Guia da Semana

O que é um rolê cult: quando a cultura encontra a arte, a festa e a gastronomia! Para a alegria dos intelectuais da cidade, São Paulo conta com diversos points que unem todas essas características em um lugar só. De bares a cafés, livrarias, museus e restaurantes, a cidade conta com muitos rolês incríveis.

Se liga nesses 12 rolês imperdíveis em São Paulo para você explorar o melhor da arte, cultura e gastronomia.

1. Reserva Cultural

Reprodução/Facebook Reserva Cultural | Reprodução/Facebook Reserva Cultural

Localizado no coração da Paulista, o Reserva Cultural é café, restaurante, livraria e cinema. Frequentado por jornalistas, intelectuais e moderninhos, o local é um dos antros cult de São Paulo. As telonas recebem clássicos da sétima arte, produções independentes, entre outros títulos pouco conhecidos pelo público em geral.

Reserva Cultural

Endereço: Avenida Paulista, 900, térreo - Bela Vista
Telefone: (11) 3287-3529

2. Urbe Café Bar


Reprodução/Facebook URBE CAFÉ BAR | Reprodução/Facebook URBE CAFÉ BAR

O Urbe, localizado na região da Consolação, é uma mistura de cafeteria com bar. A casa conta com cafés especiais, disponíveis em diferentes receitas, rótulos de cervejas, carta de drinks, além de um cardápio de comidinhas leves e saudáveis. O diferencial da casa é que ela fica aberta do café da manhã até a madrugada, principalmente às sextas e aos sábados

Urbe Café Bar

Endereço: Rua Antônio Carlos, 404 - Consolação
Telefone: (11) 3262-3943

3. Jazz nos Fundos


Reprodução/Instagram @jazznosfundos | Reprodução/Instagram @jazznosfundos

Com dois ambientes e localizado no Centro Cultural de Música Instrumental, o Jazz Nos Fundos recebe apresentações de terça a sábado em horários diversos. Uma das salas é voltada para o jazz e música com instrumentos, além de algumas mesas. O público pode assistir aos shows do bar petiscando e bebendo boas cervejas. A outra sala, a "Sala do Autor", é mais reservada e o objetivo é conseguir ver uma apresentação em silêncio.

Endereço: Rua Cardeal Arcoverde, 742 - Pinheiros
Telefone: (11) 3088-0645

4. Museu da Imagem e do Som (MIS)


Ding Musa/Divulgação MIS | Letícia Godoy/Reprodução Instagram @mis_sp

O Museu da Imagem e do Som (MIS) é conhecido por suas exposições elaboradas e ultratecnológicas. O museu segue a filosofia de registrar e preservar as obras audiovisuais do passado e do presente, a fim de fazer um levantamento da vida brasileira nos aspectos humanos, sociais e culturais. O espaço conta com mais de 200 itens e possui uma programação bem diversificada.

Museu da Imagem e do Som (MIS)

Endereço: Av. Europa, 158 - Jardim Europa
Telefone: (11) 2117-4777

5. Instituto Moreira Salles (IMS)


Reprodução/Instagram @imoreirasalles | Bruno Fernandes/Divulgação IMS

O Instituto Moreira Salles, também conhecido por IMS, fica localizado na Avenida Paulista, em um prédio envidraçado de sete andares e 1200 metros quadrados de espaço. Além das exposições, o espaço também recebe workshops, debates, oficinas, shows e mostras de cinema. Os visitantes também podem desfrutar de uma biblioteca com mais de 6 mil livros especializados em fotografia, além de livraria, café e restaurante.

Instituto Moreira Salles (IMS)

Endereço: Avenida Paulista, 2424 - Bela Vista
Telefone: (11) 2842-9120

6. Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP)


Shutterstock | Reprodução/Instagram @masp_oficial

Em um dos cartões-postais da cidade funciona o mais importante museu de arte ocidental da América Latina: o MASP. A coleção, de mais de 8 mil peças, inclui obras de Rafael, Mantegna, Botticelli, Delacroix, Renoir, Monet, Cézanne, Picasso, Modigliani, Toulouse-Lautrec, Van Gogh, Matisse, Chagall, Portinari, Di Cavalcanti e Anita Malfatti, entre outros. Já são 70 anos de história, recebendo as exposições mais importantes do país.

