Guia da Semana

Em dezembro, o espírito natalino toma conta da cidade de São Paulo. Todos os anos, o município constrói uma gigante árvore de Natal, que geralmente fica no Parque Ibirapuera. Entretanto, devido à pandemia de Covid-19, a programação foi alterada: a tradicional árvore de Natal foi instalada na Ponte Estaiada e outros pontos turísticos da cidade, como o Viaduto do Chá e a Praça Antonio Prado, receberam decorações incríveis.

Confira um roteiro de onde ver decoração de Natal em São Paulo:


► PONTE ESTAIADA

A tradicional árvore da Coca-Cola FEMSA Brasil foi instalada na região da Ponte Estaiada. A inauguração aconteceu no dia 5 de dezembro, com show de Luísa Sonza e Lellê. A árvore possui 46 metros de altura, 17,65 m de diâmetro e ainda conta com projeção 360° em alta resolução e estrela em movimento. As luzes do laser podem ser vistas a 10 km de distância, iluminando toda a cidade.

Quando: a partir de 5 de dezembro
Onde: Ponte Estaiada (Av. Jornalista Roberto Marinho, 6807 - Cidade Monções)


► PÁTIO DO COLÉGIO

Para enfeitar o centro de São Paulo para as festividades de Natal, a Secretaria Municipal de Turismo preparou um circuito especial ao decorar alguns pontos turísticos da região. O Pátio do Colégio, por exemplo, recebeu um presépio batizado de "O Milagre da Natividade".

Quando: Praça Pateo do Collegio, 2 - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo


► VIADUTO DO CHÁ

No Viaduto do Chá, um globo natalino promete disputar as atenções nas redes sociais. Assinada pelo artista Zilando Freitas, a intervenção simula neve e tem interação entre os personagens deste universo lúdico: Papai Noel, Mamãe Noel, duendes e fadas.


► PRAÇA ANTONIO PRADO

No Triângulo SP, na Praça Antonio Prado, acontece uma intervenção de artes visuais criada pelo coletivo Os Tupys chamada "Natal Iluminado". A ação é realizada em parceria com a Associação Comercial de São Paulo.


► PRAÇA DO PATRIARCA

A Praça do Patriarca conta com uma Vila Natalina composta de 15 peças em mosaico com tamanho natural, totalizando 625 metros quadrados.


► TRENS, METRÔS E ÔNIBUS

Preservando a tradição, os trens, ônibus e metrôs de São Paulo e da região metropolitana estarão decorados com luzes natalinas para a data. Na CPTM, um trem iluminado vai circular nas linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

Os colaboradores do Metrô de São Paulo prepararam uma árvore de Natal diferente neste ano. Com 6 metros de altura e 3,5 metros de diâmetro, ela foi feita de materiais recicláveis de outras áreas do Metrô, como corrimãos de escada, luminárias e chapas de forro de estação. A árvore está exposta junto ao Centro de Controle Operacional (CCO).

A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás, iluminou dois trens com luzes em LED para circular em todas as estações durante o horário de funcionamento. As composições estarão decoradas até 6 de janeiro.


► PARQUE IBIRAPUERA

Com o tema “Natal no Parque Ibirapuera – uma aventura encantada”, a celebração deixará de ter uma única e grande árvore de Natal para ter um circuito formado por três conjuntos de árvores natalinas. A novidade desse ano é a fábula onde os personagens, bichos, insetos e flores existentes no parque ganham vida na noite de Natal. É uma história mágica e emocionante que enaltece a importância do respeito e preservação da natureza.

Para conhecer a fábula, os visitantes podem utilizar o QR-Code, localizado em placas próximos às árvores de Natal, que dará acesso ao conteúdo lúdico hospedado no site do evento. Por lá, personagens como sapo-cururu, abelhas, formigas, borboletas, joaninhas e quero-quero trarão temas atuais como a diversidade, diálogo, respeito e união. As árvores de Natal estão situadas próximas ao Monumento às Bandeiras e ao Portão 9.

Além disso, todos os dias, a partir das 19h30, ocorre um show de luzes e músicas natalinas sincronizadas com a fonte. A cada meia hora, as árvores criam um efeito visual de encantamento, piscando simultaneamente. Outros espaços do Parque Ibirapuera também contarão com decoração de Natal – caso da Escola de Astrofísica, próxima ao Planetário. Com a proposta de abordar a importância da preservação da natureza, todas as decorações foram feitas com materiais recicláveis.

Onde: Av. Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana, São Paulo

Por Lidia Capitani

Atualizado em 24 Dez 2020.