Não importa se você pratica musculação ou corrida, se joga tênis ou prefere a natação; se inclui as atividades físicas na sua rotina diária ou apenas uma ou duas vezes por semana - com certeza você já sentiu algum incômodo com relação aos cabelos durante os exercícios. Manter as madeixas bem cuidadas e saudáveis quando se pratica atividades físicas com frequência pode ser um desafio, mas com algumas dicas e cuidados básicos, seu cabelo vai estar sempre bonito e bem tratado:
Antes do exercício
O maior vilão dos cabelos no caso de quem pratica atividades físicas é o suor, que é basicamente composto de água, sais minerais e cloreto de sódio (sal). Esse sal presente nele pode ressecar os fios e torná-los opacos e sem brilho, além de aumentar a quebra e até a queda de cabelo. Para evitar esses problemas, é importante mantê-los bem presos durante os exercícios, em um rabo de cavalo, uma trança ou um coque bem firme, além de usar uma faixa para prender a franja e as laterais, evitando que os fios entrem em contato com a pele e com o suor.
Mas atenção: na hora de prender o cabelo, escolha elásticos forrados com tecido, que agridem menos os fios e diminuem o risco de quebra. Aplicar um creme leave-in e não prender os fios com muita força também são cuidados importantes para manter os cabelos bem cuidados.
Depois do exercício
Depois de praticar atividades físicas, é importante lavar os cabelos para remover a sujeira e o suor acumulados no couro cabeludo. Investir em shampoos com ph neutro, sem sal e com ingredientes como ceramidas, e queratina ajuda a fortalecer os fios e evitar a quebra e a queda excessiva. A temperatura da água também pode fazer toda a diferença: lavar os cabelos com água gelada fecha a cutícula dos fios, aumentando o brilho e ajudando no controle da oleosidade. Depois da lavagem, um condicionador com silicone ou D-pantenol ajuda a blindar os cabelos e dar proteção extra.
Regularmente, também é importante fazer uma hidratação mais profunda, com cremes hidratantes específicos para cada tipo de cabelo. É indicado hidratar cabelos quimicamente tratados (com tintura, progressiva ou relaxamento) uma vez por semana, ou a cada quinze dias para cabelos sem química.
Para quem se exercita ao ar livre
A prática de esportes ao ar livre pode trazer diversos benefícios à saúde, mas também pode prejudicar muito a saúde do cabelo. Se não forem tomados alguns cuidados extras, o acúmulo de suor combinado com a ação do sol e a poluição do ar podem causar danos graves aos fios. Para se proteger dos raios solares, podem ser usados chapéus ou bonés feitos com tecidos leves, para evitar o abafamento do couro cabelo. Antes do exercício também é importante aplicar no cabelo um creme com protetor solar na fórmula.
Para quem se exercita na piscina
A ação do cloro utilizado na limpeza da piscina pode causar um ressecamento ainda maior dos fios se comparado à ação do suor, além de causar desbotamento na cor dos cabelos, dependendo do tempo de exposição à água da piscina. Para proteger os fios, invista em óleos ou cremes especiais com silicone, que formam uma película protetora evitando a ação do cloro. A hidratação do cabelo também deve ser mais frequente, especialmente em cabelos quimicamente tratados, para evitar o enfraquecimento dos fios e o ressecamento.
Atualizado em 15 Jan 2016.