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP)

Endereço: Avenida Paulista, 1578 - Bela Vista
Telefone: (11) 3149-5959

7. Casa das Caldeiras


Reprodução/Facebook Casa das Caldeiras | Reprodução/Facebook Casa das Caldeiras

A Casa das Caldeiras, construção fabril tombada como patrimônio histórico no bairro da Água Branca, recebe desde exposições, a intervenções artísticas, workshops e festas em seus ambientes. Grande parte destes eventos contam com entrada gratuita, sendo um dos espaços multiculturais mais democráticos da cidade.

Casa das Caldeiras

Endereço: Avenida Francisco Matarazzo, 2000 - Água Branca
Telefone: (11) 3873-6696

8. Papo, Pinga e Petisco


Reprodução/Facebook Papo, Pinga & Petisco | Reprodução/Facebook Papo, Pinga & Petisco

Localizado junto aos teatros e espaços culturais da Praça Roosevelt, o Papo, Pinga e Petisco é frequentado por um público jovem despojado, jornalistas e atores que desejam bater um papo, tomar uma cerveja em garrafa ou uma dose de Umburana. O local ainda traz aos fundos uma espécie de sebo, com discos e livros usados.

Papo, Pinga e Petisco

Endereço: Praça Franklin Roosevelt, 118 - Bela Vista
Telefone: (11) 3257-4106

9. Itaú Cultural


Shutterstock | Reprodução/Instagram @itaucultural

O Itaú Cultural, localizado na Avenida Paulista, é um instituto sem fins lucrativos que, desde 1987, promove a arte e a cultura pelo Brasil, por meio de exposições, programas e até mesmo a produção vídeos, livros e enciclopédias para bibliotecas públicas e outros centros culturais. Se você procura ampliar os seus horizontes sobre a cultura brasileira, esta é uma ótima opção.

Itaú Cultural

Endereço: Avenida Paulista, 149 - Bela Vista
Telefone: (11) 2168-1777

10. Sesc 24 de Maio


Matheus José Maria/Divulgação Sesc 24 de Maio | Reprodução/Instagram @sesc24demaio

Que todas as unidades do Sesc contam com uma programação cultural maravilhosa, a gente já sabe! Mas o recém-inaugurado Sesc 24 de Maio conta com alguns diferenciais: além da localização privilegiada, bem no Centro de São Paulo, o local conta com uma ampla e moderna infraestrutura. Além de teatro (com 245 lugares), o local conta com espaços de convivência, comedoria, cafeteria, biblioteca, área para exposições, clínica odontológica, espaços para prática esportiva, áreas de tecnologia, arte, solário e uma piscina de 500m² na cobertura do edifício, com vista panorâmica para a cidade.

Sesc 24 de Maio

Endereço: Rua 24 de maio, 109 - República
Telefone: (11) 3350-6300

11. Livraria da Vila


Reprodução/Instagram @livrariadavila | Reprodução/Instagram @livrariadavila

A Livraria da Vila, que conta com diversas unidades e quase 40 anos de história na cidade, se tornou um ponto de encontro entre intelectuais e amantes de literatura em São Paulo, oferecendo uma biografia completa em diversas áreas do conhecimento. Seus serviços vão além do seu acervo, já que o local recebe eventos culturais, palestras, cursos, debates, pocket shows, contação de histórias e temporadas teatrais.

Livraria da Vila

Confira a unidade mais próxima de você aqui.

12. Presidenta


Reprodução/Instagram @presidentabar | Reprodução/Instagram @presidentabar

Situado no mesmo local do antigo bar Astronete, o espaço cultural Presidenta veio para ser mais um point da região da Augusta. A casa tem uma programação diversificada, recebendo shows, peças de teatro, exibições de filmes e até ensaio de bloco de Carnaval. E, para finalizar, o espaço ainda funciona como bar, bem simples, mas que dá para o gasto. No balcão, o público pode experimentar cervejas, drinks e alguns petiscos.

Presidenta

Endereço: Rua Augusta, 335 - Consolação
Telefone: (11) 98909-5876


Segue a gente no Instagram! Novidades, promoções e dicas quentinhas! ► @portalobaoba

22 mirantes em São Paulo para ver a cidade de cima

A capital paulista possui paisagens maravilhosas - e pode ser apreciada por diversos ângulos!

Do boteco ao descolado: 11 bares badalados para conhecer na região da Rua Augusta

Os melhores points para aproveitar a noite em uma das ruas mais famosas de São Paulo

Do cultural ao gastronômico: lugares incríveis para se aventurar sozinho por São Paulo

Um roteiro irresistível pra quando o objetivo é aproveitar a própria companhia

Por Ricardo A. e Luísa Celiberto

Atualizado em 1 Jan 2019.