Guia da Semana

A filosofia é um campo extremamente vasto e abrangente e justamente por isso, talvez, seja difícil encontrar obras introdutórias, para pessoas que não dominam, mas se interessam pelo assunto.

Por isso, o Guia da Semana lista 10 livros incríveis para quem quer familiarizar-se e introduzir-se nesse universo tão instigante. Confira:

O MUNDO DE SOFIA

Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões-postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo. Os postais são enviados do Líbano, por um major desconhecido, para uma certa Hilde Moller Knag, garota a quem Sofia também não conhece. O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste romance. De capítulo em capítulo, de 'lição' em 'lição', o leitor é convidado a percorrer toda a história da filosofia ocidental, ao mesmo tempo que se vê envolvido por um thriller. O livro é traduzido diretamente do norueguês.

CONVITE À FILOSOFIA

O livro discute temas da Filosofia, como Razão, Verdade, Conhecimento, Ciência, Ética, Política, Arte, Religião, Metafísica. Nesse livro, a autora contempla questões relacionadas à cidadania, à democracia, aos direitos humanos, às tecnologias e às posturas éticas de seu tempo. Aqui, o leitor poderá encontrar questões com respostas no Manual do Professor para que seja possível uma revisão de cada capítulo.

MAIS PLATÃO, MENOS PROZAC

No aconselhamento filosófico proposto pelo autor estão Platão, Aristóteles, Kant, Kierkegaard, entre outros, como ponto de partida para pensar em questões consideradas corriqueiras como conflitos amorosos, mudanças profissionais e o temor da morte

UMA BREVE HISTÓRIA DA FILOSOFIA

Esta obra procura apresentar expoentes do pensamento ocidental da filosofia e explorar suas principais ideias sobre o mundo e sobre a melhor maneira de viver nele. Em quarenta capítulos, Nigel Warburton pretende propor uma jornada histórica, partindo da tradição iniciada com Sócrates, há aproximadamente 2.500 anos. O autor tem o intuito de trazer ainda dados sobre a vida e o pensamento de alguns filósofos como Kant, Maquiavel, Sêneca, Freud, Nietzsche, entre outros.

ENSAIO SOBRE O ENTENDIMENTO HUMANO

O sucesso do Ensaio de John Locke com o público europeu do final do século XVII até hoje, pelo valor da origem, métodos e alcance do entendimento humano, foi semelhante ao triunfo de Newton no campo da Física. Sua mensagem difundiu-se profundamente entre as sucessivas gerações de filósofos e líderes formadores de opinião, tanto na Gra Bretanha quanto no exterior. É o antepassado vital de todo o empirismo posterior e da Psicologia, e permanece, até os dias de hoje, o trabalho mais amplamente estudado de Locke.

OS PROBLEMAS DA FILOSOFIA

Trata-se de uma introdução à filosofia. De entre os problemas abordados destaca-se a refutação do cepticismo, a origem do conhecimento, a existência de universais e a justificação da indução. Contudo, esta obra não é apenas uma introdução à filosofia; é também uma apresentação e defesa de algumas das teorias que caracterizam a filosofia de Russell - a sua teoria descritivista dos nomes próprios, a teoria realista dos universais, das relações e das leis da lógica, e a teoria da verdade como correspondência, entre outras.

O BANQUETE

O Banquete trata sobre o Amor (Eros). Em uma série de discursos que versam sobre a natureza e as qualidades desse tema, distintas facetas do amor são reveladas. Permeada pelo diálogo entre Apolodoro, discípulo e amigo de Sócrates, e Gláucon, uma personalidade obscura e alheia ao mundo da filosofia, emerge a narrativa dos sete discursos amorosos em elogio a Eros, o deus do amor, proferidos no banquete oferecido pelo poeta trágico ateniense Agaton em comemoração ao seu primeiro sucesso dramático. Como oradores, estiveram presentes Sócrates; Aristodemo, amigo e discípulo de Sócrates; o jovem retórico Fedro; Pausânias, amante de Agaton; o médico Erixímaco; o comediante Aristófanes; e Alcibíades, um político.

O LIVRO DA FILOSOFIA

O livro da filosofia apresenta a filosofia desde a Antiguidade e é composto por capítulos organizados em torno de máximas de expoentes da filosofia. A partir dessas máximas, o pensamento é estudado e posto em diálogo com as discussões do momento histórico em questão e com outras épocas e perspectivas. Assim, as visões e teorias conflitantes são postas lado a lado, mostrando que a prática da filosofia não se faz de pensamentos estáticos, mas de uma atividade cotidiana na qual se questiona o viver e suas contradições, expectativas e temores.

FILOSOFIA PARA INICIANTES

Basta olhar para o mundo que nos cerca para perceber como as idéias dos pensadores nos afetam de modo tão substancial. É possível detecta –las naquilo que nossos amigos e conhecidos acreditam.

Quanto maior for o conhecimento que temos das ideias que deram forma a nossa cultura, maior será nossa capacidade para entender – e influenciar – a cultura em que estamos inseridos.

ALÉM DO BEM E DO MAL

Nietzsche considerava 'Além do bem e do mal' seu livro mais importante e mais abrangente. Quase todos os temas de sua obra estão presentes aqui - o perspectivismo, a vontade de poder e suas ramificações, a crítica da moralidade, a psicologia da religião e a definição de um tipo de homem nobre.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 4 Ago 2015.