Guia da Semana

O mês de agosto está recheado de exposições virtuais incríveis em diversos museus e centros culturais. Para você não ficar por fora da produção cultural da cidade, nós selecionamos algumas exposições online e até uma presencial para você conferir. Há mostras de artes visuais, fotografia, cinema, arte urbana e até uma instalação digital.

Confira as exposições imperdíveis de agosto de 2020 que o Guia da Semana trouxe para você:


► CLUBE DE COLECIONADORES DE FOTOGRAFIA DO MAM

Yanomami, da série: A casa, 1974-76, Claudia Andujar | Foto: Divulgação (via assessoria - a4&holofote comunicação)

Com a celebração de 20 anos do Clube de Colecionadores de Fotografia do Museu de Arte Moderna de São Paulo, e também para celebrar 72 anos da instituição, o MAM traz uma prévia da mostra de fotografia de forma online. Com curadoria de Eder Chiodetto, a exposição reúne obras de figuras emblemáticas da fotografia e presta uma homenagem a Mário Cravo Neto, fotógrafo, escultor e desenhista de origem baiana. A mostra será inaugurada na íntegra na reabertura do espaço físico do Museu.

Confira aqui


► MOSTRA ON-LINE POÉTICA DA VELHICE

A exposição “Poética da Velhice” traz trabalhos audiovisuais que retratam personagens complexos da terceira idade e questionam como representar a subjetividade de pessoas mais velhas sem estereótipos. A mostra fica em cartaz no modo online de 3 a 17 de agosto, no site do Itaú Cultural.

Confira aqui


► HEBE FOREVER

Foto: Divulgação (via assessoria - MktMix Assessoria de Comunicação)

A exposição em homenagem à grande artista Hebe Camargo retorna ao Morumbi Shopping a partir do dia 1 de agosto para uma temporada até 27 de setembro, seguindo as recomendações de segurança. A mostra traz figurinos inéditos, réplicas de joias, louças, discos, fotos, além de diversos acessórios da maior estrela da televisão brasileira. “Hebe Forever” pode ser visitada diariamente das 16h30 às 21h, com capacidade máxima de 50 pessoas por vez. O uso de máscaras é obrigatório e a liberação ocorre por ordem de chegada.

Onde: Morumbi Shopping
Quando: de 1 de agosto a 27 de setembro, das 16h30 às 21h.


► CONSCIÊNCIA CIBERNÉTICA [?] HORIZONTE QUÂNTICO

A exposição “Consciência Cibernética [?] Horizonte Quântico”, que esteve em cartaz no Itaú Cultural de março a maio de 2019, ganhou um hotsite. Por lá, você confere as obras e aprende mais sobre os artistas que a compuseram. Além de conteúdos em texto e vídeo que estiveram na exposição, a ainda página traz os registros do simpósio que reuniu pesquisadores e artistas internacionais e brasileiros para discutir a cultura computacional sob o ponto de vista da ética, da espiritualidade, da mecânica quântica, do desenvolvimento de jogos, da psicologia e das artes visuais, entre outras.

Confira aqui


► TANGENTES

Nunca Haverá Silêncio, 2020, Patrick Rigon | Foto: Divulgação (via assessoria - via a4&holofote comunicação)

A Luis Maluf Art Gallery inaugura, junto com seu site, a exposição online “Tangentes”, com obras de 18 artistas, entre pinturas e fotografias inéditas de Acidum Project, Apolo Torres, Crânio, Criola, Edu Cardoso, Felipe Morozini e mais. A exposição conta com curadoria de Luis Maluf e pode ser acessada no site da galeria.

Confira aqui


► FESTIVAL SUPERNOVA

O festival de promoção de cultura e arte urbana preparou uma série de conteúdos online para curtir em casa. A partir do dia 10 de agosto, a plataforma oferece transmissões online da chamada “Galeria Delivery”. Através do Twitch, a “Galeria Delivery” irá apresentar uma programação com 20 trabalhos de graffitti, estêncil e lambe realizados em formato de performances. A novidade tem curadoria de Binho Ribeiro, que também será o primeiro artista a se apresentar.

Confira aqui


► ANTONIO DIAS: DERROTAS E VITÓRIAS

O Poder, 1963, Antonio Dias | Foto: Jaime Acioli (via assessoria - a4&holofote comunicação)

Como parte da comemoração dos 72 anos do MAM, o museu está promovendo uma prévia online da mostra “Antonio Dias: derrotas e vitórias”, em homenagem ao artista. Antonio Dias (1944 - 2018) é autor de uma obra multimídia carregada de engajamento social e político, e de ironia e sensualidade. A exposição completa você confere na reinauguração do museu, mas por enquanto é possível visitar a prévia online no Google Arts & culture.

Confira aqui


► SP-ARTE VIEWING ROOM

Foto: Divulgação (via assessoria - a4&holofote comunicação)

Entre os dias 24 e 30 de agosto, ocorre a primeira edição do SP-Arte Viewing Room, feira online que reúne milhares de obras de arte moderna e contemporânea, além de peças de design, apresentadas por mais de 100 renomadas galerias do circuito nacional e internacional. Dentre as galerias já confirmadas, estão de São Paulo, Londres, da Colômbia e Peru. Simultaneamente à feira online, o público também poderá participar de uma série de atividades virtuais com especialistas do setor, com programação que será anunciada em breve.

Quando: de 24 a 30 de agosto
Onde: Confira aqui


► PIVÔ SATÉLITE

Rebeca Cerapiá | Foto: Divulgação (via assessoria - Index Conectada)

O “Pivô Satélite” é uma espécie de sala de projetos dentro do site do Pivô que compreende propostas artísticas em formatos variados, pensadas especialmente para os meios digitais. Nos próximos meses, a plataforma apresentará trabalhos de 12 artistas selecionados por três jovens curadores brasileiros. Para a inauguração, a plataforma digital apresenta a instalação "Para-raios para energias confusas", de Rebeca Carapiá.

Confira aqui

Por Lidia Capitani

Atualizado em 5 Ago 2020.