Guia da Semana

A modificação corporal, apesar de já ter quebrado muitos tabus, ainda é um assunto polêmico e todo mundo tem um monte de dúvidas. Fazer tatuagem dói? E colocar piercing? Chegou a hora de você descobrir o que é verdade e o que é mentira.

Por isso separamos algumas das perguntas mais frequentes sobre piercings e tatuagens para você tirar de vez alguns mitos da cabeça:

Tatuagem dói?

Tatuagem é feita com agulhas. Tanto a de traçar (de 1 a 3 agulhas), quanto a de sombrear ou colorir (mais de oito agulhas). Geralmente quanto mais agulhas, menor é a dor, já que o traço é mais espalhado na pele, mas sim, tatuagem dói. A quantidade de dor varia de pessoa para pessoa e do lugar. Os lugares mais comuns que "doem" são costelas, barriga, dedos, pescoço, genitais, rosto e axilas, que são peles mais finas e próximas de nervos e órgãos vitais.

Se a pessoa tem tendência a ter quelóide, pode fazer tatuagem?


Foto: Shutterstock

Considerando que uma tatuagem é uma pequena lesão na pele, o processo de cicatrização é importante, e como seu corpo reage também. Muitas pessoas têm alergias a alguns pigmentos, por isso é aconselhável fazer um teste pequeno da tatuagem uma semana antes de fazer um desenho com pigmentos que você ainda não usou antes. No caso da quelóide, como a lesão da tatuagem vai só até a epiderme, que é uma camada bem superficial, não deve causar cicatriz, mas isso depende do profissional e da sua pele.

Por que não é indicado comer chocolate ou carnes gordurosas quando faço piercing ou tatuagem?

A carne de porco, camarão, chocolates e alimentos gordurosos aumentam a chance de inflamação. Como a tatuagem é uma lesão, ela tem que cicatrizar, e inflamações prejudicam a cicatrização. Muitas pessoas não têm problemas com esses alimentos, mas, na dúvida, mantenha uma alimentação balanceada e evite por quinze dias.

Piercing mal colocado pode causar paralisia?


Foto: Shutterstock

Não. Um piercing é uma perfuração em um lugar do corpo, um piercing mal colocado pode sim causar quelóides, e se mal cuidado, pode inflamar e causar reações adversas, mas a perfuração em si não causa paralisia.

Virar meu piercing novo faz o furo sarar mais rápido?


Foto: Shutterstock

Não. As casquinhas do piercing nada mais são do que linfa seca. Linfa é um líquido transparente que sai do corpo em machucados, recheado de células de cicatrização. Se você roda o piercing, primeiro ele pode machucar o furo, por causa da fricção. Em segundo lugar, tirando essa casquinha você deixa seu machucado exposto. Até a cicatrização, mexa nele só no banho, com as mãos limpas.

Posso passar qual pomada para ajudar na cicatrização?


Foto: Shutterstock

Piercing: O melhor é não passar nenhuma. Cada pele tem uma oleosidade e uma cicatrização diferentes. A cicatrização média é de 7 a 15 dias (para a troca da jóia, 30 dias). Se você quer auxiliar a cicatrização, use antisséptico em spray três vezes por dia e lave com sabão antisséptico no banho.

Tatuagem: No primeiro dia, enquanto você tiver usando o plástico, apenas lave com sabonete antisséptico duas vezes por dia e seque com papel toalha sem esfregar. No terceiro dia, Nebacetin é uma boa pedida. Ela auxilia na cicatrização e não é oleosa, mas use bem pouquinho e espalhe bem. Quando a tatuagem começar a descascar, Bepantol ajuda a deixar a pele hidratada e cicatrizada, mas use bem pouco.

Posso fazer piercings e tatuagens se estiver grávida/amamentando?

Pode, mas evite a região dos seios, para não correr o risco do bebê te machucar ou engolir a peça e furar o canal mamário.

Só posso fazer tatuagem com 18 anos? E se tiver autorização dos pais?

Sim, só com 18 anos. Antes disso não pode nem mesmo com a autorização dos pais. De acordo com a Lei Estadual nº 9.828 de 06/11/1997, projeto de Lei nº 44 de 1997, é proibido a aplicação de tatuagens e adornos em menores de 18 anos.

Agradecimentos: Christian Ribeiro, tatuador.

20 tatuagens inspiradas em filmes de terror que são assustadoramente lindas

Grandes personagens e histórias apavorantes não faltam nessa galeria de dar medo(só que não).

19 ideias de piercings no nariz para você se inspirar

Tem pra todo gosto: mais ousados, charmosos e clássicos

17 tatuagens refeitas que vão te ajudar (e inspirar) a cobrir o desenho que você não gosta mais

Quem disse que não tem como dar um jeitinho? Tem sim - e muitos

Por Julia Bueno

Atualizado em 10 Abr 2019.