Guia da Semana

Um fenômeno natural vai iluminar ainda mais o céu e deixar os apreciadores da lua encantados. É que na véspera do dia 14 de novembro, será possível observar a maior Superlua já vista em 70 anos - quando a Lua Cheia coincide com o ponto mais próximo da Terra. Para se ter uma ideia, o satélite não chegava tão perto de nós desde 1948, e não voltará a fazê-lo até 2034.

A lua estará em sua fase cheia às 13h52 (antes do meio dia pelo horário de Brasília) do dia 14, ou seja, na madrugada de domingo, 13, já é possível admirá-la como lua cheia. A noite de segunda para terça, 15, também é um ótimo momento para manter seu foco no céu e observar esse espetáculo da natureza.

Como fenômenos como esse demoram décadas para acontecer, essa é a oportunidade perfeita para apreciar o céu de um ponto alto, longe da poluição e das luzes da cidade. Como em São Paulo cenários assim são bem difíceis de encontrar, o Guia da Semana indica os 5 melhores pontos para observar a Super Lua em São Paulo ou bem próximo da capital. Confira:

Praça Pôr do Sol, Pinheiros

A Praça Pôr Do Sol é um dos principais pontos para se admirar a cidade de São Paulo do alto. Embora seja localizada na região de Pinheiros, onde existem muitos prédios e luzes, o local costuma ser uma ótima opção para admirar o entardecer e o surgimento da Lua. Além de ser um dos pontos públicos mais movimentados da capital, é possível acessar wi-fi gratuitamente.

Endereço: Praça Coronel Custódio Fernandes, Pinheiros

Mirante de Santana, Jardim São Paulo

Para quem quer ver a SuperLua sem sair da cidade, uma boa dica é visitar o Mirante de Santana durante a madrugada. O local funciona como Estação Metereológica do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) e por isso é um dos pontos públicos mais altos da cidade! Localizado a cerca de 800 metros de altitude, o local promete atrair bastantes admiradores da lua durante a madrugada do dia 15.

Endereço: Praça Vaz Guaçu, s/nº, Jd. São Paulo

Pico do Olho D'agua, Mariporã

Já ouviu falar do Pico do Olho D'agua? O local fica na cidade de Mariporã, a cerca de 40 minutos de São Paulo e é um ótimo passeio curtinho para quem quer ver a Super Lua. A cerca de 1200 metros de altitude, o local é o ponto perfeito para quem quer ver um céu limpo, sem a interferência de luzes da cidade e poluição. O percurso pode ser feito de muitas formas, desde carro, bicicleta, moto, ou a pé, pois toda a via é asfaltada e existem até algumas casas pelo percurso.

Endereço: Avenida Georgetonw, 593

Pedra Grande, Atibaia

Atibaia fica localizada a 66 km de São Paulo, cerca de 1 hora, e possui um ponto incrível para admirar a Super Lua. A Pedra Grande está a 1500 metros de altitude e costuma ser um dos points da cidade, principalmente quando o assunto é asa delta e lugares altos. Para observar o fenômeno, é possível percorrer todo caminho de carro que leva ao topo da montanha.

Endereço: Acesso pelo Km 65 da rodovia SP-065 (direção Jacareí)

Pico do Urubu, Mogi das Cruzes

A cidade de Mogi das Cruzes fica bem próxima a São Paulo, cerca de 60 km de São Paulo e é uma ótima opção de passeio curtinho em SP. O Pico do Urubu é um dos melhores pontos da cidade, perfeito para ver a Super Lua já que fica em um local bem alto, longe da poluição e das luzes da cidade. É possível fazer o percurso a pé ou de carro.

Endereço: Estrada da Cruz do Século (entrada via Av. Lothar Waldemar Hoenne)

Meditação da Super Lua

Para quem gosta de meditar e se livrar do estress e cansaço, uma boa dica é participar da Meditação da Lua que irá acontecer dia 14 (segunda) em três pontos diferentes da capital. Quem quiser participar basta ir ao local com uma canga, toalha ou esteira de yoga.

Onde:

ZS - Parque Ibirapuera - Praça da Paz (Portão 8)
ZO - Praça Charles Miller (Em frente ao Pacaembu)
ZO - Praça da Nascente (antiga Praça Homero Silva, Av Pompeia 2140)

Quando: dia 14 de novembro (segunda) das 20h ás 22h

Para mais informações acesse a página oficial do evento clicando AQUI.

Novembro terá maior Superlua em 70 anos; saiba como assistir

Veja como acompanhar o fenômeno que acontece no dia 14

5 lugares em SP para curtir o tempo a mais de sol do horário de verão ao ar livre

Confira um roteiro perfeito para curtir os dias com sol extra em São Paulo

15 passeios exóticos para fazer em São Paulo

De tribos indígenas à Bolsa de Valores, saiba o que fazer para sair do senso comum

Por Juliana Sartori

Atualizado em 9 Nov 2016.