Domingo é conhecido como o dia da preguiça, mas quem mora em São Paulo sabe que é possível encontrar diversos passeios incríveis para curtir ao máximo o restinho do final de semana. A dica é aproveitar a calmaria da cidade para explorar lugares que você sempre teve vontade de conhecer ou, quem sabe, fazer aquele programa que só acontece aos domingos.
Pensando nisso, o Guia da Semana fez um roteiro de passeios perfeitos para fazer no domingo em São Paulo. Confira:
Galeria de fotosCurtir a Avenida Paulista, que é fechada para carros
Foto: Shutterstock
Curtir a Avenida Paulista, que é fechada para carros
Um dos cartões postais da capital também se transforma em uma verdadeira praia urbana aos domingos e feriados. Sem a passagem de carros e ônibus no local, os pedestres podem explorar a Avenida Paulista, com seus 2,7 km, a pé. São diversos tipos de programas para fazer por lá: além de curtir os parques, praças, restaurantes e passear nas diversas lojas, é possível andar de bicicleta, skate, praticar esportes ao ar livre e até mesmo levar cadeiras de plástico para curtir um dia tranquilo! Em dias especiais e de mais movimento, rola até shows ao vivo e rodas de música.
Fechada para carros: domingos e feriados, das 10h às 18h
Foto: Shutterstock
Tomar um café da manhã orgânico no Parque da Água Branca
O Parque da Água Branca, que tem a entrada de animais proibida, guarda um pedaço do interior cafeeiro de São Paulo em um cantinho incrível da zona oeste da capital. O local guarda refúgios em meio à cidade e nem parece que se encontra na imensa Avenida Matarazzo – lá é normal encontrar galinhas, cisnes e filhotes de aves andando harmoniosamente em meio aos visitantes. Seja para ler um livro, fazer exercícios ao ar livre, meditar, participar de aulas de yoga, fazer um piquenique ou almoço em família nas mesinhas de madeira, a ida ao Parque da Água Branca realmente vale a pena. Aos domingos é realizado um café da manhã orgânico junto com uma feira de produtos orgânicos.
Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 06h às 20h. Entrada Gratuita.
Foto: Shutterstock
Explorar a feirinha da Liberdade
Aos domingos é realizada a tradicional Feirinha da Liberdade, evento em que é possível encontrar de tudo um pouco: desde comidas típicas a bugigangas. Para os mais tradicionais, a pedida é provar os deliciosos Yakissobas. Já para quem quer arriscar, o bolinho de feijão doce costuma fazer sucesso. Além das explosões gastronômicas, é possível encontrar lembranças, itens da cultura japonesa, acessórios e muito mais. Vale a pena a visita!
Foto: Shutterstock
Ver um jogo de futebol na Vila Madalena
Não perde as partidas de futebol que rolam de domingo? A dica é inovar e assistir à programação em outros lugares. A Vila Madalena, um dos bairros mais boêmios de São Paulo, é o ponto perfeito para reunir a galera e ver um jogo mais animado. São muitas opções de bares para todos os gostos e estilos.
Foto: Shutterstock
Admirar a paisagem no Mirante 9 de Julho
De abandonado e esquecido a redescoberto, transformado e inesquecível, o Mirante 9 de Julho tornou-se um local único para quem ama arte, música e cultura. Mais do que um monumento histórico reocupado, é também um espaço cultural, cafeteria e restaurante. Durante o dia, o Mirante é aberto como ponto de encontro para trabalho, reuniões e palestras – um co-working que não cobra taxas e não tem frescuras, que disponibiliza internet, mesa, espaço, comida boa e café para quem precisa. Além das tradicionais sextas-feiras com happy hours, o local sempre recebe festas, exibe filmes, arrecada livros e faz eventos bacanas. Para ficar por dentro e se programar, acompanhe o Mirante 9 de Julho nas mídias sociais: @mirante9dejulhoe Facebook.
Horário de funcionamento: Espaço cultural: de terça a domingo (e feriados), das 10h às 22h
Foto: Shutterstock
Curtir um cinema de rua no Petra Belas Artes
Ir ao cinema dos shoppings é bem tradicional para os paulistanos, mas que tal variar um pouco e ir a um cinema de rua? Um dos endereços mais legais é o Petra Belas Artes, que sempre tem uma programação diferenciada, apresentando filmes que geralmente não estão em cartaz nos cinemas de centros comerciais. Para ver a programação, basta acessar o site deles, que vende ingressos online.
Foto: Shutterstock
Conhecer as obras da Pinacoteca
A Pinacoteca do Estado tem recebido as principais exposições que chegam à cidade – sem contar as mostras permanentes que ocupam os andares superiores do local. Além de ser um passeio obrigatório para todos os paulistanos, a Pinacoteca está localizada em um lugar privilegiado: ao lado da Estação da luz e do incrível Parque da Luz. Para estender o passeio, almoce ou dê uma passadinha na charmosa Cafeteria Flor Café, que possui uma área externa maravilhosa.
Horário de funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 17h30 (com permanência até às 18h). Entrada gratuita aos sábados (R$10 nos demais dias).
Foto: Shutterstock
Curtir o final de tarde na Praça Pôr Do Sol
A Praça Pôr do Sol, ou Praça Coronel Custódio Fernandes, localizada na região de Pinheiros, é uma ótima opção de passeio para ver a cidade do alto e, de quebra, admirar uma paisagem incrível. Nos finais de semana, ao cair da tarde, o local deixa de ser uma simples praça e torna-se um dos points da cidade para apreciar um belíssimo entardecer, regado de muita música e animação. Jovens e famílias costumam levar cangas ou cadeiras para passar o tempo vendo a paisagem. Além disso, o local costuma sediar batalhas de rap e rodas de música ao vivo.
