Guia da Semana
Na Cidade
Por Lidia Capitani

Onde ver decoração de Natal em São Paulo

Ponte Estaiada, Viaduto do Chá e Praça do Patriarca são alguns dos locais iluminados.

Fotos: Flashbang (via assessoria - Index Conectada)

Em dezembro, o espírito natalino toma conta da cidade de São Paulo. Todos os anos, o município constrói uma gigante árvore de Natal, que geralmente fica no Parque Ibirapuera. Entretanto, devido à pandemia de Covid-19, a programação foi alterada: a tradicional árvore de Natal foi instalada na Ponte Estaiada e outros pontos turísticos da cidade, como o Viaduto do Chá e a Praça Antonio Prado, receberam decorações incríveis.

Confira um roteiro de onde ver decoração de Natal em São Paulo:


► PONTE ESTAIADA

A tradicional árvore da Coca-Cola FEMSA Brasil foi instalada na região da Ponte Estaiada. A inauguração aconteceu no dia 5 de dezembro, com show de Luísa Sonza e Lellê. A árvore possui 46 metros de altura, 17,65 m de diâmetro e ainda conta com projeção 360° em alta resolução e estrela em movimento. As luzes do laser podem ser vistas a 10 km de distância, iluminando toda a cidade.

Quando: a partir de 5 de dezembro
Onde: Ponte Estaiada (Av. Jornalista Roberto Marinho, 6807 - Cidade Monções)


► PÁTIO DO COLÉGIO

Para enfeitar o centro de São Paulo para as festividades de Natal, a Secretaria Municipal de Turismo preparou um circuito especial ao decorar alguns pontos turísticos da região. O Pátio do Colégio, por exemplo, recebeu um presépio batizado de "O Milagre da Natividade".

Quando: Praça Pateo do Collegio, 2 - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo


► VIADUTO DO CHÁ

No Viaduto do Chá, um globo natalino promete disputar as atenções nas redes sociais. Assinada pelo artista Zilando Freitas, a intervenção simula neve e tem interação entre os personagens deste universo lúdico: Papai Noel, Mamãe Noel, duendes e fadas.


► PRAÇA ANTONIO PRADO

No Triângulo SP, na Praça Antonio Prado, acontece uma intervenção de artes visuais criada pelo coletivo Os Tupys chamada "Natal Iluminado". A ação é realizada em parceria com a Associação Comercial de São Paulo.


► PRAÇA DO PATRIARCA

A Praça do Patriarca conta com uma Vila Natalina composta de 15 peças em mosaico com tamanho natural, totalizando 625 metros quadrados.


► TRENS, METRÔS E ÔNIBUS

Preservando a tradição, os trens, ônibus e metrôs de São Paulo e da região metropolitana estarão decorados com luzes natalinas para a data. Na CPTM, um trem iluminado vai circular nas linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

Os colaboradores do Metrô de São Paulo prepararam uma árvore de Natal diferente neste ano. Com 6 metros de altura e 3,5 metros de diâmetro, ela foi feita de materiais recicláveis de outras áreas do Metrô, como corrimãos de escada, luminárias e chapas de forro de estação. A árvore está exposta junto ao Centro de Controle Operacional (CCO).

A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás, iluminou dois trens com luzes em LED para circular em todas as estações durante o horário de funcionamento. As composições estarão decoradas até 6 de janeiro.


► PARQUE IBIRAPUERA

Com o tema “Natal no Parque Ibirapuera – uma aventura encantada”, a celebração deixará de ter uma única e grande árvore de Natal para ter um circuito formado por três conjuntos de árvores natalinas. A novidade desse ano é a fábula onde os personagens, bichos, insetos e flores existentes no parque ganham vida na noite de Natal. É uma história mágica e emocionante que enaltece a importância do respeito e preservação da natureza.

Para conhecer a fábula, os visitantes podem utilizar o QR-Code, localizado em placas próximos às árvores de Natal, que dará acesso ao conteúdo lúdico hospedado no site do evento. Por lá, personagens como sapo-cururu, abelhas, formigas, borboletas, joaninhas e quero-quero trarão temas atuais como a diversidade, diálogo, respeito e união. As árvores de Natal estão situadas próximas ao Monumento às Bandeiras e ao Portão 9.

Além disso, todos os dias, a partir das 19h30, ocorre um show de luzes e músicas natalinas sincronizadas com a fonte. A cada meia hora, as árvores criam um efeito visual de encantamento, piscando simultaneamente. Outros espaços do Parque Ibirapuera também contarão com decoração de Natal – caso da Escola de Astrofísica, próxima ao Planetário. Com a proposta de abordar a importância da preservação da natureza, todas as decorações foram feitas com materiais recicláveis.

Onde: Av. Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana, São Paulo


Por Lidia Capitani

Atualizado em 24 Dez 2020.

Mais notícias

Gastronomia das alturas: Dinner in the Sky confirma edição 2021 no Parque do Ibirapuera

Na Cidade

19 exposições imperdíveis em São Paulo em 2021

Na Cidade

Site do Itaú Cultural exibe pocket shows de artistas de todas as regiões do Brasil

Na Cidade

Prédio histórico do CCBB SP ganha visita teatralizada presencial e online

Na Cidade

A Rua: projeto realiza exposição online de fotografia urbana

Na Cidade

15 exposições em São Paulo para ver em janeiro de 2021

Na Cidade
Guia da Semana Premium
Nosso conteúdo na melhor forma!

Aproveite o Guia da Semana de forma mais rápida, sem banners ou publicidade digital!