Que tal fazer um passeio diferente e barato em São Paulo?.
Passeios
Foto: Shutterstock
Fazer um piquenique ao ar livre é uma boa opção para quem quer reunir a galera sem gastar quase nada. Em São Paulo, parques, espaços culturais e as praias urbanas costumam atrair amigos, casais ou famílias em busca de ambientes agradáveis para esticar a toalha na grama, sentar, comer e conversar.
Gostou da ideia? Então confira 12 lugares perfeitos para fazer um piquenique em SP:
O Parque da Aclimação é um daqueles lugares perfeitos para um passeio ao ar livre: além das inúmeras atividades disponíveis no local e espaço para esportes, ele conta com um imenso gramado, onde paulistanos amam reunir os amigos e família para fazer um piquenique. Ao todo são 112 mil metros quadrados de área verde, com pista de cooper de 5 km que circunda um incrível lago. O parque abriga ainda uma concha acústica, jardim japonês com espelho d’água, aparelhos de ginástica, parques infantis, paraciclo e campos de futebol, voleibol e basquetebol.
Foto: Shutterstock
Parque do Ibirapuera
Um dos cartões postais de São Paulo também é um dos passeios mais procurados pelos paulistanos quando o assunto é área verde na capital. Considerado um dos maiores parques da cidade, o local é um verdadeiro refúgio para aqueles dias que queremos sair da rotina e ter contato com a natureza. Com diversas áreas verdes e um imenso lago, opção de lugares para fazer um piquenique é o que não falta. São impressionantes 1,5 milhão de metros quadrados para correr, caminhas e usar da maneira que mais lhe agradar. Para esticar o passeio, é possível visitar o Planetário ou o Museu de Arte Moderna que ficam ali.
Foto: Chena Llanos/Reprodução/Site Oficial
Museu da Casa Brasileira
Localizado em plena Avenida Brigadeiro Faria Lima, o Museu da Casa Brasileira possui um lindo jardim com mais de seis mil metros quadrados, ideal para se sentir mais próximo à natureza em meio a uma das avenidas mais movimentadas de São Paulo. O espaço dedica-se às questões da moradia no Brasil pelo viés do design e da arquitetura, e serve de espaço a diversas exposições dessas áreas, além de ser referência nacional e internacional. Os frequentadores costumam estender suas toalhas na parte de trás do museu, que possui um gramado impecavelmente verde e limpo.
O Parque da Água Branca, que tem a entrada de animais proibida, guarda um pedaço do interior cafeeiro de São Paulo em meio à Zona Oeste da Capital. Lá é normal encontrar galinhas, cisnes e filhotes de aves andando harmoniosamente em meio aos visitantes, coisa que dificilmente encontramos por aqui. Um espaço charmoso guarda o local perfeito para um piquenique ou almoço em família: mesas de madeira em meio a árvores e muito verde atraem moradores da região aos finais de semana.
Foto: Shutterstock
Parque Villa-Lobos
O Parque Villa Lobos, localizado na região de Alto de Pinheiros, é o lugar ideal para praticar esportes, fazer piquenique, brincar com crianças, andar de bicicleta e skate. Os paulistanos costumam escolher o local para passar as tardes e admirar o pôr do sol. Água de coco e aluguel de patins e bicicletas são algumas das opções por lá. Em relação às áreas verdes, opção é o que não falta, mas as sombras das árvores são as mais concorridas. Para quem quer algo mais elaborado, existem alguns quiosques com bancos e coberturas.
Foto: Shutterstock
CCSP
Você sabia que além das incríveis atividades culturais e exposições, o Centro Cultural de São Paulo é um dos passeios mais interessantes e diferentes da capital? Por lá é possível participar de oficinas, mostras, exibições de filmes e ainda visitar o jardim na cobertura, que tem uma vista privilegiada da Avenida 23 de Maio e da Vergueiro. Com entrada gratuita, o jardim suspenso costuma ser ocupado de diversas formas: para fazer piqueniques, participar de exibições de cinema ao ar livre e até mesmo para admirar a paisagem.
Foto: Shutterstock
Jardim Botânico
O Jardim Botânico, na zona sul de São Paulo, é daqueles lugares que deveria ser obrigatório para todo paulistano. O contato com a natureza e paz e sossego são os atrativos do local - e nem parece que estamos na cidade! Além de ótimos lugares para fazer piquenique, o Jardim conta com muitas outras atrações, como o Museu Botânico, jardins dos mais diversos tipos, estufa, lanchonete e pistas de caminhada.
Foto: Shutterstock
Parque do Carmo
Famoso pelas lindas cerejeiras, o Parque do Carmo conta com flora diversificada e rica fauna de Mata Atlântica, onde diferentes animais encontram refúgio e alimentação - o que torna a reprodução de inúmeras espécies favorável. Há também pistas de atletismo, cooper, campo de futebol, trilha ecológica, lanchonete, playground, um museu de ecologia, um anfiteatro ao ar livre reservado para shows e, claro, área para piqueniques.
Foto: Shutterstock
Cinemateca Brasileira
O matadouro municipal, de onde saíam toneladas de carne para serem vendidas por toda São Paulo no início do século 20 é, hoje, o local onde muitas histórias são contadas por meio do cinema. O espaço conhecido como Cinemateca, na Vila Mariana, adaptou as instalações para abrigar salas de projeção, conservação e restauro de filmes. Principal acervo do cinema brasileiro, a Cinemateca tem uma programação intensa de mostras, incluindo a tradicional Mostra de Cinema de Direitos Humanos, sessões ao ar livre e retrospectivas com grandes cineastas. Além disso, é possível fazer um passeio pelo espaço apenas para conhecer ou até mesmo realizar um piquenique, sendo autorizada a entrada de cães de pequeno porte. Para fazer piquenique por lá, você precisa preencher o formulário.
Foto: Shutterstock
Praça do Pôr do Sol
A Praça Por do Sol é conhecida por sua vista fantástica na Zona Oeste da cidade. No fim da tarde, jovens e famílias se reúnem para admirar o pôr do sol. É muito comum, também, ver grupos estendendo suas toalhas e fazendo piqueniques por ali.
Foto: Shutterstock
Parque da Independência
Que tal fazer um piquenique em um lugar cheio de história? O Parque da Independência, inaugurado em 1989, tem esse nome por guardar elementos históricos importantes para a história da Independência do Brasil, tombados pelos órgãos de preservação histórica em esfera municipal, estadual e federal. Lá você pode encontrar o famoso Museu do Ipiranga, os belos jardins inspirados nos de Versalhes, o Monumento à Independência e a Casa do Grito, que fica perto de onde, conta a história, D. Pedro declarou a independência do país com o famoso grito “independência ou morte!”.
Foto: Shutterstock
Museu da Imigração
O Museu da Imigração tem como objetivo preservar toda a história das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes, proporcionando assim um encontro entre várias histórias e pessoas. É o caso dos italianos, que vieram para o nosso país e deixaram muitas marcas em nossa história, política e cultura. No museu, você consegue entender todo o processo de imigração deles e de vários outros povos que chegaram aqui. Seu jardim tem quase três mil metros quadrados, com várias espécies de árvores e plantas, além de infraestrutura para piqueniques.
Por Juliana Sartori
Atualizado em 13 Mai 2019.
Mais notícias
Starbucks inaugura loja drive-thru no Brasil; saiba tudo!