Foto: Shutterstock
Praticar exercícios ao ar livre no Minhocão
O Minhocão é um dos principais lugares para praticar esportes ao ar livre em meio à cidade, seja para uma caminhada sossegada ou até mesmo andar de bicicleta e skate. Tudo isso porque a via fecha para carros diariamente, das 20h às 9h, e aos finais de semana e feriados o dia todo. Às vezes são realizadas feiras gastronômicas e não é difícil encontrar vendedores de roupas e comidinhas por lá. Ao todo são 3,5 km de pista livre para usar como quiser.
Fechada para carros: diariamente, das 20h às 9h | sábados, domingos e feriados, 24h
Foto: Shutterstock
Andar pelos Jardins do Museu do Ipiranga
O Museu do Ipiranga é um dos pontos turísticos mais importantes de São Paulo, considerado um passeio obrigatório para todos que desejam conhecer melhor a história da cidade e do Brasil. Acontece que, por motivos de reforma, ele permanecerá fechado até 2020. Porém, é possível se aventurar pela área externa do museu — que por si só já vale a visita. O chamado Parque do Ipiranga guarda inúmeras surpresas em meio à cidade movimentada: seus jardins ornamentados e minuciosamente moldados são um verdadeiro colírio para os olhos. Seja para praticar exercícios ao ar livre, andar de skate ou simplesmente fazer uma deliciosa caminhada, o local é uma ótima pedida.
Horário de funcionamento: Diariamente, das 05h às 20h . Entrada Gratuita.
O Parque Estadual do Jaraguá fica localizado na região noroeste de São Paulo e abriga um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica dentro da capital. O local é conhecido principalmente pelo Pico do Jaraguá que, com seus 1.350 metros de altitude, é considerado um dos pontos mais altos da cidade. Existem muitas opções de trilhas por lá nas mais diversas dificuldades, mas o destaque do local é a Trilha do Pai Zé, que leva ao Pico do Jaraguá. Ela tem cerca de 3,6 km (ida e volta), que são percorridos em torno de 2 horas e meia.
Horário de Funcionamento: de segunda a domingo, das 7h às 17h. Entrada gratuita.
Foto: Shutterstock
Apreciar a arte de rua no Beco do Batman
Entre as vielas do bairro da Vila Madalena, mais precisamente nas ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, fica localizada uma galeria de grafite a céu aberto, conhecida como Beco do Batman – próxima à estação Clínicas do Metrô. Aproveite o passeio para tirar fotos e esticar em um dos bares da região – são tantos nos mais variados estilos que fica difícil escolher o melhor!
Foto: Shutterstock
Aprender sobre esporte no Museu do Futebol
Os apaixonados por futebol não podem perder esse passeio: o Museu do Futebol, inaugurado em 2008, conta a história dos mais lendários jogadores do Brasil e ainda reúne itens históricos. Tudo isso em 7 mil metros quadrados em baixo da arquibancada do Estádio do Pacaembu, um dos principais de São Paulo.
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h (com permanência até as 18h). Entrada gratuit às terças (R$15 nos demais dias).
Foto: Shutterstock
Comer um sanduíche de mortadela no Mercadão
Construído em 1933, o Mercado Municipal apresenta um dos projetos mais representativos do escritório de Ramos de Azevedo e abriga vitrais coloridos do artista russo Conrado Sorgenicht Filho. O local é ideal para achar frutas fora de época e especiarias típicas de outros países – são mais de 250 boxes para atender os desejos dos fregueses. Além disso, o espaço conta com uma área de alimentação, onde é possível comer o famoso pastel de bacalhau e o tradicional sanduíche de mortadela.
Horário de Funcionamento: de segunda a sábado, 6h às 18h | domingos e feriados, das 6h às 16h | Atacado, das 22h às 6h. Entrada gratuita.
Inaugurado em 1957, o Planetário Professor Aristóteles Orsini foi o primeiro do Brasil. A atração tem como objetivo sensibilizar o público para as questões do universo, em especial da astronomia. Reaberto em 2006, depois de restaurado e modernizado, o Planetário conta hoje com o projetor Zeiss StarMaster e uma cúpula de 18 metros de diâmetro. É um importante pólo de educação, cultura e entretenimento.
Confira a programação e os horários das sessões nosite oficial
Museu de Arte Moderna de São Paulo (Foto: Alf RIbeiro/Shutterstock)
Visitar os museus do Parque do Ibirapuera
Falando em Ibirapuera, não podíamos deixar de citar o circuito de museus e espaços culturais que existem dentro do parque. Por lá, você pode visitar o Museu Afro Brasil, o Museu de Arte Moderna (MAM), o Museu de Arte Contemporânea (MAC-USP), o Pavilhão das Culturas Brasileiras, a Oca e mais! Muita coisa boa reunida num lugar só.
Horário de funcionamento do parque: diariamente, das 5h à 00h
Foto: Shutterstock
Parque da Cantareira
O Parque Estadual da Cantareira (Núcleo Pedra Grande) é a prova de que é possível encontrar um oásis verde na capital sem ir muito longe. Localizado na Zona Norte, o parque possui uma área com mais de 7 mil hectares de Mata Atlântica, dividido em trilhas, lagoas e um mirante — da Pedra Grande — de onde é possível ter uma vista panorâmica da cidade. Com sorte, você ainda vai ver pássaros, macacos e até quatis.
Horário de funcionamento: sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h