Guia da Semana
Na Cidade
Por Redação Guia da Semana

Quarentena: confira mais de 20 atividades online imperdíveis em maio

Cursos, workshops, oficinas e festivais de literatura fazem parte da programação.

Foto: Shutterstock

O mês de maio chegou e com ele diversas atrações bacanas para curtir em casa em tempos de isolamento social e quarentena. Seja um show virtual, um bate-papo sobre futebol, uma exposição online nova ou uma sessão de contação de história, a programação conta com atividades para todos os gostos.

Pensando sempre em te ajudar, o Guia da Semana trouxe mais de 20 atividades online imperdíveis em maio. Confira:


CURSOS

Foto: Shutterstock


► BELAS ARTES

O Centro Universitário Belas Artes oferece em maio uma série de workshops gratuitos. Dentre os temas abordados estão: produção de conteúdos para as redes sociais, mudanças no mercado da moda e noções introdutórias de User Experience (UX). São disciplinas de 4 horas e com emissão de certificado.

Quando: 11 a 28 de maio de 2020
Quanto: gratuito


► AULAS DE TEATRO PARA CRIANÇAS

O canal “Produtora Constelar” no YouTube lança a playlist “Oficina Teatro Online”. A cada semana serão lançadas duas vídeo aulas de teatro para crianças pelos próximos três meses. Os conteúdos envolvem jogos, improvisação, criação de máscaras gregas, entre outros.

Quanto: gratuito


► AULAS DE DANÇA PARA CRIANÇAS

Sempre às quartas-feiras e domingos, às 11h, o Itaú Cultural promove em seu site aulas de dança para crianças. A arte-educadora e pesquisadora Flora Gussonato se dedica à primeira infância, até os 6 anos, enquanto o professor e coreógrafo Renato Cruz é dedicado à crianças partir dos 7 anos. Dentre as atividades estão: exercícios de aquecimento, alongamento, passos básicos, sequências técnicas e alguns jogos para experimentação do movimento corporal e assimilação dos conteúdos.

Quando: quartas e domingos, às 11h, até dia 27 de maio
Quanto: gratuito

CINEMA E TEATRO

Foto: Shutterstock


► CICLO DE CINEMA E PSICANÁLISE - CAFARNAUM, MIS

O filme libanês “Cafarnaum”, da cineasta Nadine Labaki e vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Cannes de 2018, ganhou debate com o psicanalista Luiz Meyer e a artista visual e cineasta Cassiana Der Haroutiounian. A diretora de Cultura e Comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), Luciana Saddi, mediou a conversa.

Quando: de 5 a 10 de maio
Quanto: gratuito


► MUSICAIS NO CINEMA COM WALTER LIMA JR., MIS

Em mais um episódio da websérie derivada da exposição “Musicais no Cinema” (2019), o curador Duda Leite entrevista o cineasta Walter Lima Jr. Ele comenta sobre a importância do cinema e dos cineclubes para sua expansão de visão de mundo e destaca seus musicais favoritos, como “Cantando na Chuva” (1952), “Um Dia em Nova York” (“On the Town”, 1949), “Love Me Tonight” (1932) e os musicais de Fred Astaire.

Quando: de 4 a 10 de maio de 2020
Quanto: gratuito


► BATE-PAPO COM ILÚ OBA DE MIN SOBRE O FILME O TAMBOR ME CHAMOU, ITAÚ CULTURAL

O MIS promoveu um debate sobre o filme ‘O tambor me chamou’ (Dir. Márcio Cruz, Brasil, 2019, 16´, Livre), que faz um recorte poético-documental sobre o bloco afro-feminino Ilú Obá de Min (em iorubá, mulheres que tocam tambor para Xangô). O bate-papo contou com a participação de integrantes do grupo, abordando temas em torno da força mobilizadora e de empoderamento no Carnaval e no dia a dia das mulheres.

Quando: de 8 a 10 de maio de 2020
Quanto: gratuito


BATE-PAPO DE CINEMA: O GRANDE DITADOR, ITAÚ CULTURAL

Veja o bate-papo com mediação de Eduardo Bordinhon, artista e professor, e participação especial de Luís Antonio Coelho Ferla, professor do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo e do crítico e professor de cinema, Cássio Starling.

Quando: de 9 a 10 de maio
Quanto: gratuito


► WE ARE ONE: A GLOBAL FILM FESTIVAL

Os 20 maiores festivais de cinema do mundo, incluindo Cannes, Sundance, Berlim e Veneza, realizam o mega evento online We Are One: A Global Film Festival. Acontece entre os dias 29 de maio e 7 de junho. Durante o evento, também será possível doar quantias para o Fundo de Reação de Solidariedade da Covid-19 criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). As atrações serão transmitidas pelo canal do YouTube da organização.

Quando: de 29 de maio a 7 de junho de 2020
Quanto: gratuito


FESTIVAL VARILUX EM CASA

Na versão online do festival de cinema francês Varilux é possível conferir de graça e online uma seleção de 50 filmes que integraram quase todas as edições do evento. São filmes de drama, comédia, históricos e thrillers para ver no conforto da sua casa.

