Guia da Semana

Foto: Divulgação

No início de dezembro de 2009, a atriz Cláudia Raia estreou no teatro Bradesco, em São Paulo, o musical Pernas pro Ar. Com direção de Cacá de Carvalho e a participação especial de Marcos Tumura e Ruben Gabira, o espetáculo superou todas as expectativas. O que no início parecia ser inviável, hoje percorre o Brasil encantando pessoas de todas as idades.

Não foi à toa que Cláudia lutou tanto para colocá-lo em prática. Sua carreia começou com um musical, o Chorus Line, em 1983, no qual ela interpretava Sheila. Passou por muitos outros até migrar para as telenovelas da Rede Globo, onde ganhou fama e popularidade.

Agora protagonizando Helô, uma dona de casa exemplar e entediada, ela ultrapassa todos os limites da versatilidade e exuberância. Um sonho a faz experimentar uma vida fora de sua realidade. Suas pernas se revoltam e partem em busca de aventuras, as quais ela sempre temeu e evitou. Sem poder lutar contra, ela vive situações atípicas, como dançar loucamente e correr por territórios desconhecidos.

Em uma das cenas, ela dialoga com as pernas, que respondem com sons executados pela orquestra. Em outra, uma animação faz com que elas dancem em torno do palco, graças à tecnologia da cenografia virtual, projetada em 3D. Com muita música, dança e humor, a personagem descobre que a vida, apesar das frustrações, é um grande milagre, a ser vivido intensamente.

Mas, elaborar e realizar um sonho tão grande como esse não é fácil, aliás, é muito mais difícil do que se pensa. Foram necessárias 3 carretas de 30 metros, 25 pessoas no palco e ao todo 50 viajando. É caro, mas com certeza vale a pena. Uma espectadora com quem conversei disse que o espetáculo é sensacional, pois há umas tiradas muito boas e que a vida das pernas dela é de uma perfeição digna da união de Cláudia Raia com o texto impecável de Luiz Fernando Guimarães.

Portanto, por esses e outros fatores, não percam essa grande peça, que vai para o Rio de Janeiro agora em fevereiro e volta para São Paulo em março (3 e 4), no Teatro Municipal de Paulínia.

Quem é a colunista: Juliana Abbamonte.

O que faz: Jornalista e Publicitária.

Pecado Gastronômico: Strogonoff da mamãe.

Melhor lugar do mundo: Minha casa.

Fale com ela: juabbamonte @yahoo.com.br

Atualizado em 6 Set 2011.