Guia da Semana

Foto: Getty Images


Nesta época do ano, a pele parece pedir mais cremes hidratantes. Necessitamos de sabonetes mais suaves, cremes com maior poder de lubrificação e proteção. Muitas sentem falta de algo emoliente nos lábios para evitar que rachem. As mãos, principalmente para as pessoas que as lavam constantemente ao longo do dia, precisam, além de sabonetes hidratantes, de creme reaplicados após as lavagens.

Como os banhos também são mais quentes, particularmente os braços e pernas se ressecam e tornam-se ásperos com mais facilidade - é quando o uso de hidratantes se faz mais necessário.

As mãos devem ser hidratadas e protegidas com cremes à base de ureia (retentores de água), de silicone, que forma uma película protetora, e ácidos como o glicólico, que amacia e deixa a pele mais fina. E, claro, os filtros solares, que são indispensáveis.

Cuidados para peles normais: bonitas, com aspecto homogêneo, com poros fechados e aspecto aveludado, tendem a ressecar mais no Outono e Inverno. Requerem sabonetes e cremes de limpeza suaves, cremes hidratantes durante o dia e nutritivos à noite. Ao usar ácidos (retinoico, glicólico, ácidos de frutas e vitamina C,) deve-se cuidar para não deixar a pele ficar sensível demais.

Cuidados para peles secas: com poros fechados, e que repuxam muito nesta época, podem ficar sem brilho e ásperas. São vulneráveis às rugas finas de expressão na lateral dos olhos, das bochechas e dos lábios. Por isso, necessitam de proteção solar desde cedo. O pescoço pode ficar avermelhado nas laterais por volta dos 45 anos. A pele seca é comum em pessoas louras e claras. Precisam de hidratantes encorpados com dimethicones (silicones) durante o dia, sem nunca negligenciar a proteção solar.

Cuidados para peles oleosas: brilham muito durante o dia e têm tendência para poros abertos, cravos pretos e brancos, além da facilidade no surgimento de espinhas. As peles extremamente oleosas normalmente não sentem muita falta de hidratantes. Os poros dilatados, com tendência a cravos e espinhas podem se agravar com hidratantes mais consistentes. É preciso que não descuidem da limpeza profunda, feita com sabonetes e loções adstringentes, mesmo que, na hora, sintam uma sensação de repuxamento. Em seguida, podem-se usar hidratantes protetores livres de óleo, assim como cremes nutritivos à noite que lubrifiquem sem engordurar demais. Alternar os nutritivos com ácidos de frutas, glicólicos, acido retinoico e vitamina C beneficiam muito este tipo de pele.

A temperatura quente da água, do vapor e do ambiente no banho é excelente para aumentar a penetração dos produtos no cabelo. Aproveite todos os restos de condicionadores que tem em casa, inclusive de marcas e tipos diferentes e aplique nos cabelos. Junte até um pouco de silicone fluido e estará pronto um "coquetel" de hidratação profunda. Se as raízes são oleosas ou o cabelo é fino e com pouco volume, evite aplicar no couro cabeludo. Uma ótima saída para cabelos finos, oleosos, longos e de ponta seca é lavar com xampu para cabelo oleoso, não passar nenhum condicionador e, ao sair do banho quente, aplicar produtos leave on ou leave in da metade para baixo, ou do terço inferior para baixo dos fios. Consegue-se ao mesmo tempo volume e hidratação.

Aproveite o Outono para perder um pouco o "vício "dos reflexos que tanto enfraquecem os fios, impedindo que eles cresçam - isso os torna extremamente quebradiços e partidos. Use apenas tintura para "luzes" sem descolorantes. O tom é mais dourado, mas, ao fim de três meses, você perceberá o quanto está ganhando em quantidade, volume e comprimento de cabelos, que, afinal, é o que interessa. Pense também que o visual reflexo está um tanto "batido", não acha? Já que prejudica tanto, quem sabe não é hora de mudar?

Os cachos estão na moda e, se você já tem cabelos ondulados, ajude a definir os cachinhos aplicando leave on e silicone logo após a lavagem. Deixe secar naturalmente ou use um difusor no secador. Gel especial para cachos também dão um grande efeito. Se você tem cabelos crespos mas gosta mesmo deles lisos, pode considerar sem medo a ideia da escova progressiva com formol, feita pelos cabeleireiros. Ela não prejudica os fios e até os fortalece, desde que feita por quem entende. Já os alisamentos estruturais, como escovas japonesas, seja como for o nome da moda, são muito prejudiciais!

Produtos simples que podem trazer benefícios cosméticos: no dia a dia, mesmo com pouco tempo, não deixe de ter um kit de banho para relaxamento e beleza, com bucha vegetal ou levemente áspera - para esfregar especialmente as costas, nádegas e pés; um sabonete bem perfumado de glicerina e mel para o corpo; essência de eucalipto, para jogar no chão do box (cuidado para não jogar na banheira, pois arde na pele); um condicionador para um rápido "banho de creme"; um sabonete de enxofre e ácido salicílico para espinhas, costas e colo ásperos, e pele oleosa; além de óleos aplicados no corpo antes ou durante o banho, para se massagear: são agradáveis e úteis até mesmo para retirar a camada de células mortas que se acumula especialmente em tornozelos, joelhos, pé e cotovelos.

Leia as colunas anteriores de Ligia Kogos:


Melasma


Controle seu sono

O que há de melhor

Quem é a colunista: Ligia Kogos, médica dermatologista

Pecado gastronômico: Bolo amarelinho simples na hora do chá ou café

Melhor lugar do Brasil: Qualquer cidade onde eu esteja com meu marido e meu filho

Como falar com ela: [email protected]





Atualizado em 6 Set 2011.