Guia da Semana

As edições do meio do ano das duas principais semanas de moda do país são sempre muito especiais para a mulher brasileira, já que unem duas grandes paixões: a moda e o verão. Muitas cores, estampas, trabalhos artesanais e modelagens amplas foram destaque na última edição do Fashion Rio e do São Paulo Fashion Week - SPFW.

A temporada de moda brasileira começou no Rio de Janeiro, com o Fashion Rio, que aconteceu entre 30 de maio e 4 de junho, no Píer Mauá. As grifes cariocas mostraram peças versáteis e que valorizam o corpo da mulher, e o colorido foi um elemento essencial na maioria dos desfiles. O destaque ficou para o estilo alfaiataria empregado em roupas casuais.

Nove dias após o término da semana de moda carioca, chegou a vez de São Paulo brilhar no mundo fashion. Do dia 13 a 18 de junho, a Fundação Bienal abrigou as passarelas da SPFW Verão 2012.

Uma dicotomia de estilos marcou as coleções das grifes paulistas, como a mistura do clássico com o moderno, das cores fortes com as sóbrias, da modelagem mais seca com a ampla. Para as mulheres que querem ficar na moda neste verão, o Guia da Semana selecionou as principais tendências. Confira!

Vestido-paletó

Fotos: Divulgação

Já foi sinônimo de peça clássica, teve corte de alfaiataria, foi repaginada, ganhou versões mais curtas e até foi feita com tecidos esportivos, como moletom. Apareceu nas edições mais recentes das principais semanas de moda em formato maior, no puro estilo boyfriend. Agora, a tendência é o paletó cumprindo a função de vestido. André Lima apresentou uma versão para noite, feita com brilhos, na passarela do SPFW.

André Lima no SPFW





Calça curta


A modelagem de calças com barras mais curtas vem tentando emplacar nas últimas coleções mostradas no SPFW e no Fashion Rio. Este ano, o estilo veio com tudo e vários estilistas como Pedro Lourenço, André Lima e Alexandre Herchcovitch fizeram versões mais justas ou soltinhas para o verão 2012. No Rio de Janeiro, a grife Andrea Marques adotou o estilo em todas as calças da nova coleção.

Andrea Marques no Fashion Rio





Calça pantalona

As roupas mais amplas desenham uma silhueta mais solta e ficam muito bem nas mulheres com formas menos voluptuosas. A proposta apareceu em várias peças nos desfiles, mas o destaque ficou para a pantalona. Em São Paulo, a calça vestiu as modelos das grifes Paula Raia e adotou versão transparente na coleção de Ronaldo Fraga, que teve inspiração nas músicas de Noel Rosa. No Rio de Janeiro, as marcas Filhas de Gaia e Auslander também trouxeram o estilo para suas coleções.

Paula Raia no SPFW




Macacão



Como a estação da vez é o verão, o macacão também adota formas mais soltas em prol do conforto e do frescor. A estilista Adriana Degreas mostrou uma peça que une sofisticação e conforto em um macacão estampado de um ombro com só, com manga larga e calça estilo pantalona. Reinaldo Lourenço foi outro que trouxe a pela para a passarela do SPFW.

Adriana Degreas no SPFW





Jeans

Menos básico do que nunca, o jeans é mais uma vez um hit da coleção do verão 2012. Na coleção de Herchcovitch para o Fashion Rio ele reinou em absoluto e adotou várias lavagens e formas diferenciadas, como em blusas estilo corpetes, camisetas, saias, calças e vestidos, mas sempre formando um look com muita feminilidade. A TNG foi outra grife que ofereceu vida longa ao reinado do jeans em sua última coleção mostrada no Rio de Janeiro.

Herchcovitch no Fashion Rio





Transparência

Para noite ou para o dia, as roupas deste verão vão contar com muita transparência e deixar a mulher brasileira ainda mais sensual. A grande dica para usar sem medo é optar por lingeries que não se sobressaem à peça. Nos desfiles da SPFW e do Fashion Rio, a transparência apareceu em vestidos, saias, calças, blusas e até em camisas sociais. Os expoentes do estilo em São Paulo foram Reinaldo Lourenço, Ronaldo Fraga, Cori e Animale; no Rio, Auslander e British Colony.

Ronaldo Fraga no SPFW





Listras




Não apenas representando o estilo navy ou marinheiro, com as cores branca e azul-marinho, a clássica estampa de listras invadiu as passarelas nas coleções para o verão 2012. A Colcci e a Cori trouxeram as listras em várias peças, em cores, espessuras e texturas diferenciadas no SPFW.

Cori no SPFW





Geométricos



Triângulos, retângulos, quadrados ou basicamente qualquer outra forma geométrica está em alta nas estampas. Variando de tamanhos pequenos até formas mais extravagantes, de cores sóbrias até um complexo de formas multicoloridas, a estampa geométrica saltou aos olhos nos modelos das grifes André Lima, Reinaldo Lourenço e Neon, no SPFW; TNG e Cantão, no Fashion Rio.

Neon no SPFW





Recortes vazados e detalhes artesanais



A partir de desenhos geométricos ou formas florais, muitas peças enriqueceram com recortes vazados, geralmente cortados a laser. Glória Coelho, Maria Bonita e Ronaldo Fraga foram expoentes desse estilo em São Paulo. A coleção da grife Maria Bonita também apresentou peças com outra tendência marcante: os detalhes artesanais, como bordados, crochê e tapeçaria.

Maria Bonita no SPFW





Amarelo-lima, azul e preto e branco

São as cores que vão invadir o verão! As tonalidades de amarelo estão todas em alta, mas o destaque fica para o amarelo-lima, que apareceu nos desfiles da Cori e Neon, no SPFW. Em grande parte das coleções apresentadas no Fashion Rio, os tons de azul estamparam as peças das grifes cariocas, como British Colony, Cantão e Filhas de Gaia. Já o preto e branco apareceu como marca do André Lima, da Neon e da Cori, em São Paulo.

Cantão no Fashion Rio





Atualizado em 24 Jun 2014.