Quando: até 27 de agosto
Quanto: gratuito


► CAMARIM EM CENA, ITAÚ CULTURAL

No dia 9 de maio, às 14h, o Itaú Cultural estreia em seu site e YouTube o “Camarim em Cena”, série online de 16 entrevistas gravadas com personalidades do teatro, da dança, do circo e da música sobre sua toda a sua preparação antes de subir ao palco. Dentre as convidadas estão as atrizes Maria Alice Vergueiro, Bete Coelho, Cleide Queiroz e Teuda Bara.

Quando: todo sábado, às 14h
Quanto: gratuito

CULTURA

Foto: Shutterstock


► CASA DAS ROSAS

A equipe do educativo da Casa das Rosas explora vários assuntos relacionados à literatura nacional e internacional em diferentes formatos: são lives, workshops, encontros virtuais, entre outros, geralmente com convidados ilustres. Acompanhe as novidades pelas redes sociais da casa.


► CASA MÁRIO DE ANDRADE

A Casa Mário de Andrade oferece todas às quintas-feiras lives imperdíveis nas redes sociais. No dia 7 de maio, o educativo explora os 100 anos da casa, contando a história da residência, de seus moradores e de como o local se transformou em patrimônio e museu. No dia 14, o tema da live é “A Faceta Musical de Mário de Andrade”. Já no dia 21, o tema da live é “A educação formal e a não-formal”. Por fim, dia 28, os educadores têm a missão de traçar um mapa afetivo da cidade de São Paulo utilizando poemas de Mário de Andrade e de outros autores.

Quando: 7, 14, 21 e 28 de maio de 2020
Quanto: gratuito


► UM POSSÍVEL OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO EM ARTES VISUAIS NO BRASIL, ITAÚ CULTURAL

O curso ‘Um Possível Olhar sobre a Produção em Artes Visuais no Brasil’ se tornou um ciclo de palestras gratuitas oferecidas pelo Itaú Cultural. A atividade inicia dia 4 de maio e conta com doze encontros, de 90 minutos cada, realizados às segundas e terças-feiras, das 19h às 20h30. O encerramento é dia 9 de junho.

Quando: de 4 de maio a 9 de junho, segundas e terças, das 19h às 20h30.
Quanto: gratuito


► CASA-MUSEU EMA KLABIN

Todas as quintas-feiras do mês de maio, às 17 horas, o canal do YouTube do Museu promove lives. Na programação musical, estão apresentações inéditas gravadas por violonistas direto de suas residências. Matheus Alves, Isabel Luiza, Andrea Perrone e Duo Fryvan são alguns dos artistas.

Quando: quintas, às 17h
Quanto: gratuito


► PROJETO VAMOS INVADIR A SUA CASA

O projeto "Vamos invadir a sua casa" propõe um bate-papo semanal por live através do Instagram de cada teatro. O encontro ocorre a partir de 7 de maio, sempre às terças e quintas-feiras, e conta com uma dupla de convidados de diversos seguimentos da arte. Dentre os temas, estão Música, Teatro Musical, Filosofia e Arte, Rodas de Samba, Teledramaturgia, Companhias de Teatro, Comédia, Dança, Teatro e Economia Criativa. Já em relação aos convidados, nomes como Dennis Carvalho, Teresa Cristina, Cissa Guimarães estão confirmados.

Quando: terças e quintas, a partir de 7 de maio
Onde: nos perfis do Instagram do Teatro Prudential e do Teatro Riachuelo


► LIVE QUINTAL DA EVOLUIR

O “Quintal da Evoluir" transformou a contação de histórias em apresentações inclusivas ao vivo, voltadas especialmente para o público infantil. As transmissões acontecem todas às quintas-feiras, às 15h, no perfil do Instagram @evoluir.educacao, com interpretação simultânea em libras.

Quando: às quintas-feiras, às 15h
Onde: no Instagram @evoluir.educacao


► MUSEU CASA DE PORTINARI

Entre 11 e 17 de maio, o Museu Casa de Portinari participará da edição online do #MuseumWeek 2020. As atividades programadas incluem desafios para os educadores e outra live show beneficente da dupla Ricardo e Thiago com convidados. Quem fizer uma doação poderá ajudar diversas instituições de Brodowski. Na sequência, entre 18 e 20 de maio, o museu convida todos a participarem da 18ª Semana de Museus. O tema deste ano é “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”.

Quando: de 11 a 20 de maio

► MUSEU ÍNDIA VANUÍRE

Dentre as atividades online do mês, estão um passeio pela exposição temporária “Ató Jagí Burum Krenak - Tecendo Saberes do Povo Krenak”; exibições do projeto “A Voz da Memória”, que difunde e auxilia o desenvolvimento da tradição indígena do oeste de São Paulo e a história de Tupã; oficinas de artesanatos e uma atividade especial para o Dia das Mães.

Outra interação será entre 11 e 17 de maio com o #MuseumWeek. O Museu Índia Vanuíre participará com homenagem às referências indígenas locais. Na sequência, entre 18 e 20 de maio, ocorre a Semana de Museus Virtual com apresentação dos projetos socioculturais Aguçando as Memórias e O Olhar é o Sentir pelas Mãos, que acontecem mensalmente na unidade; além de declarações dos povos indígenas locais sobre a importância do Museu para a cultura de seu povo.


