Guia da Semana

9 lugares incríveis que você não sabia que existiam em SP

Locais nos conectam tanto com a natureza que nos fazem sentir longe da capital.

A cidade de São Paulo possui tantos lugares, que até quem mora há muito tempo na capital desconhece muitos deles e vive descobrindo novos tesouros para visitar - o que deixa o local ainda mais gostoso. Entretanto, quem busca um contato maior com a natureza acaba sempre fugindo da capital para outras cidades quando, sem saber, poderia encontrar bem pertinho de si. 

Pensando nisso, o Guia da Semana lista 9 lugares incríveis que você não sabia que existiam em São Paulo. Confira:

SÍTIO MORRINHOS

Para quem ainda não conhece, o Sítio Morrinhos, localizada na zona norte, é um conjunto arquitetônico composto pela casa sede, construída no início do século XVIII, por diversas construções anexas datadas da segunda metade do século XIX e outras do início do século XX. Todo o conjunto está implantado no centro de uma extensa área verde, formada por árvores frutíferas e ornamentais.
O local, além de lindo, disponibiliza exposições incríveis e conta com acervo arqueológico, fotográfico, etnográfico, assim como coleções de bens móveis históricos e fitas cassetes sobre a história oral.

SOLO SAGRADO DE GUARAPIRANGA

Construído em 1991, o local, que pertence à Igreja Messiânica, é um dos maiores parques de contemplação da natureza do Brasil. Com alamedas floridas e uma moderna instalação, o espaço é utilizado principalmente por instituições públicas, particulares e religiosas para a realização de eventos e cerimônias.
Uma escada ladeada por floreiras conduz o visitante até o templo, construído em forma de anel e sustentado por 16 pilares de 18 m de altura. O Centro Cultural abriga exposições e conta com salas multiuso e audiovisual, onde acontecem cursos e oficinas. Vale lembrar que o Solo Sagrado está aberto apenas para visitas de grupos, agendadas com, pelo menos, sete dias de antecedência.

CASA DO BANDEIRANTE

Localizada no Butantã, às margens do Rio Pinheiros, a Casa do Bandeirante é uma residência rural construída em uma vasta área periférica ao centro urbano da cidade de São Paulo. A casa representa um raro exemplar das construções da época dos bandeirantes e atualmente abriga um museu que remete à sede de um sítio paulista setecentista, montado com móveis e utensílios históricos adquiridos no interior de São Paulo e Minas Gerais. A casa recebe mostras, eventos e exposições temáticas sobre diversos momentos da história paulista. O espaço também faz parte dos roteiros turístico-históricos da cidade e está aberto à visitação de terça a domingo.

YACHT CLUB SANTO AMARO

Localizado às margens da Represa Guarapiranga, o Yacht Club Santo Amaro surgiu em 1930 como clube de vela da comunidade alemã em São Paulo. Desde então, tornou-se peça fundamental do iatismo brasileiro, auxiliando na formação de grandes campeões. Entretanto, o local também é muito procurado por pessoas que não praticam o esporte, para almoçar, conectar-se com a natureza e até fazer um passeio de barco.

PAVILHÃO JAPONÊS

Construído no Japão, o Pavilhão Japonês foi completado em janeiro de 1954 e trazido para o Brasil em abril do mesmo ano. O pavilhão foi feito para comemorar o quarto centenário de São Paulo e demonstrar a gratidão nipônica à cidade.
O espaço conta com uma área de 7.500 metros quadrados e uma área construída de 570 metros quadrados. O prédio principal representa a arquitetura nipônica. Todo material envolvido na obra e no jardim foi trazido do Japão.

A atração também conta com o Salão de Exposição de Arte Japonesa, que mantém em seu acervo roupas de samurais, esculturas do século XI, estatuetas e vasos de várias dinastias. Já o salão nobre possui 80 metros quadrados e fica a dois metros do chão.

PARQUE ANHANGUERA

Localizado no bairro Perus, o Parque Anhanguera possui uma área de aproximadamente nove milhões de metros quadrados de mata atlântica. Instalado em um área remanescente do Sítio Santa-Fé, próxima ao Pico do Jaraguá, o local possui trilhas, ciclovias, quadras, pista de cooper, orquidário, playgrounds e área com cabanas para festas com churrasqueiras públicas.
Apenas uma parte do parque é acessível ao público, já que a maior parte tem acesso restrito. Para completar a paisagem, o espaço possui matas ciliares, campos secos, brejos, capoeiras e uma grande quantidade de cursos d´água. Os brejos e as várzeas constituem o principal abrigo para répteis e anfíbios.

FUNDAÇÃO MARIA LUISA E OSCAR AMERICANO

Preservando a natureza, reunindo peças e documentos ligados à história do Brasil, realizando cursos, concertos e outras atividades culturais, a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano oferece aos visitantes um panorama do passado e do presente do País. Ampliado e enriquecido continuamente, o espaço da Fundação permite uma visão das diversas etapas de nossa história.

FUNDAÇÃO EMA KLABIN

Infelizmente nem todas as pessoas conhecem a Fundação Ema Klabin. Infelizmente porque a casa, como já foi chamada, é um verdadeiro oásis no meio do caos paulistano e parece um refúgio ou um paraíso escondido, tendo em vista que estar entre seus cômodos e jardins faz com que nos sintamos em um lugar completamente diferente de todos os que já estivemos antes. Os corredores e todos os cômodos foram mantidos como Ema deixou e mostram sua imensa coleção de arte - desde livros raros a obras e arte em suas mais diversas formas.

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO

Todo mundo já conhece o CCSP, mas muitas pessoas ainda não sabem que no local, além de toda sua diversidade cultural, possui uma horta coletiva no topo do prédio. A horta, que começou a ser cultivada a partir de mudas e materiais cedidos pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, é mantida por apoiadores e voluntários em mutirões coletivos mensais em que qualquer pessoa interessada pode ajudar. O objetivo é produzir alimentos de qualidade e ampliar a relação entre o CCSP e seus freqüentadores e vizinhos.

Atualizado em 10 Set 2016.

Por Nathália Tourais
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

8 lugares em São Paulo que exibem filmes de graça

Confira um roteiro com salas de cinema na cidade que exibem filmes de graça ;)

Show gratuito de Sidney Magal e intervenções culturais marcam o Dia do Cooperativismo no Memorial da América Latina; saiba mais!

Marcado para 30 de junho, evento conta com atividades para adultos e crianças

São Paulo a pé: 10 ótimos centros culturais perto do metrô para você visitar

Vem ver como é fácil explorar a cultura de São Paulo sobre trilhos

Transmissão dos jogos da Copa do Mundo 2018 em hotéis de São Paulo

Assista os jogos da competição mundial em grande estilo!

Copa do Mundo, Festas Juninas e mais: 28 eventos imperdíveis que rolam neste final de semana em São Paulo

Assista ao primeiro jogo da Seleção Brasileira ou curta alguma exposição com entrada gratuita!

Programação dos shoppings de SP para as férias de julho de 2018

Veja opções de entretenimento para os pequenos durante as férias de julho