Guia da Semana

Existe uma tendência forte acontecendo em São Paulo: os espaços de lazer estão se misturando cada vez mais com os espaços urbanos. A rua está sendo ocupada no melhor sentido dessa palavra, trazendo muita cultura e muito mais vida para a cidade cinza. Festas gratuitas, shows na rua, exposições abertas, cinema ao ar livre - você pode curtir tudo isso e muito mais nos espaços urbanos de São Paulo!

Saia do óbvio e explore a cidade: conheça 10 espaços urbanos que foram transformados em áreas de lazer e aproveite o melhor da essência de SP!

1. Rooftop Shopping Light


Divulgação/Air Rooftop

Desde junho de 2016, o terraço do Shopping Light, localizado em frente ao Teatro Municipal, ganhou uma nova função. O Air Rooftop, que deveria ser apenas um pop-up club (mas que prorrogou sua estadia até os dias de hoje), recebe festas eletrônicas periodicamente, trazendo uma experiência inédita à noite paulistana. O antigo e tradicional prédio do Centro de SP agora hospeda os mais badalados eventos e, apesar de não ser um espaço público (é cobrado um ingresso para entrar), é uma transformação que merece constar na nossa lista!

Air Rooftop

Endereço: Rua Formosa, 157 - Centro
Horário de funcionamento: Confira a programação na página.

2. Rooftop MAC (Museu de Arte Contemporânea)


Corona Sunsets/Divulgação

O rooftop do MAC - Museu de Arte Contemporânea passou a ser ocupado por festas e eventos voltados ao lazer, fugindo da função apenas cultural do espaço. De 15 a 29 de outubro de 2016, o local sediou a festa Corona Summertime Sunset, convidando os paulistanos a curtir o pôr do sol com essa vista maravilhosa. Neste ano de 2017, o museu está recebendo a exposição The Art of Heineken, que acontece de 03 de fevereiro a 12 de março, com uma mostra especial sobre a história da cerveja, além de festas e shows no terraço.

MAC - Museu de Arte Contemporânea

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 - Ibirapuera
Telefone: (11) 2648-0254

3. Vão livre do MASP (Museu de Arte de São Paulo)


Divulgação

O vão livre do MASP - Museu de Arte de São Paulo, localizado na Avenida Paulista, já foi palco para muitos eventos, desde feirinhas hippies até protestos e manifestações. O design futurista do museu permite que todo esse espaço aberto e livre seja usado pelos paulistanos para fins de lazer, sempre pagando nada por isso. O projeto Música no Vão estreou em 2016 e segue em sua segunda edição neste ano, com shows gratuitos na última quinta-feira do mês, sempre a partir das 18h.

MASP - Museu de Arte de São Paulo

Endereço: Av. Paulista, 1578 - Bela Vista
Telefone: (11) 3251-5644

4. Minhocão


Shutterstock

O Minhocão, como popularmente é conhecido o Elevado Presidente João Goulart (antigo Costa e Silva), fecha para carros diariamente das 21h às 6h30 e aos domingos e feriados durante o dia todo. O local até foi considerado uma "praia urbana" em SP, por seguir esse conceito de espaço público dedicado gratuitamente ao lazer. Além de ser muito procurado para a prática de esportes ao ar livre, seja por caminhada, bicicleta ou skate, às vezes o local recebe feiras gastronômicas e eventos variados. Ao todo, são 3,5 km de pista livre para usar como quiser.

Minhocão

Endereço: Elevado Presidente João Goulart, São Paulo
Horário de funcionamento: fechado para carros diariamente, das 21h30 às 6h30, e aos domingos e feriados, o dia todo.

5. Avenida Paulista


Shutterstock

A Avenida Paulista, o maior cartão postal da capital, se transforma em uma verdadeira praia urbana aos domingos e feriados. Desde que o projeto Paulista Aberta foi implementado, em 2015, não há passagem de carros e ônibus pela via, e os pedestres podem explorar os 2,7 km da avenida de diversas maneiras. Além das inúmeras lojas, parques, praças e restaurantes, os paulistanos podem aproveitar o dia para andar de bicicleta, skate, praticar esportes ao ar livre e até mesmo levar cadeiras de plástico para curtir um dia tranquilo de "praia"! Em algumas ocasiões ainda é possível curtir shows ao vivo e rodas de música, que acontecem de maneira esporádica.