► AFETOS DA CASA NATURA

A Casa Natura Musical idealizou o projeto Afetos, um encontro entre dois artistas no formato live que está sendo exibido pelo Instagram @casanaturamusical às quintas-feiras, às 19h. Em maio, participam do Afetos nomes como Izenzêe e Duda Beat discutindo “relações amorosas em tempos de isolamento” (7/5); Dani Black e Chico César sob o tema “inspiração” (dia 14/5); Luã Yvys e Elba Ramalho em “de que forma a música une mãe e filho?” (no dia 21/5); e Heavy Baile e Ademafia em “um papo sobre cultura, pista e favela” (no dia 28/5).

Quando: às quintas-feiras, às 19h
Onde: no Instagram @casanaturamusical


► EXPOSIÇÃO VIRTUAL “MIGRAÇÕES À MESA”

A exposição virtual “Migrações à Mesa” do Museu da Imigração foi lançada no dia 30 de abril, na plataforma Google Arts & Culture. Como uma adaptação da curadoria de mesmo nome - em cartaz entre novembro de 2016 e setembro de 2017 -, a mostra online contará com registros de objetos de cozinha da coleção do museu, incentivando uma reflexão acerca de como esses itens se aliam na condução de memórias familiares e coletivas a partir dos sabores.

Onde: no Google Arts & Culture

BEM-ESTAR E ESPORTES

Foto: Shutterstock


► PARATY YOGA FESTIVAL

O festival de ioga acontece online e a programação reúne aulas, palestras, música, poesia, meditação e muito mais. O festival traz professores, profissionais em meditação, músicos, dançarinos, escritores e terapeutas para falarem sobre sabedoria indiana, budismo tibetano, pranayamas, breathwork e yoga nidra. Tudo isso ao som de Castello Branco.

Quando: 16 e 17 de maio de 2020
Quanto: de 0 a R$ 50


► “FIEL EM CAMPO” NA ARENA CORINTHIANS

A partir de 6 de maio, a Corinthians TV vai exibir todas às quartas, às 21h30, a live “Fiel em Campo”, que trará convidados especiais para falar sobre o Corinthians e também arrecadar fundos para ajudar as pessoas necessitadas neste momento. Com apresentação de Ronaldo Giovaneli e comentários de Millene Domingues, o projeto acontecerá no camarote FielZone, localizado na Arena Corinthians.

Quando: todas as quartas, às 21h30
Onde: Corinthians TV

DIA DAS MÃES

Foto: Shutterstock


► CIRCUITO BRAHMA LIVE ESPECIAL DIA DAS MÃES

A Cervejaria Brahma se une ao cantor Zeca Pagodinho para uma live no domingo, dia 10 de maio. Com uma programação repleta de sucessos, o Circuito Brahma Live especial Dia das Mães tem início às 13h no canal oficial dos próprios cantores no Youtube. A live começa com show de Zeca Pagodinho, às 13h; Edson & Hudson, às 14h15; Daniel, às 15h45; e Zezé Di Camargo & Luciano, às 18h15.

Quando: 10 de maio de 2020
Quanto: gratuito


► HOMENAGEM DIA DAS MÃES PELO SHOPPING INTERLAGOS

No Dia das Mães, o Shopping Interlagos promove uma live musical em uma homenagem a todas as mães. A transmissão será feita pelo Facebook e YouTube do shopping. A live ocorre no domingo, dia 10, a partir das 15h. Com duração de 30 a 40 minutos, o acústico será realizado em estúdio pela banda FeelGood, composta por voz, violão e percussão. O repertório será eclético, com MPB, POP, rock, sertanejo, forró, anos 60 e 70.

Quando: dia 10 às 15h


► #DEMÃEPARAMÃE

No próximo dia 10, o Casa & Gourmet organizou um cronograma de lives #DeMãeParaMãe que vai do dia 04 ao dia 10 de maio. Com curadoria plural, especialistas em gastronomia, psicologia, mindfulness, vinhos e nutrição falarão diretamente às mães em lives mediadas pela psicóloga Flávia Lopes, da Agência Babá a Bordo. Todas as lives acontecerão às 18h no perfil do Instagram @ficaemcasaegourmet.

Quando: de 4 a 10 de maio de 2020, às 18h
Onde: no Instagram @ficaemcasaegourmet


Atualizado em 7 Mai 2020.

Mais notícias

Bienal de São Paulo: confira o novo site e visite as edições anteriores

Na Cidade

Farol Santander São Paulo lança tour virtual; saiba todos os detalhes!

Na Cidade

Bike Tour SP lança passeios virtuais em período de isolamento; saiba mais!

Na Cidade

10 exposições virtuais imperdíveis do Museu de Arte Moderna (MAM)

Na Cidade

14 exposições do Museu do Futebol para ver online

Na Cidade

Mais de 20 atividades online imperdíveis do Sesc para curtir em casa

Na Cidade