Guia da Semana

A partir de 29 de outubro, um mês antes do habitual, começa a temporada internacional de cruzeiros marítimos 2017/2018 na Cidade Maravilhosa. Já no dia 29, o Terminal Internacional, localizado no Píer Mauá, recebe sua primeira atração: o navio internacional Oceania Sirena, uma embarcação pequena e luxuosa, com mais de 800 pessoas a bordo.

Até o dia 29 de abril de 2018, quando encerra-se a temporada, serão 94 atracações, das quais 23 são cruzeiros de longo curso (internacionais) e 25 navios no total. Neste período, são esperados mais de 380 mil turistas, que aproveitarão roteiros variados no País.

Os turistas que chegam ao Rio são recepcionados no terminal localizado nos armazéns 4 e 5 do Pier Mauá, que ficam em frente a uma das estações do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), a "Parada dos Navios", e bem próximas ao armazém externo, onde atualmente um de seus muros abriga a obra "Etnias", de Eduardo Kobra. Também no "externo", ônibus e outros veículos ficam estacionados para realizar o translado dos visitantes para diversos pontos da cidade.

Na última temporada de cruzeiros (2016/2017), o Píer Mauá recebeu 93 atracações, com a média de 350 mil turistas, entre passageiros e tripulantes.

A planilha completa de navios está disponível no site do Píer Mauá.

Por Marco Sá

Atualizado em 25 Out 2017.