Guia da Semana

A programação para as férias de julho 2022 do Museu Casa de Portinari está imperdível! De 12 a 24 de julho, o espaço cultural realiza o projeto “Férias no Museu” com diversas atividades para todos os públicos. Vai ter muita brincadeira, jogos, rodas de conversa, oficinas e contações de histórias.

No dia 12 de julho, das 11h às 12h, a artesã Eliani Melo vai ministrar uma oficina que ensina técnicas de bordado em ponto russo. No mesmo dia, no período da tarde, das 14h às 15h, será a vez da Elaine Galanti mostrar o bordado em ponto cruz.

Na quarta-feira, 13 de julho, das 10h às 11h e das 15h às 16h, os educadores do Museu Casa de Portinari realizam uma contação de história sobre o livro “Candinho, Um Menino que Gostava Muito de Brincar e Desenhar”, da museóloga Angélica Fabbri. À noite, a partir das 19h, na sala principal do museu, será exibido um vídeo com a contação de história sobre “O Circo”, baseada na obra de Candido Portinari.

Já na quinta-feira, 14 de julho, das 11h às 12h, a artesã Mara Marcia ministra uma oficina de porta-copos que serão confeccionados com CD’s recicláveis. No período da tarde, das 14h às 15h, Regina Uchoa apresenta a arte de criar chaveiros. Além disso, também na quinta, das 10h às 11h e das 15h às 16h, a educadora Bethânia Bravo Arruda vai ensinar técnicas de estêncil. Já na sexta-feira, 15 de julho, das 14h às 15h, a artesã Clarice Cavalheiro mostrará como fazer pintura em tecido.

Ao longo de toda a programação, até o dia 24, sempre das 10h às 16h, a instituição vai promover jogos e brincadeiras tradicionais que remetem aos tempos de infância de Candido Portinari, como peteca, pião, bolinhas de gude, bugalha, bilboquê, quebra-cabeças, amarelinha, bola de sabão, peteca, jogo da memória, brinquedos pedagógicos, dança das cadeiras, morto-vivo e queimada, além de livros infantis sobre avida e obra do artista, e muito mais.

Caminhos do Trem

Além da programação especial de férias, na próxima quarta-feira, 13, a partir das 20h, o SESC Ribeirão Preto e o Museu Casa de Portinari apresentam "Caminhos do Trem", um projeto desenvolvido a partir das histórias de tradição oral colhidas pelo historiador Sérgio Luiz de Souza no livro "(Re) Vivências Negras - práticas culturais e territórios negros em Ribeirão”. O vídeo será exibido nos jardins da Casa de Portinari, seguido de uma intervenção artística contextualizando a apresentação.

Visitação

O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298, no Centro, em Brodowski (SP), e está aberto para visitação presencial de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; e às quartas-feiras, das 9h às 20h.

Mais conteúdos sobre programação cultural, ações educativas, bem como o tour virtual do Museu Casa de Portinari estão disponíveis nas mídias sociais da instituição (@museucasadeportinari) e no site www.museucasadeportinari.org.br.

Por Amanda Matos

Atualizado em 13 Jul 2022.