De aquário subterrâneo à bar secreto: descubra o que a cidade guarda abaixo do chão.
Passeios subterrâneos
Foto: Shutterstock
Que a cidade de São Paulo é palco de diversidade e cultura, todo mundo já sabe. Não por acaso, milhares de pessoas visitam a capital para passear por museus, galerias, teatros, bares, baladas e tantas outras opções.
Entretanto, como todo lugar possui seus cantinhos secretos, os solos paulistanos também guardam alguns segredos que vão além dos trilhos do metrô. Conheça 9 lugares subterrâneos incríveis para visitar em São Paulo:
O Teatro do Centro da Terra situa-se a doze metros abaixo da superfície terrestre. Foi inaugurado no dia 3 de setembro de 2001, após dez anos de obras e escavações no quarto e quinto subsolos de um edifício, no bairro do Sumaré. Seu nome vem da sua localização subterrânea e é, também, uma homenagem ao espetáculo Viagem ao Centro da Terra, realizado em 1992 pela Kompanhia Teatro Multimidia de São Paulo.
Endereço: Piracuama, 19 - Sumaré
Foto: Reprodução/Facebook Raiz Bar
Raiz Bar
O Raiz Bar fica no subterrâneo do restaurante Jacarandá, localizado em Pinheiros. Com clima intimista, o espaço abaixo do restaurante conta com sofás, mesas baixas e um pequeno palco para shows.
Endereço: Rua Alves Guimarães, 153 - Pinheiros
Foto: Reprodução/Site Oficial
Subastor
Com clima intimista, o SubAstor é um bar embaixo de outro bar: o Astor, na Vila Madalena. Assim como o Raiz Bar, o SubAstor veio com a proposta de criar um ambiente misterioso onde são produzidos drinks dos mais variados, que seguem o melhor das tendências internacionais em um show de mixologia.
Endereço: Rua Delfina, 163 – Vila Madalena
Foto: Alf Ribeiro/Shutterstock
Aquário Subterrâneo do Parque da Luz
Criado como um horto botânico, o Parque da Luz foi tombado como Patrimônio Histórico e, além de uma maravilhosa paisagem e uma relaxante cascata, o jardim, localizado em um dos lugares mais movimentados da cidade, ainda oferece um passeio a um aquário subterrâneo, com diversas espécies de peixes.
Endereço: Praça da Luz, s/n – Bom Retiro
Foto: Shutterstock
Cripta da Catedral da Sé
A Cripta, que localiza-se bem abaixo do altar principal, tem 619 m² e 7 m de altura. Com piso de mármore, arcos com tijolos e quinze corpos de bispos portugueses e brasileiros sepultados, é um daqueles lugares únicos para se visitar.
Endereço: Praça da Sé
Foto: Reprodução/Facebook Casa das Caldeiras
Subsolo da Casa das Cadeiras
O espaço era a antiga casa - datada de 1920 - de máquinas da família Matarazzo, e hoje é focado na produção artística e cultural de São Paulo. Devido sua arquitetura, recebe diversos tipos de eventos.
Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 2000 – Água Branca
Foto: LucVi/Shutterstock
Passagem Literária da Consolação
A Passagem Literária passa por debaixo da Avenida Consolação e conta com diversas apresentações musicais, diferentes exposições e também um sebo.
Endereço: Rua da Consolação, 2423 - Consolação
Foto: Filipe Frazao/Shutterstock
Monumento à Independência
O Monumento foi criado no ano de 1922 e passou por várias reformas. Na principal delas, foi construída uma cripta, onde foram depositados os despojos da Imperatriz Leopoldina, os restos mortais de D. Pedro I e também de D. Amélia, segunda Imperatriz do Brasil.
Endereço: Praça do Monumento - Ipiranga
Guia da Semana Premium - Nossa melhor forma!
Aproveite o Guia da Semana de forma mais rápida, sem banners ou publicidade digital!