar os três 'cs' importantes da disciplina para crianças - cooperação, comunicação e consistência; o aliviar ou prevenir ataques de birra e eliminar choramingos; o lidar com a sua própria raiva e o revelar e resolver o problema real que alimenta o comportamento de cada filho.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 5 Jul 2015.