Guia da Semana

O mês de maio chegou e com ele diversas atrações bacanas para curtir em casa em tempos de isolamento social e quarentena. Seja um show virtual, um bate-papo sobre futebol, uma exposição online nova ou uma sessão de contação de história, a programação conta com atividades para todos os gostos.

Pensando sempre em te ajudar, o Guia da Semana trouxe mais de 20 atividades online imperdíveis em maio. Confira:


CURSOS

Foto: Shutterstock


► BELAS ARTES

O Centro Universitário Belas Artes oferece em maio uma série de workshops gratuitos. Dentre os temas abordados estão: produção de conteúdos para as redes sociais, mudanças no mercado da moda e noções introdutórias de User Experience (UX). São disciplinas de 4 horas e com emissão de certificado.

Quando: 11 a 28 de maio de 2020
Quanto: gratuito


► AULAS DE TEATRO PARA CRIANÇAS

O canal “Produtora Constelar” no YouTube lança a playlist “Oficina Teatro Online”. A cada semana serão lançadas duas vídeo aulas de teatro para crianças pelos próximos três meses. Os conteúdos envolvem jogos, improvisação, criação de máscaras gregas, entre outros.

Quanto: gratuito


► AULAS DE DANÇA PARA CRIANÇAS

Sempre às quartas-feiras e domingos, às 11h, o Itaú Cultural promove em seu site aulas de dança para crianças. A arte-educadora e pesquisadora Flora Gussonato se dedica à primeira infância, até os 6 anos, enquanto o professor e coreógrafo Renato Cruz é dedicado à crianças partir dos 7 anos. Dentre as atividades estão: exercícios de aquecimento, alongamento, passos básicos, sequências técnicas e alguns jogos para experimentação do movimento corporal e assimilação dos conteúdos.

Quando: quartas e domingos, às 11h, até dia 27 de maio
Quanto: gratuito

CINEMA E TEATRO

Foto: Shutterstock


► CICLO DE CINEMA E PSICANÁLISE - CAFARNAUM, MIS

O filme libanês “Cafarnaum”, da cineasta Nadine Labaki e vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Cannes de 2018, ganhou debate com o psicanalista Luiz Meyer e a artista visual e cineasta Cassiana Der Haroutiounian. A diretora de Cultura e Comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), Luciana Saddi, mediou a conversa.

Quando: de 5 a 10 de maio
Quanto: gratuito


► MUSICAIS NO CINEMA COM WALTER LIMA JR., MIS

Em mais um episódio da websérie derivada da exposição “Musicais no Cinema” (2019), o curador Duda Leite entrevista o cineasta Walter Lima Jr. Ele comenta sobre a importância do cinema e dos cineclubes para sua expansão de visão de mundo e destaca seus musicais favoritos, como “Cantando na Chuva” (1952), “Um Dia em Nova York” (“On the Town”, 1949), “Love Me Tonight” (1932) e os musicais de Fred Astaire.

Quando: de 4 a 10 de maio de 2020
Quanto: gratuito


► BATE-PAPO COM ILÚ OBA DE MIN SOBRE O FILME O TAMBOR ME CHAMOU, ITAÚ CULTURAL

O MIS promoveu um debate sobre o filme ‘O tambor me chamou’ (Dir. Márcio Cruz, Brasil, 2019, 16´, Livre), que faz um recorte poético-documental sobre o bloco afro-feminino Ilú Obá de Min (em iorubá, mulheres que tocam tambor para Xangô). O bate-papo contou com a participação de integrantes do grupo, abordando temas em torno da força mobilizadora e de empoderamento no Carnaval e no dia a dia das mulheres.

Quando: de 8 a 10 de maio de 2020
Quanto: gratuito


BATE-PAPO DE CINEMA: O GRANDE DITADOR, ITAÚ CULTURAL

Veja o bate-papo com mediação de Eduardo Bordinhon, artista e professor, e participação especial de Luís Antonio Coelho Ferla, professor do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo e do crítico e professor de cinema, Cássio Starling.

Quando: de 9 a 10 de maio
Quanto: gratuito


► WE ARE ONE: A GLOBAL FILM FESTIVAL

Os 20 maiores festivais de cinema do mundo, incluindo Cannes, Sundance, Berlim e Veneza, realizam o mega evento online We Are One: A Global Film Festival. Acontece entre os dias 29 de maio e 7 de junho. Durante o evento, também será possível doar quantias para o Fundo de Reação de Solidariedade da Covid-19 criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). As atrações serão transmitidas pelo canal do YouTube da organização.

Quando: de 29 de maio a 7 de junho de 2020
Quanto: gratuito


FESTIVAL VARILUX EM CASA

Na versão online do festival de cinema francês Varilux é possível conferir de graça e online uma seleção de 50 filmes que integraram quase todas as edições do evento. São filmes de drama, comédia, históricos e thrillers para ver no conforto da sua casa.

