Guia da Semana

A queda de cabelo mexe diretamente com a autoestima de várias pessoas - e é exatamente por isso que o problema capilar vem sendo alvo de pesquisas e mais pesquisas. Se por um lado temos a herança genética que impacta diretamente no volume de fios, há também outras causas importantes, como estresse, má alimentação e hábitos ruins.

Para quem está a ponto de ter problemas com calvície, ou simplesmente quer se prevenir, veja algumas dicas de como evitar e tratar a queda excessiva de cabelo:

IMPORTANTE: antes de inciar QUALQUER tratamento, consulte um dermatologista para saber qual a causa do seu problema e o método ideal para solucionar a queda de cabelo. A consulta a um profissional da área é imprescindível!

Como evitar a queda de cabelo


Foto: Shutterstock

Atenção na hora do banho

Os fios e o couro cabeludo são sensíveis à água quente, por isso prefira lavar a cabeça com água fria ou morna. As temperaturas altas durante o banho estimulam a criação da caspa, além de aumentar a oleosidade.

Cuidado com alguns hábitos noturnos

Já se sabe que dormir com o cabelo molhado pode causar a proliferação de fungos, resultar em um aumento da oleosidade e quebra dos frios. O couro cabeludo leva cerca de algumas horas para secar completamente, então prefira lavar as mechas durante o dia.

Alimentação é um fator de alta importância

Os nutrientes que são absorvidos dos alimentos são de extrema importância para os fios. Cabelos fracos e sem brilho podem estar relacionados diretamente a uma alimentação pobre em ferro e proteínas, por exemplo. Para se garantir nesse quesito, inclua em seu cardápio opções como peixes, ricos em vitamina D; castanhas, fonte de ômega 3; leguminosas, ricas em ferro e zinco; ovos, uma excelente fonte de proteína; e alimentos como a cenoura e a batata doce, ótimos antioxidantes.

Tenha preferência pelos fios livres, leves e soltos

O hábito de manter o cabelo preso, trançado, com bonés ou chapéus acaba abafando o couro cabelo ou tornando o fio suscetível ao desgaste do fio. Caso não consiga evitar, tente manter as mechas soltas na hora de dormir.

Aprenda algumas dicas de como tratar a queda de cabelo


Foto: Shutterstock

Receitas caseiras para interromper a perda de fios

Folha de babosa + Leite de coco

Ingredientes: você precisa de 1 folha de babosa e 200ml de leite de coco.

Como usar: misture a polpa retirada da folha com o leite no liquidificador. Com os cabelos limpos e únidos, aplique tanto no couro cabeludo como no comprimento dos fios, massageie por cerca de 5 minutos e use uma touca plástica para agir por meia hora. Enxague e finalize. É recomendado repetir o processo uma vez por semana.

Benefícios: o leite de coco é conhecido por sua ação hidratante e propriedades antimicrobianas. Já a babosa entra como um ótimo agente antifúngico e ajuda a fechar as cutículas do fio.


Solução com gengibre

Ingredientes: um pedaço de gengibre e água.

Como usar: descasque a planta e bata no liquidificador com 1/4 de uma xícara de água. Use um pano para despejar a pasta e extrair o suco. Aplique o líquido diretamente no couro cabelo e deixe agir por 10 minutos. Lave e finalize.

Benefícios: a planta possui substâncias que estimulam o fluxo sanguíneo no couro e favorecem à circulação, assim o cabelo acaba crescendo mais rápido. Além disso, a raiz ajuda a prevenir e conter a caspa graças às suas propriedades antissépticas.

Tratamentos para a queda de cabelo em clínicas de estética


Foto: Shutterstock


Intradermoterapia

O tratamento capilar para queda de cabelo consiste em sessões de injeções que fornecem ao couro cabeludo vitaminas e substâncias que fortalecem o fio, entre eles, o minoxidil, aminoácidos e sais minerais. O conjunto ainda impulsiona o crescimento e produz fios mais grossos. No geral, o procedimento é tolerável, mas a sensibilidade varia de pessoa para pessoa, o tempo de tratamento costuma ser cerca de 10 sessões e a periodicidade depende do paciente.

Carboxiterapia

A técnica capilar é indicada para os fios que costumam cair em grande quantidade após crescer, mas também para casos de herança genética. A carboxiterapia consiste em injetar gás carbônico no couro cabeludo para aumentar a circulação sanguínea e estimular os folículos capilares. O tratamento costuma durar de 10 a 20 sessões com consultas semanais ou quinzenais.

Tratamento PRP

Para casos em que a calvície está avançada, o PRP (plasma rico em plaquetas) pode ser o tratamento ideal. O método consiste em obter de pequenas amostras de sangue o plasma. Após ser aplicado em áreas atingidas pela perda de cabelo, o líquido regenera as células e impulsiona o crescimento de cabelo. O tratamento dura cerca de 8 sessões com periodicidade quinzenal.

IMPORTANTE: antes de inciar QUALQUER tratamento, consulte um dermatologista para saber qual a causa do seu problema e o método ideal para solucionar a queda de cabelo. A consulta a um profissional da área é imprescindível!

Shampoos para prevenir a calvície


Foto: Shutterstock

► Shampoo Vichy Dercos Energizante: feito com aminexil e vitaminas PP/B5/ B6, o produto promove o fortalecimento da fibra capilar, além de manter os fios resistentes.

► Shampoo Bio Extratus Antiqueda: a fórmula do shampoo contra queda de cabelo contém jaborandi, alecrim, quilaia e vitaminas A, B e E.

► Shampoo Antiqueda La Roche-Posay Kerium: indicado para todos os sexos, o produto repara os danos no couro cabeludo e age diretamente contra a queda dos fios. Entre seus componentes estão a argínia e vitamina B5.

8 produtos e técnicas que ajudam a combater as olheiras

Dicas de ouro pra se livrar de uma vez por todas das tão terríveis olheiras

8 produtos que vão te ajudar a fazer seu próprio spa day em casa

Pra um dia relaxante e cheio de cuidadinhos especiais, coisa que todos nós merecemos

14 penteados para disfarçar o cabelo sujo no bad hair day

Te salvando naqueles dias em que não deu tempo de lavar a cabeça!

Por Juliane Romanini

Atualizado em 26 Abr 2018.