Guia da Semana
Música
Por Rafaela Piccin e Marco Sá

Melhores discos nacionais lançados em 2013

Veja a nossa lista de melhores álbuns internacionais e nacionais desse ano.

Charlie Brown Jr., apesar de não existir mais, lançou um álbum póstumo marcante em 2013 (Divulgação)

Com o fim de 2013, é de praxe fazer listas com retrospectivas do ano. No Guia da Semana já listamos as melhores músicas, melhores shows, melhores filmes, entre outros.

+ Saiba os shows que rolam nessa semana em SP
+ Veja um roteiro com o melhor da programação grátis de SP

Para os amantes de música que valorizam a cultura nacional, segue nossa seleção de melhores discos lançados em 2013:

Charlie Brown Jr. - La Família 013

O álbum póstumo, ao contrário do que esperavam os fãs e a crítica, agradou e muito. Assim como os discos anteriores do Charlie Brown Jr., têm músicas com grande potencial - mal foi lançado e já tem dois hits bombando.

Emicida - O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui

O primeiro álbum de estúdio do Emicida, produzido pela Laboratório Fantasma, sem dúvidas merece um lugar na lista. Muito bem mixado, o disco demonstra maturidade também nas letras.

O Rappa - Nunca Tem Fim...

O Rappa fez um dos melhores álbuns de 2013 porque, após cinco anos sem inéditas, provou que a inspiração para letras conscientizadoras e melodias ainda é um dos fortes da banda, uma das maiores do Brasil.

Mundo Livre S/A vs. Nação Zumbi

As músicas não são lá inéditas, mas rearranjadas. No álbum, que contou com apenas dois shows para divulgação, Nação Zumbi toca as músicas do Mundo Livre, e vice-versa. As novas roupagens provaram que a conexão manguebeat vai muito além do que imaginamos.

Karol Conká - Batuk Freak

A rapper lançou seu primeiro disco, Batuk Freak, neste ano. Um som diferente do rap tradicional e do pop, mas que contém elementos de ambos estilos, é o que chega próximo dos hits de Karol Conká.

Rashid - Confundindo Sábios

Com 15 faixas e participações de Emicida, Di Milo e Dj Caique, o MC Rashid lançou sua mixtape "Confundindo Sábios" em 2013. É um dos melhores álbuns do ano pela qualidade dos versos - não só das rimas, mas da mensagem que buscam levar adiante.

Bixiga 70 - Bixiga 70

O primeiro já era bom; o segundo ficou melhor ainda. O álbum homônimo do Bixiga 70 continua seguindo a linha de mesclar ritmos africanos num som instrumental, mas cada vez mais sofisticado.

Rodrigo Amarante - Cavalo

Como Amarante declara na carta que escreveu para o disco, se reconheceu no vazio, nas saudades eclipsadas, saiu de si para poder enxergar-se melhor.

Móveis Coloniais de Acaju - De Lá Até Aqui

O terceiro álbum de estúdio da banda ainda carrega muito ska e rock em suas veias. O grupo revelou que o álbum está "mais rock do que nunca, com referências que vão da soul music até baladas beatlemaníacas, passando pelo disco dos anos 70".

Selton - Saudade

Eles são gaúchos e vivem em Milão, cantando em português, inglês e italiano. Um dos melhores discos de 2013 é produzido em parceria com Tomasso Colliva, que já trabalhou com bandas como Phoenix e Franz Ferdinand. Selton tem uma mistura de Beatles com Tropicália e até uma versão de "Qui nem jiló" (Luiz Gonzaga) com participação de Arto Lindsay.

Vanguart - Muito mais que o amor

O terceiro disco da banda de Cuiabá parece uma resposta ao anterior. Mais pop e ensolarado, inclui definitivamente a violinista Fernanda Kostchak na formação. Como o nome já diz, as letras mais alegres falam de esperanças e reencontros, sem abandonar a pegada folk que os consagrou.

Apanhador Só - Antes que tu conte outra

O segundo disco da banda gaúcha soa bem mais agressivo, muito por conta de canções como "Mordido" e "Por trás", que traz versos como "Qual é, afinal, o peixe que tu tá vendendo?". A mudança de atitude foi muito bem recebida pelo público e crítica.

Marcelo Jeneci - De Graça

O segundo disco do paulistano consegue ser ainda mais abrangente que o de estreia, mas aina assim, sem soar relapso. Como se fosse para toda a família, inspira-se na temática "O melhor da vida é de graça" e tem arranjos ainda mais refinados, além da voz doce da fiel escudeira Laura Lavieri.


Por Rafaela Piccin e Marco Sá

Atualizado em 29 Dez 2013.

Mais notícias

10 bandas de K-Pop para ouvir e entender o fenômeno

Música

12 artistas de R&B que você precisa ouvir

Música

Os melhores clipes de 2020... até agora

Música

12 novas divas do pop para ouvir o quanto antes

Música

10 álbuns lançados em junho para ouvir o quanto antes

Música

Os 10 melhores álbuns de 2020... até agora

Música