Quando: até 27 de agosto
Quanto: gratuito


► CAMARIM EM CENA, ITAÚ CULTURAL

No dia 9 de maio, às 14h, o Itaú Cultural estreia em seu site e YouTube o “Camarim em Cena”, série online de 16 entrevistas gravadas com personalidades do teatro, da dança, do circo e da música sobre sua toda a sua preparação antes de subir ao palco. Dentre as convidadas estão as atrizes Maria Alice Vergueiro, Bete Coelho, Cleide Queiroz e Teuda Bara.

Quando: todo sábado, às 14h
Quanto: gratuito

CULTURA

Foto: Shutterstock


► CASA DAS ROSAS

A equipe do educativo da Casa das Rosas explora vários assuntos relacionados à literatura nacional e internacional em diferentes formatos: são lives, workshops, encontros virtuais, entre outros, geralmente com convidados ilustres. Acompanhe as novidades pelas redes sociais da casa.


► CASA MÁRIO DE ANDRADE

A Casa Mário de Andrade oferece todas às quintas-feiras lives imperdíveis nas redes sociais. No dia 7 de maio, o educativo explora os 100 anos da casa, contando a história da residência, de seus moradores e de como o local se transformou em patrimônio e museu. No dia 14, o tema da live é “A Faceta Musical de Mário de Andrade”. Já no dia 21, o tema da live é “A educação formal e a não-formal”. Por fim, dia 28, os educadores têm a missão de traçar um mapa afetivo da cidade de São Paulo utilizando poemas de Mário de Andrade e de outros autores.

Quando: 7, 14, 21 e 28 de maio de 2020
Quanto: gratuito


► UM POSSÍVEL OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO EM ARTES VISUAIS NO BRASIL, ITAÚ CULTURAL

O curso ‘Um Possível Olhar sobre a Produção em Artes Visuais no Brasil’ se tornou um ciclo de palestras gratuitas oferecidas pelo Itaú Cultural. A atividade inicia dia 4 de maio e conta com doze encontros, de 90 minutos cada, realizados às segundas e terças-feiras, das 19h às 20h30. O encerramento é dia 9 de junho.

Quando: de 4 de maio a 9 de junho, segundas e terças, das 19h às 20h30.
Quanto: gratuito


► CASA-MUSEU EMA KLABIN

Todas as quintas-feiras do mês de maio, às 17 horas, o canal do YouTube do Museu promove lives. Na programação musical, estão apresentações inéditas gravadas por violonistas direto de suas residências. Matheus Alves, Isabel Luiza, Andrea Perrone e Duo Fryvan são alguns dos artistas.

Quando: quintas, às 17h
Quanto: gratuito


► PROJETO VAMOS INVADIR A SUA CASA

O projeto "Vamos invadir a sua casa" propõe um bate-papo semanal por live através do Instagram de cada teatro. O encontro ocorre a partir de 7 de maio, sempre às terças e quintas-feiras, e conta com uma dupla de convidados de diversos seguimentos da arte. Dentre os temas, estão Música, Teatro Musical, Filosofia e Arte, Rodas de Samba, Teledramaturgia, Companhias de Teatro, Comédia, Dança, Teatro e Economia Criativa. Já em relação aos convidados, nomes como Dennis Carvalho, Teresa Cristina, Cissa Guimarães estão confirmados.

Quando: terças e quintas, a partir de 7 de maio
Onde: nos perfis do Instagram do Teatro Prudential e do Teatro Riachuelo


► LIVE QUINTAL DA EVOLUIR

O “Quintal da Evoluir" transformou a contação de histórias em apresentações inclusivas ao vivo, voltadas especialmente para o público infantil. As transmissões acontecem todas às quintas-feiras, às 15h, no perfil do Instagram @evoluir.educacao, com interpretação simultânea em libras.

Quando: às quintas-feiras, às 15h
Onde: no Instagram @evoluir.educacao


► MUSEU CASA DE PORTINARI

Entre 11 e 17 de maio, o Museu Casa de Portinari participará da edição online do #MuseumWeek 2020. As atividades programadas incluem desafios para os educadores e outra live show beneficente da dupla Ricardo e Thiago com convidados. Quem fizer uma doação poderá ajudar diversas instituições de Brodowski. Na sequência, entre 18 e 20 de maio, o museu convida todos a participarem da 18ª Semana de Museus. O tema deste ano é “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”.

Quando: de 11 a 20 de maio

► MUSEU ÍNDIA VANUÍRE

Dentre as atividades online do mês, estão um passeio pela exposição temporária “Ató Jagí Burum Krenak - Tecendo Saberes do Povo Krenak”; exibições do projeto “A Voz da Memória”, que difunde e auxilia o desenvolvimento da tradição indígena do oeste de São Paulo e a história de Tupã; oficinas de artesanatos e uma atividade especial para o Dia das Mães.

