Guia da Semana
Na Cidade
Por Redação Guia da Semana

Greve Geral: saiba quais serviços vão parar na cidade de São Paulo nesta sexta

Bancários, metroviários e professores vão aderir à paralisação.

Programe-se: diversos setores de serviços vão aderir a Greve Geral nesta sexta-feira (28) (Shutterstock)

Em protesto à Reforma Trabalhista e Reforma da Previdência em tramitação no Congresso Nacional, centrais sindicais de todo o Brasil convocaram greve geral nesta sexta-feira, 28 de abril. Até o momento, diversos setores de serviços se posicionaram a favor da paralisação, dando a entender que será uma das maiores greves do Brasil desde 1996.

Em São Paulo, metroviários, professores e bancários vão aderir à greve, o que significa que ônibus e metrôs não vão funcionar; alunos de escolas públicas e privadas não vão ter aula e os bancos não vão abrir. Também marcada para sexta, às 17h, uma manifestação vai tomar conta do Largo da Batata. Quer saber o que vai parar? Confira abaixo e se programe:

TRANSPORTE PÚBLICO

Ônibus

O Sindicato dos Condutores de São Paulo decidiram em uma assembléia realizada na última quarta-feira (26/04) que vão aderir à greve. A expectativa é que os serviços parem às 22h desta quinta-feira, 27.

Metrô

De acordo com o Sindicato dos Metroviários, haverá uma paralisação total. Segundo a assessoria de imprensa, a expectativa é que todas as linhas do metrô fiquem paradas o dia todo, a partir das 0h do dia 28. A única exceção é a Linha 4 Amarela que não deve parar, já que é privada e não é atrelada ao Sindicato dos Metroviários.

CPTM

Segundo o Sindicato dos Ferroviários, todas as linhas da CPTM não vão funcionar na sexta (isso inclui Linha 7 Rubi, 8 Diamante, 9 Esmeralda, 10 Turquesa, 11 Coral e 12 Safira).

ESCOLAS

Escolas Públicas e Estaduais

De acordo com o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP) haverá paralisação nos serviços. A expectativa é que não haja atividades nas escolas públicas estaduais.

Escolas Particulares

O Sindicato dos Professores de São Paulo (SINPRO), que representa os professores de escolas particulares da capital, afirma que aprovou a greve e que espera a adesão de professores de todas as escolas. Para confirmar se haverá ou não aula, recomenda-se o contato direto com a instituição de ensino para saber se vai ter aula ou não.

SERVIÇOS

Bancos

Segundo o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região houve uma aprovação de 81% para que aderissem à Greve Geral. Para ler a declaração na íntegra, clique AQUI.

Correios

Os trabalhadores dos Correios entraram em greve em todo o país na noite desta quarta-feira (26) por tempo indeterminado. Os funcionários das agências franqueadas, que são terceirizados, não participam da greve. A empresa possui atualmente cerca de 6.500 agências próprias, além de mais de 1 mil franqueadas.

Aeroportos

O Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos junto ao Sindicato Nacional dos Aeroviários aprovaram a paralisação, mas voltaram atrás e a expectativa é de os Aeroportos de São Paulo funcionem normalmente. É indicado ligar em sua companhia aérea para confirmar.

Hospitais Públicos

Segundo o Sindsaúde, sindicato que representa os Profissionais da Área da Saúde do Estado, a expectativa é de que, pelo menos, 13 hospitais públicos entrem em greve com paralisação total de serviços. Não há como dizer ao certo quais hospitais vão parar, a dica é ligar e se informar antes de ir.

Suspensão do rodízio na capital

A fim de minimizar os danos causados pela falta de transporte público da capital, a Prefeitura de São Paulo anunciou que vai suspender o rodízio de veículos e a cobrança por estacionamento na Zona Azul nesta sexta-feira (28/04). Além disso, as faixas de ônibus, do lado direito das vias, estarão liberadas para o trânsito de qualquer veículo. Nos corredores de ônibus, nas faixas da esquerda, serão liberados táxis, transportes escolares e veículos com duas pessoas ou mais. As restrições para caminhões serão mantidas.

* Conteúdo atualizado em 28 de abril às 10h*


Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 28 Abr 2017.

Mais notícias

'Botafogo Xperience' é opção de empreendimento charmoso no bairro de Botafogo, no Rio de janeiro; saiba tudo!

Na Cidade

Exposições imperdíveis para conferir em agosto de 2020

Na Cidade

13 exposições de arte brasileira para conferir online

Na Cidade

LEGO inaugura loja certificada em São Paulo; saiba tudo!

Na Cidade

Tour virtual: 10 pontos turísticos de São Paulo para conhecer online

Na Cidade

Tour virtual: conheça o centro de São Paulo sem sair de casa

Na Cidade