Guia da Semana

A natureza está cada vez mais presente nas casas e apartamentos por vários motivos, um deles, por exemplo, é o fato das plantas transmitirem aconchego e sossego, que às vezes se perdem nas cidades grandes. Para os apaixonados por flores e vegetações no geral, a decoração botânica é uma das técnicas mais procuradas para transformar um ambiente em um misto de conforto e modernidade.

Simples e práticos, os cactos e as suculentas costumam ser as espécies que melhor se adaptam à lugares menores e que precisam de um cuidado não tão complexo como algumas plantas, por isso, que tal conhecer um pouco melhor sobre elas e respirar um pouco da natureza no seu lar? Saiba mais sobre como cultivar suculentas e cactos e como decorar sua casa com essas plantinhas adoráveis:

Como plantar os seus cactos e suculentas


Foto: Shutterstock

As regras para não errar na hora de plantar os cactos são essenciais para que as plantinhas consigam respirar e ter os nutrientes necessários. O primeiro passo na montagem é criar uma barreira para facilitar, ou melhor, para que a drenagem possa acontecer - essa etapa é para vasos e recipientes que não possuem furinhos onde a água possa escoar. Para isso, adicione cascalho - pedrisco e cacos de telha ou argila expandida -, e cubra com uma camada de TNT (esta técnica faz com que, na hora de regar, a misturinha de terra não perca as suas vitaminas). Logo após esse processo, retire as folhas secas e coloque o cacto no recipiente com toda a raiz. Depois, adicione o substrato. É importante mencionar que o substrato ideal é o feito de terra adubada, areia de construção (areia de rio) e pedriscos, na proporção de 2:2:2.

Importante: sabe aquelas famosas pedrinhas brancas que muitos usam na hora de enfeitar os vasos? Então, tome cuidado! Estas pedras são feitas de mármore e não são saudáveis para a planta, por isso, opte por casca de pinus ou palha de arroz. Para adicionar fofura, que tal alguns vasinhos fofos?

Os melhores tipos de adubo

A adubação orgânica é um ótimo meio dos cactos e suculentas obterem vitaminas, duas boas opções são o húmus de minhoca e um composto orgânico de qualidade. Em casa, é possível conseguir um bom adubo através dos ovos – tente triturar as cascas no liquidificador e jogar na terra.

Afinal, quantas vezes é preciso colocar água?


Foto: Shutterstock

Quando o substrato perder a umidade, você pode regar com mais ou menos uma colher de água, uma vez a cada quatro dias - durante o inverno, aumente o período para cerca de 15 dias. É importante sempre estar de olho na terra para que não acumule água – esse tipo de planta não gosta tanto de água.

Saiba a diferença entre os vasos

Quadro vivo de suculentas

Decorativo e deslumbrante, o quadro vivo de suculentas virou moda, principalmente em ambientes que procuram transmitir aconchego e trazer um pouco da natureza para dentro de casa. O passo a passo é um pouco complexo, mas não impossível. Que tal aprender? Veja o vídeo abaixo e mãos à obra:

Microjardins

Outra técnica de decoração botânica muito conhecida são os microjardins ou terrários. As estruturas vivas são montadas em globos de vidro ou vasos transparentes e se tornam 'pequenos mundos'. Para aprender como fazer o seu, veja o vídeo abaixo:

Algumas inspirações de decoração


Foto: Reprodução/Pinterest | Reprodução/Pinterest

Foto: Reprodução/Pinterest | Reprodução/Pinterest

Foto: Reprodução/Pinterest | Reprodução/Pinterest

Foto: Reprodução/Pinterest | Reprodução/Pinterest

Foto: Reprodução/Pinterest | Reprodução/Pinterest

Foto: Shutterstock

5 dicas que vão te ajudar a começar uma hortinha em casa

Além de te ajudar a manter uma alimentação saudável, praticar jardinagem também ajuda a aliviar o estresse – e é um baita hobby

Mais de 15 jeitos legais de criar um mural de fotos e decorar a sua casa

Já pensou em juntar todas as pessoas queridas da vida em uma decoração linda pra sua casa?

10 tendências de decoração que vão bombar ao longo de 2018

Estampas com lhamas, móveis rústicos, tons roxos e terrosos são alguns dos destaques

Por Juliane Romanini

Atualizado em 6 Jun 2018.