Guia da Semana

Foto: Getty Images



Para a primavera/verão 2010, a tendência dos desfiles de moda masculina em Milão foi um misto de alfaiataria e moda casual, com sapatos esportivos evocando um tema ligado às viagens.

Silhueta enxuta e firme está em evidência. Nos desfiles de Gianfranco Ferre e Roberto Cavalli, os ombros eram definidos e as calças, acinturadas e justas. A Bottega Veneta expôs calças em formato de V, folgadas em cima e justas embaixo, com camisas e paletós justos.

Com a temperatura alta deixando o corpo mais à mostra, Cavalli propôs regatas cavadas e a Dolce & Gabanna mostrou sungas mínimas, também vistas na Versace.
Miuccia Prada apostou nos cinzas, preto e branco, numa coleção urbana.

Empório Armani, que leva o sobrenome do estilista Giorgio, apresentou ternos em tons discretos de cinza, com corte justo, ombros definidos, calças com "preguinhas" na frente e bainhas viradas para cima. Nesta grife, o estilista apostou no clássico: os ternos eram "axadrezados" ou listrados e as camisas tinham estampas grandes.

Armani também expôs ternos brancos com tops estampados azuis. O branco esteve ainda em evidência nos desfiles de Salvatore Ferragamo e Ferre. Já Versace e Gucci, iniciaram seus desfiles com homens vestidos de branco ou tons de creme.

A Versace também apostou no conforto, com túnicas desabotoadas e paletós em estilo safári, vistos ainda nos desfiles de Ermenegildo Zegna e Ferre.

Para o Outono/Inverno 2010, as tendências foram divulgadas na Semana de Moda de Milão, apresentando uma imagem clássica e elegante, de homens importantes, que cuidam de si mesmos e de sua aparência. Este novo estilo de homem tem o profundo desejo de recuperar as antigas tradições clássicas e ideais, sem esquecer-se de olhar para o futuro, nem deixar de lado a necessidade de se adaptar as velhas tradições aos tempos modernos.

O homem passa a saber realmente o que busca: uma independência e autoconfiança, sem deixar para trás seu charme natural e elegância.

Alguns elementos importantes desse estilo clássico-formal são as gravatas ultra-elegantes e os coletes, agora "reintroduzidos" em um estilo mais moderno e casual.

Há uma redescoberta de tecidos de alta qualidade, com aspecto macio e quente, logo, os estilistas optaram pela lã e cashmere para suas criações.

As calças skinny continuarão na estação, além de algumas de comprimento até o tornozelo, dando a impressão de uma maior altura. Camisas e pulôveres requisitados, às vezes em estilo mais sério, ou decorados com couro. Casacos de origem simples, mas também clássicos, sendo compridos e feitos de lã quente. O corte não deixa de ser ajustado ao corpo, relembrando o clássico corte de estilo inglês, com suas características ajustadas e de referência militar. Ombros amplos, cintura e calças mais ajustadas.

As cores abrangem o cinza ou azul. Outros desfiles internacionais trazem tons focados em formas mais sérias como o azul escuro, branco, marrom, roxo, vinho, vermelho brilhante e o verde.

Look com estilo e ao mesmo tempo confortável. Por exemplo, as jaquetas não são restritas ao couro natural simples, mas alguns designers optaram pelo couro de crocodilo, um item prestigioso e luxuoso.

Quem é o colunista: Alexandre Taleb.

O que faz: Consultor de Imagem (Coloração Pessoal, Personal Stylist e Personal Shoppers.

Pecado gastronômico: Comida árabe.

Melhor lugar do Brasil: o País todo.

Fale com ele: [email protected] ou acesse seu blog

Atualizado em 6 Set 2011.