Outra interação será entre 11 e 17 de maio com o #MuseumWeek. O Museu Índia Vanuíre participará com homenagem às referências indígenas locais. Na sequência, entre 18 e 20 de maio, ocorre a Semana de Museus Virtual com apresentação dos projetos socioculturais Aguçando as Memórias e O Olhar é o Sentir pelas Mãos, que acontecem mensalmente na unidade; além de declarações dos povos indígenas locais sobre a importância do Museu para a cultura de seu povo.


► AFETOS DA CASA NATURA

A Casa Natura Musical idealizou o projeto Afetos, um encontro entre dois artistas no formato live que está sendo exibido pelo Instagram @casanaturamusical às quintas-feiras, às 19h. Em maio, participam do Afetos nomes como Izenzêe e Duda Beat discutindo “relações amorosas em tempos de isolamento” (7/5); Dani Black e Chico César sob o tema “inspiração” (dia 14/5); Luã Yvys e Elba Ramalho em “de que forma a música une mãe e filho?” (no dia 21/5); e Heavy Baile e Ademafia em “um papo sobre cultura, pista e favela” (no dia 28/5).

Quando: às quintas-feiras, às 19h
Onde: no Instagram @casanaturamusical


► EXPOSIÇÃO VIRTUAL “MIGRAÇÕES À MESA”

A exposição virtual “Migrações à Mesa” do Museu da Imigração foi lançada no dia 30 de abril, na plataforma Google Arts & Culture. Como uma adaptação da curadoria de mesmo nome - em cartaz entre novembro de 2016 e setembro de 2017 -, a mostra online contará com registros de objetos de cozinha da coleção do museu, incentivando uma reflexão acerca de como esses itens se aliam na condução de memórias familiares e coletivas a partir dos sabores.

Onde: no Google Arts & Culture

BEM-ESTAR E ESPORTES

Foto: Shutterstock


► PARATY YOGA FESTIVAL

O festival de ioga acontece online e a programação reúne aulas, palestras, música, poesia, meditação e muito mais. O festival traz professores, profissionais em meditação, músicos, dançarinos, escritores e terapeutas para falarem sobre sabedoria indiana, budismo tibetano, pranayamas, breathwork e yoga nidra. Tudo isso ao som de Castello Branco.

Quando: 16 e 17 de maio de 2020
Quanto: de 0 a R$ 50


► “FIEL EM CAMPO” NA ARENA CORINTHIANS

A partir de 6 de maio, a Corinthians TV vai exibir todas às quartas, às 21h30, a live “Fiel em Campo”, que trará convidados especiais para falar sobre o Corinthians e também arrecadar fundos para ajudar as pessoas necessitadas neste momento. Com apresentação de Ronaldo Giovaneli e comentários de Millene Domingues, o projeto acontecerá no camarote FielZone, localizado na Arena Corinthians.

Quando: todas as quartas, às 21h30
Onde: Corinthians TV

DIA DAS MÃES

Foto: Shutterstock


► CIRCUITO BRAHMA LIVE ESPECIAL DIA DAS MÃES

A Cervejaria Brahma se une ao cantor Zeca Pagodinho para uma live no domingo, dia 10 de maio. Com uma programação repleta de sucessos, o Circuito Brahma Live especial Dia das Mães tem início às 13h no canal oficial dos próprios cantores no Youtube. A live começa com show de Zeca Pagodinho, às 13h; Edson & Hudson, às 14h15; Daniel, às 15h45; e Zezé Di Camargo & Luciano, às 18h15.

Quando: 10 de maio de 2020
Quanto: gratuito


► HOMENAGEM DIA DAS MÃES PELO SHOPPING INTERLAGOS

No Dia das Mães, o Shopping Interlagos promove uma live musical em uma homenagem a todas as mães. A transmissão será feita pelo Facebook e YouTube do shopping. A live ocorre no domingo, dia 10, a partir das 15h. Com duração de 30 a 40 minutos, o acústico será realizado em estúdio pela banda FeelGood, composta por voz, violão e percussão. O repertório será eclético, com MPB, POP, rock, sertanejo, forró, anos 60 e 70.

Quando: dia 10 às 15h


► #DEMÃEPARAMÃE

No próximo dia 10, o Casa & Gourmet organizou um cronograma de lives #DeMãeParaMãe que vai do dia 04 ao dia 10 de maio. Com curadoria plural, especialistas em gastronomia, psicologia, mindfulness, vinhos e nutrição falarão diretamente às mães em lives mediadas pela psicóloga Flávia Lopes, da Agência Babá a Bordo. Todas as lives acontecerão às 18h no perfil do Instagram @ficaemcasaegourmet.

Quando: de 4 a 10 de maio de 2020, às 18h
Onde: no Instagram @ficaemcasaegourmet

Atualizado em 7 Mai 2020.