Guia da Semana

Eduardo Martini em I Love Neide


Eles invadiram os palcos, os programas de televisão, as rádios e até a internet. Nos últimos anos o país tem se deparado com comediantes que estão sempre inovando e criando cada vez mais cenas cômicas e personagens hilários para despertar o riso e a atenção do público brasileiro.

O gênero comédia tem se difundido e criado dentro dele vários segmentos na dramaturgia nacional. Atualmente, shows de humor e a Stand Up Comedy, conhecida como comédia de cara limpa e esquetes cômicos, já fazem parte da vida do brasileiro que muitas vezes procura rir da própria desgraça. Os personagens às vezes surgem na tv e migram para os palcos, outras vezes surgem no teatro e logo aparecem nas telinhas.

O sucesso para este novo estilo talvez tenha uma fórmula. Para o comediante Marcelo Mansfield, conhecido como o Seu Banana do programa Zorra Total, os personagens que acontecem são aqueles em que o público rapidamente se identifica, que logo faz uma associação da figura com alguém que conhece. "Quando ando na rua muita gente me fala que tem um vizinho estressado parecido com o Seu Banana ou que tem um tio assim e por aí vai, em compensação não podemos interpretar personagens distantes do nosso dia-a-dia. Por exemplo, uma vez fiz um príncipe super engraçado e ninguém achou graça nele. O humor está próximo de nós e não distante".

Foto: Marcelo Mansfield em Nocaute


A atriz Ângela Dip, que está em cartaz atualmente com duas comédias em São Paulo, La Putanesca e Um Casal De Segunda, também se inspira em pérolas da vida real para escrever, dirigir e interpretar seus personagens, que buscam um humor um pouco mais absurdo. "Ando com o meu caderninho e sempre que escuto algo que me interessa escrevo para não esquecer." Logo a conversa vira parte de um espetáculo.

Quem são eles
Entre os concorridos que elevam a audiência das emissoras ou enchem as casas de shows das principais capitais do país estão Eduardo Martini, mais conhecido como Neide Boa Sorte (ele traz aos palcos de Rio de Janeiro e São Paulo o espetáculo I Love Neide que começou a fazer sucesso no Programa da Hebe); Diogo Portugal, o curitibano que anda viajando o país fazendo as pessoas gargalharem com suas piadas; Samanta Shmutz que fez temporada com o espetáculo Curtas; Marcelo Médici que apresenta Cada Um Com Seus Pobrema, Graziela Moreto, a Palmitinha de Zorra Total, Marcelo Mansfield, o Seu Banana que está em cartaz em São Paulo e pretende viajar o país com a peça Nocaute; o humorista Rafinhas Bastos que realiza uma turnê com a comédia A Arte Do Insulto; a atriz, escritora e diretora Ângela Dip ex-integrante do grupo Terça- Insana que todo semestre aparece com uma novidade cômica a atualmente se dedica ao La Putanesca e a Um Casal De Segunda; entre muitos outros comediantes que vem provocando o riso por onde passam.

Foto: divulgação


Principais shows
Quem ainda não ouviu falar, pode aguardar. Os shows têm se multiplicado e feito sucesso em cartaz nas principais capitais do país. Os mais conhecidos são: Terça- Insana, Deznecessários, Z.É- Zenas Emprovisadas , Rashowbico , I Love Neide, Nocaute, Diogo Portugal, A arte do Insulto, La Putanesca, Lugar De Mulher. Uma Sátira Ao Machismo, Minha Mãe È Uma Peça, Surto e Cada Um Com Seus Pobrema.

Confira as entrevistas exclusivas que o Guia da Semana preparou com os artistas:


Eduardo Martini- Neide Boa Sorte





Marcelo Mansfield- O Seu Banana





Ângela Dip- La Putanesca


Atualizado em 6 Set 2011.