Avenida Paulista

Endereço: Avenida Paulista, São Paulo
Horário de funcionamento: fechada para carros aos domingos e feriados, das 9h às 19h

6. Mirante 9 de Julho


Divulgação

O Mirante 9 de Julho, após passar por reforma e revitalização em 2016, tornou-se um local único para quem ama arte, música e cultura. Mais que um monumento histórico reocupado, é também espaço cultural, cafeteria e restaurante, um ponto de encontro para turistas, moradores, trabalhadores e curiosos da região mais efervescente da cidade. O espaço recebe exposições de arte, promove sessões de cinema ao ar livre, realiza festas, happy hours, entre outros eventos - tudo gratuito! O espaço público tornou-se lazer para todos os paulistanos, de todas as tribos e de todas as idades.

Mirante 9 de Julho

Endereço: Rua Carlos Comenale, s/n - Bela Vista
Horário de funcionamento:das 10h às 22h de terça a domingo (e feriados)

7. Espaço Pipa


Festa Tarado Ni Você na Praia / Foto: Victor Moriyama

O Espaço Pipa, localizado no Centro da cidade, é a primeira praia urbana de SP! Trata-se de um espaço a céu aberto, com um extenso gramado, areia de praia, deck e chuveirões para se refrescar. Além de receber eventos particulares (como na foto, com a festa "Tarado Ni Você na Praia"), a praia é aberta diariamente das 9h às 18h e só fecha às segundas. Além disso o espaço recebe feiras de alimentos orgânicos, aulas de yoga, partidas de vôlei de praia, oficinas e palestras, tudo para promover um convívio melhor do paulistano com os espaços urbanos.

Espaço Pipa

Endereço: Rua Doutor Alfredo Ellis, 198 - Paraíso
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h

8. Praça Pôr do Sol


Shutterstock

A Praça Pôr do Sol, que leva esse nome tão emblemático pelo espetáculo que a vista proporciona ao paulistano quase todo fim de tarde, é um espaço público de São Paulo que ganhou um pouco do caráter de praia. Pessoas com cangas, cestas de piquenique e violões se reúnem no gramado para assistir ao pôr do sol em dias ensolarados, tornando este mais um lugar merecidíssimo de entrar nesta lista!

Praça Pôr do Sol

Endereço: Rua Desembargador Ferreira França, S/N - Alto De Pinheiros
Horário de funcionamento: aberta 24h diariamente

9. Praça Roosevelt


Shutterstock

A Praça Roosevelt tornou-se um verdadeiro point em SP após uma recente reforma que revitalizou todo o espaço. É frequentada por skatistas, músicos, atores, ciclistas, patinadores, alternativos, todo mundo! O local se tornou mais um espaço multicultural da cidade, reunindo diferentes tribos em eventos e shows gratuitos. Além disso, é rodeada por bares e restaurantes, como o bar Mr. Cult e o Papo, Pinga e Petisco, o que promove ainda mais a ocupação de jovens na praça.

Praça Roosevelt

Endereço: Praça Franklin Roosevelt, s/n - Consolação
Horário de funcionamento: aberta 24h diariamente

10. Largo da Batata


Divulgação/SP Urbanismo

O Largo da Batata, localizado na Zona Oeste de São Paulo, recebe diversos eventos gratuitos, sejam eles relacionados à cultura, gastronomia ou à música. Além disso, o espaço urbano conta com um bicicletário, incentivando a ocupação do largo pelos bikers também! Para curtir feirinhas, shows ou exposições, é tudo gratuito. O local ainda vai receber, especialmente para o Carnaval de rua, uma roda gigante distribuindo fantasias aos foliões - saiba mais aqui.

Largo da Batata

Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 860 - Pinheiros
Horário de funcionamento: aberto 24h diariamente

9 lugares para ir em São Paulo se você está cansado de ser adulto

Vamos brincar de voltar a ser criança?

Para paladares ogros: 10 lugares em São Paulo que oferecem comida tamanho gigante

Comida boa e do tamanho da sua fome!

6 lugares em SP perfeitos para pessoas que não gostam de pessoas

Bares, restaurantes e outros estabelecimentos com o mínimo de interação humana - para a pessoa introvertida que existe em você!

Atualizado em 23 Jun 2017.