Guia da Semana


Foto: Getty Images

Com a proximidade do verão, além de novos ares e temperaturas, chegam as novas tendências para o visual. Pensando nisso, o Guia da Semana conversou com o hair stylist Francisco Oliveira, proprietário da ADFs Espaço Beleza. Na área há 23 anos, o profissional deu as dicas de como serão os cortes e as cores do verão 2009/2010.

Os cabelos da estação mais quente do ano serão curtos e médios, todos desfiados e com movimento, trazendo leveza e ao mesmo tempo frescor, características mais do que bem-vindas para a época. Para as mulheres negras, Francisco aconselha que o corte seja mediano e que o penteado seja feito com o auxílio de um modelador de cachos.

Ainda sobre os cortes, Francisco acredita que o melhor é que o trabalho seja desenvolvido com tesouras, utilizando a navalha apenas para complementar o trabalho, facilitando a vida da mulher na hora do penteado cotidiano. "O importante é que o corte funcione no dia a dia, não apenas no salão", esclarece.

Quanto à coloração, a dica para quem tem a pele muito clara é que ela seja feita à base de luzes com tons frios como o cinza e o bege. Às morenas, é aconselhável um tom sobre tom com uma gradação que gire em torno do marrom cacau. No caso das loiras naturais que querem mudar a cor de seus cabelos, o ideal é fazer luzes com três tons diferentes.

Independente da cor e do corte, Francisco lembra que todas as mulheres devem usar xampu e condicionador específicos para cabelos coloridos. É importante que os produtos tenham filtro solar. Além disso, deve-se fazer uma hidratação a cada 15 ou 20 dias. Também é aconselhável que os penteados sejam feitos com o auxílio de uma pomada modeladora.


Atualizado em 26 Set 2011.