Guia da Semana

15 lugares que todo amante de livros precisa conhecer em São Paulo

Confira opções de bibliotecas, livrarias, bares e muito mais.

A cidade de São Paulo é palco de muita diversidade e oferece opções de programas para todos os gostos. Entretanto, muitos amantes de literatura e do universo da arte procuram o que fazer e quais lugares frequentar e, muitas vezes, não encontram. 

Pensando nisso, o Guia da Semana lista 15 lugares incríveis que todo amante de livros deveria visitar na capital paulista. Confira:

 

CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurado em 1979, o museu está instalado na casa onde o poeta, tradutor, dramaturgo e jornalista Guilherme de Almeida viveu até o ano da sua morte. O local inspira literatura, abrigando os objetos que pertenceram a um dos maiores mentores do movimento modernista brasileiro. A casa fica localizada no bairro do Pacaembu e as visitas podem ser espontâneas (de terça a domingo, das 10h às 17h30) ou agendadas (de terça a sexta-feira, nos horários 10h ou 14h, com duração de uma hora e meia).

Rua Macapá, 187 - (11) 3673-18831 Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO MARIA ANTÔNIA

o Centro Universitário Maria Antônia, localizado em Higienópolis, foi palco de confrontos durante a ditadura militar em 1968, abrigando uma resistência intelectual de alguns cursos e faculdades. Hoje contempla uma vasta biblioteca, além de receber palestras e exposições. O centro abre diariamente, das 8h30 às 19h, e é possível agendar visitações guiadas através do telefone (11) 3123-5253.

FACULDADE DE DIREITO LARGO SÃO FRANCISCO - USP

A Faculdade de Direito Largo São Francisco foi fundada em 1827 e abrigou os mais ilustres pensadores e escritores. Castro Alves, José de Alencar, Monteiro Lobato, Hilda Hilst e Décio Pignatari são alguns dos grandes nomes que se formaram por lá. A visita ao pátio da faculdade é aberta ao público, mas se você quiser conhecer espaços como a biblioteca, o salão nobre, a sala São Leopoldo e o tumulo de Júlio Frank, é possível participar de uma visita monitorada na última sexta-feira de cada mês, basta ligar no (11) 3111-4053.

BIBLIOTECA MONTEIRO LOBATO

Apesar de ser voltada para o público infantil, a Biblioteca Monteiro Lobato é destino essencial para qualquer um apaixonado por livros. Fundada em 1936 como parte de um amplo projeto de incentivo à cultura e idealizada por Mario de Andrade, é a mais antiga biblioteca infantil em funcionamento no Brasil. Em 1995, passou a se chamar Monteiro Lobato em homenagem ao escritor que encanta crianças, jovens e adultos.

CEMITÉRIO DA CONSOLAÇÃO

Fugindo um pouco das bibliotecas, o Cemitério da Consolação pode ser um ótimo passeio para os apaixonados por livros simplesmente por abrigar os túmulos de diversos escritores famosos. Você pode visitar os túmulos de Oswald e Mario de Andrade, Tarsila do Amaral, dona Olívia Penteado e do jornalista Cásper Líbero. O horário aberto ao público é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e as visitas monitoradas podem ser feitas às terças e sextas, às 9h ou 14h, com duração de uma hora e meia.

LIVRARIA CULTURA

A Livraria Cultura é um dos lugares preferidos para muitos amantes dos livros. Além de ter um cheirinho bem característico e todos os livros que procuramos, é extremamente aconchegante sentar nos pufes espalhados pelo ambiente para folhear alguns exemplares.

LIVRARIA DA VILA

A Livraria da Vila completou 30 anos esse ano e assim como a Livraria Cultura é uma das queridinhas de São Paulo. Além de livros e do ambiente incrível, promove diversos eventos, palestras e debates.

MERCEARIA SÃO PEDRO

O bar Mercearia São Pedro une tudo o que a gente ama: livros, cerveja gelada, comida boa e ambiente gostoso. Costuma reunir muitas pessoas que, inclusive, ficam na calçada do local, muitas vezes sentadas e tocando violão.

Rua Rodésia, 34 - (11) 3815-7200 Leia mais

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO

O CCSP possui vários ambientes e diversas bibliotecas. Além disso, conta com musicoteca e a famosa gibiteca. O lugar também é extremamente rico em relação a programação, pois conta com teatro, palestras, cursos e muito mais.

OFICINA DA PALAVRA - CASA MÁRIO DE ANDRADE

A Oficina da Palavra Casa Mário de Andrade é um espaço de cursos, saraus e palestras, um prato cheio para quem é apaixonado por esse universo literário.

FNAC

A FNAC possui três unidades em São Paulo e extensas programações de debates e palestras, sem contar com a grande variedade de títulos e obras.

CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura - é extremamente famosas entre os amantes de livros e eventos literários. Tem oferecido à população uma grande variedade de cursos, oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, lançamentos de livros, apresentações e musicais, saraus, peças de teatro, exposições ligadas à literatura e muito mais.

RESERVA CULTURAL

O espaço super charmoso conta com um restaurante, uma lanchonete, salas de cinema e claro, uma livraria focada em livros de cinema e artes.

BIBLIOTECA MARIO DE ANDRADE

Fundada em 1925, a Biblioteca Mario de Andrade é considerada a maior do Brasil e é dona do segundo maior acervo documental e bibliográfico do país.

BIBLIOTECA DE SÃO PAULO

A Biblioteca de São Paulo fica no espaço do antigo Carandirú e oferece, além de milhares de títulos, uma intensa programação cultural.

Atualizado em 2 Fev 2017.

Por Nathália Tourais
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Bienal do Livro 2017 terá lançamentos da Turma da Mônica e presença de Mauricio de Sousa; saiba mais!

Evento acontece entre 31 de agosto e 10 de setembro no Rio de Janeiro

Amazon antecipa "Book Friday" com descontos de até 90%; saiba mais!

Promoção começa ao meio-dia desta quinta-feira (17)

Clube de Autores oferece 20% de desconto em livros impressos e e-books nesta terça-feira (25)

Em comemoração ao Dia do Escritor, site de autopublicação oferece voucher de desconto aos leitores do Guia da Semana

Dois novos livros do universo de Harry Potter serão lançados em outubro

Novidade comemora os 20 do lançamento de "Harry Potter e a Pedra Filosofal"

Capa de "Origem", novo livro de Dan Brown, é revelada

Nova aventura de Robert Langdon chega às livrarias em setembro

Novo livro do autor de "A Culpa é das Estrelas" chega em outubro

Lançamento de "Turtles All the Way Down" foi confirmado por John Green no Twitter