Guia da Semana

Já faz um tempo que o glitter foi coroado como um dos grandes vilões do Carnaval. Feito de microplásticos, que não se decompõem na natureza, o pó brilhante desce pelo ralo e acaba poluindo rios e oceanos.

Mas já que não existe folia sem brilho, algumas marcas e lojas independentes estão criando o seu próprio glitter, ecológico e seguro para o meio ambiente. Saiba onde comprar:

Pura Bioglitter


Reprodução/Instagram @purabioglitter | Reprodução/Instagram @purabioglitter

A Pura Bioglitter foi uma das pioneiras no negócio do glitter sustentável. Fundada no Rio de Janeiro, a empresa trabalha com algas marinhas e mica na fabricação dos produtos - tudo feito artesanalmente e sem derivados de origem animal. Além do glitter, que é mais "pedaçudo" e conta com cores exóticas, a marca também conta com pasta brilhante e biogel para fixar o brilho. Dá para comprar online, mas existem pontos de venda espalhados pelo Brasil.

Glitter Glitter


Reprodução/Site Glitter Glitter | Reprodução/Site Glitter Glitter

A paulista Glitter Glitter aposta na irreverência e no preço justo para vender glitter vegano, biodegradável, artesanal e cruelty-free. A marca conta com diversos modelos diferentes: do glitter líquido, vendido no borrifador, ao glitter em floco, que pede um gel fixador (que eles também vendem no site). A boa notícia é que, se você for de São Paulo, pode retirar o seu pedido sem custo, diretamente no escritório da loja.

Shock


Reprodução/Instagram @valeushock | Reprodução/Instagram @valeushock

Também do Rio de Janeiro, a Shock é focada em cosméticos veganos para o verão. O carro-chefe da marca são os color sticks, um tipo de protetor solar colorido que é resistente à água e não é absorvido pela pele. Mas quem procura por brilho para o Carnaval pode se jogar no glitter gel, que é feito com mica e, portanto, biodegradável e amigo do oceano. Compre online e aproveite para dar uma olhadinha nos outros produtos originais da loja.

Superfluous


Reprodução/Site Superfluous | Reprodução/Instagram @superfluous_br

Na Superfluous, loja slow fashion com sede em São Paulo, todos os glitters são feitos à base de algas e minerais, portanto, biodegradáveis e inofensivos ao meio ambiente. As cores disponíveis são: pó de unicórnio (um mix bem colorido), turquesa, ouro velho e grafite. Além disso, a marca lançou uma linha especial de roupas e acessórios para o Carnaval, com saias, tops, pochetes e até mesmo tatuagens temporárias para a folia.

Glitra


Reprodução/Instagram @glitra.bio | Reprodução/Instagram @glitra.bio

Nascida no Carnaval do Rio de Janeiro, a Glitra é especializada em glitter biodegradável, sem microplásticos e sem danos aos oceanos, para você brilhar sem culpa. A marca se destaca pela qualidade do produto, que não perde o brilho apesar de ser feito de materiais naturais. As encomendas são feitas pelo Instagram da loja, onde também é possível conferir os diferentes modelos e cores de glitter.

Lá do Mato


Reprodução/Instagram @ladomatosaboaria | Reprodução/Instagram @ladomatosaboaria

A Lá do Mato é uma saboaria orgânica que segue o seguinte conceito: “Não passe na pele algo que você não pode comer”. Este lema vale tanto para os sabonetes e cosméticos da marca, quanto para o glitter, que é feito com ingredientes comestíveis como manjericão, couve, beterraba, páprica e camomila, que geram cores únicas (e, claro, 100% naturais). Pelo site é possível comprar de qualquer lugar do Brasil - mas os paulistas podem passar em Perdizes para a retirar o produto sem frete.

Zim Color


Reprodução/Instagram @zimcolor | Reprodução/Instagram @zimcolor

A Zim Color nasceu voltada à fabricação de pós coloridos, daqueles que são utilizados em festivais do estilo holi. Mas especialmente para o Carnaval, a marca lançou o glitter Pó de Estrela, que é feito com minerais e livre de microplásticos, além de ser lavável e não tóxico. Dá para comprar online ou em um dos pontos de venda da loja, espalhados pelo Brasil.


Segue a gente no Instagram! Novidades, promoções e dicas quentinhas! ► @portalobaoba

Confira a agenda de blocos de Carnaval de rua em São Paulo 2019

Carnaval de São Paulo promete arrastar multidões atrás dos bloquinhos

Brilho sustentável: conheça 4 alternativas ecológicas para o uso do glitter no Carnaval

Atenção foliões: saiba como substituir o glitter feito de microplásticos por um que não agrida o meio ambiente!

Geladinhos alcoólicos: saiba como fazer 5 receitas potentes e docinhas em casa

Que tal transformar essa iguaria da culinária brasileira em um drink delicioso?

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 30 Jan 2019.