Guia da Semana

Quer economizar sem deixar de ir ao cinema? Sem problemas! São Paulo possui muitas opções de sessões de cinema gratuitas ou bem baratinhas para sair de casa e curtir um bom filme. Seja em festivais de cinema ou até mesmo ao ar livre, você vai encontrar um filme que desperte seu interesse.

Ficou curioso(a)? O Guia da Semana selecionou algumas opções de mostras, festivais e sessões de filmes gratuitas ou bem baratas para você assistir no mês de novembro em São Paulo. Confira:


IV MOSTRA DE CINEMA GREGO

Foto: Divulgação (via assessoria a3 comunicação)


De 8 a 17 de novembro, ocorre a IV Mostra de Cinema Grego na Cinemateca Brasileira. A mostra reúne filmes de diferentes épocas e estilos do cinema grego para discutir e celebrar a cultura do país. Além da programação de filmes, dia 17 encerra a programação com um dia de atividades culturais promovidas pelo Coletividade Helênica de São Paulo, e contará com artes, comidas e danças típicas, seguidas da exibição do clássico Carta aberta, de Giorgos Stampoulopoulos, ao ar livre.

Confira a programação aqui.

Quando: do dia 8 ao 17 de novembro
Onde: Cinemateca Brasileira (Largo Sen. Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino)
Quanto: gratuito


CINE NA PRAÇA

Na Praça Victor Civita acontece todas as quintas-feiras uma sessão de cinema ao ar livre, com direito aos melhores filmes atuais. Em novembro, a programação está repleta de grandes sucessos de crítica e bilheteria como Rocketman (14/11), Pantera Negra (21/11) e A Favorita (28/11).

Quando: toda quinta-feira do mês, às 20h
Onde: Rua Sumidouro, 580 - Pinheiros
Quanto: gratuito


CINUSP

O Cinusp está com a mostra Poder Preto, com filmes que trazem narrativas de pessoas negras. Estão inclusos na mostra filmes e séries contemporâneas de figuras que se destacam na luta pela mudança de representatividade dos negros, como Beyoncé, Donald Glover e Barry Jenkins. São os filmes do álbum visual Lemonade, o longa-metragem “Se a Rua Beale Falasse” e a série Atlanta.

Confira a programação aqui.

Quando: de 4 a 24 de novembro
Onde: Colméias - Favo 04, R. do Anfiteatro, 181 - Butantã
Quanto: gratuito


FESTIVAL MIX BRASIL

Foto: Divulgação via assessoria ATTi Comunicação e Ideias


A 27º edição do Festival Mix Brasil, festival sobre diversidade, ocorre entre os dias 13 e 20 de novembro, com o tema “Resistir”. Ao todo serão exibidos 110 filmes nacionais e internacionais, além de trazer música, arte, literatura e mais. Entre os filmes selecionados, estão alguns que participaram dos maiores festivais de cinema do mundo, como "Matthias e Maxime ", o novo filme de Xavier Dolan; "O Príncipe", de Sebastián Muñoz; e "E Então Nós Dançamos", de Levan Akin. O evento acontece no CineSesc, Spcine Olido, Espaço Itaú Augusta, Centro Cultural São Paulo, MIS, Centro Cultural da Diversidade, Biblioteca Mario de Andrade e Auditório Ibirapuera.

Confira a programação aqui.

Quando: 13 a 20 de novembro
Quanto: gratuito

CIRCUITO SP CINE

O Circuito SpCine é uma iniciativa da prefeitura de distribuir salas de cinemas em locais que não são atendidos pelas salas comerciais. São 20 salas espalhadas por São Paulo, e quem sabe não há uma perto de você? Este mês estão em cartaz filmes como “Pantera Negra”, “Ad Astra - Rumo às Estrelas”, “IT - Capítulo 2”, “Bacurau” e mais!

Confira a programação aqui.

Quando: de 7 a 13 de novembro
Quanto: valores a consultar.


FESTIVAL MIMO

Pela primeira vez, chega em São Paulo o festival de cinema MIMO, que ocorre entre os dias 22 e 24 de novembro. O festival mistura duas artes que andam de mãos dadas: música e cinema, com exibições de filmes nacionais que retratam a temática. Com sessões gratuitas, o visitante poderá conferir filmes como “Ele era assim: Ary Barroso”, “Sambalanço – a bossa que dança”, “Dorival Caymmi – um homem de afetos” e mais! Também exibirá curtas-metragens nacionais, concertos e shows.

Confira a programação aqui.

Quando: 22 a 24 de novembro
Onde: Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso)
Quanto: gratuito

Atualizado em 12 Nov 2019.