Guia da Semana
Na Cidade
Por Luísa Celiberto

10 lugares em São Paulo para se exercitar ao ar livre

Para sair das academias e aproveitar os espaços públicos de SP: de bike, skate, caminhando ou correndo!.

Prepare-se para abandonar aquela velha desculpa de não se exercitar porque não tem dinheiro pra academia: afinal, São Paulo possui vários espaços públicos que permitem (e incentivam) a prática! Não que você precise se tornar bitolado(a) na vida fitness - até porque, numa cidade com a correria de São Paulo, a gente sabe que ninguém tem tempo para isso. Mas um exercício físico de vez em quando nunca matou ninguém, pelo contrário: ajuda a eliminar o estresse e os quilinhos a mais ♥

Seja de bike, skate, patins, caminhando ou correndo: conheça esses 10 lugares em São Paulo para se exercitar ao ar livre e fuja da rotina:

1. Fazer de tudo no Parque Ibirapuera


Shutterstock

Em um só lugar, você encontra áreas específicas para andar de bicicleta, skate, patins, correr, caminhar, praticar esportes (como o basquete, por exemplo) e fazer musculação. Com seus 158 hectares, o Parque Ibirapuera é o mais importante parque urbano da cidade de São Paulo. Além do Ibirapuera, a cidade possui 63 parques, cuja maioria também incentiva a prática de atividade física.

2. Andar de skate na Praça Roosevelt


Shutterstock

A Praça Roosevelt, localizada entre as ruas Consolação e Augusta, foi repaginada em 2012 e hoje é uma das principais áreas de lazer da cidade. É perfeita para quem quer andar de skate, pois possui o piso liso ideal, além de corrimãos e bancos para fazer manobras.

3. Curtir a Paulista Aberta


Shutterstock

Desde 2015, a Avenida Paulista fica fechada aos carros (e aberta aos pedestres) aos domingos. Este novo espaço de lazer da cidade de São Paulo é perfeito para quem quer andar de bicicleta pela extensão da avenida (que já conta com uma ciclovia própria para isso). Quem quiser correr ou caminhar, também é muito bem-vindo!

4. Pedalar pelas ciclovias


Shutterstock

Falando em ciclovias... Atualmente a cidade possui diversas delas, além de ciclofaixas e ciclorrotas, para estimular o uso de bike pela cidade. Depois da ciclovia da Paulista, a mais famosa é a da Marginal Pinheiros. Você pode conferir um mapa com todos esses trajetos aqui.

5. Aventurar-se por trilhas


Shutterstock (imagem ilustrativa)

São Paulo, a selva de pedra? Nem tanto assim! Existem consideráveis porções de área verde pela cidade que te permitem a prática de trilhas mata adentro (trekking). O Parque Estadual do Jaraguá, o Parque Estadual da Cantareira (que tem até cachoeiras) e a Reserva Ambiental Capivari-Monos (que, além de trilhas, oferece boia cross, ducking, stand up paddle e tirolesa) são ótimas opções para quem quer entrar em contato com a natureza e se exercitar!

6. Praticar Stand Up Paddle (SUP) nas represas


Reprodução Facebook / Mau Loa SUP

São Paulo possui duas grandes represas de armazenamento de água: a Represa Guarapiranga e a Represa Billings. Ambas são rodeadas por clubes e empresas especializadas em esportes aquáticos que incentivam o uso recreativo do espaço. Uma dessas atividades é o Stand Up Paddle (SUP), esporte que está cada vez mais popular no litoral paulista - e que também pode ser praticado na capital!

7. Aventurar-se no ducking pelo rio Capivari-Monos


Reprodução Facebook / SelvaSP

O ducking (que é similar ao rafting, só que num bote menor) pode ser praticado em plena São Paulo capital! A Reserva Ambiental Capivari-Monos, localizada na zona Sul de SP, região de Parelheiros, é cruzada pelo rio homônimo que permite essa prática. Que tal se aventurar nesse esporte radical?

8. Praticar rapel no Viaduto Sumaré e no Mirante 9 de Julho


Divulgação

A prática do rapel não acontece só nas regiões montanhosas, não! São Paulo tem dois pontos famosos de rapel urbano: o Viaduto Sumaré (ali na estação Sumaré da Linha 2 Verde) e o Mirante 9 de Julho (localizado atrás do MASP, na região da Paulista). Se você quer se aventurar em um esporte diferente, estes lugares são ótimas sugestões!

9. Praticar wakeboard na Represa de Guarapiranga


Shutterstock (imagem ilustrativa)

Quem gosta de esportes aquáticos não precisa sair da capital para se exercitar! Na Represa de Guarapiranga, você pode praticar o wakeboard, kitesurf, windsurf, canoa e muito mais. Alguns clubes, como Team Brasil, ficam às margens da represa para dar cursos desses esportes para iniciantes.

10. Praticar yoga na Praça Victor Civita


Shutterstock (imagem ilustrativa)

A Praça Victor Civita, administrada pela Sub-Prefeitura de Pinheiros e o Instituto Abril, é um espaço aberto e gratuito para a realização de exercícios físicos. Entre as atividades estão as aulas de yoga, pilates e dança de salão, além de ser possível utilizar os aparelhos de ginástica do local.

10 lugares incríveis para contemplar o pôr do sol em São Paulo

Tire uma tarde para relaxar e apreciar a vista em SP ♥

12 bares para aproveitar o verão em São Paulo

Terraços, áreas externas, mesas na calçada e muita cerveja gelada = tudo o que você precisa para aproveitar o calor na cidade!

14 bares em São Paulo perfeitos para curtir o happy hour

Cerveja gelada, reunião com amigos e bons papos para embalar seu fim de tarde


Por Luísa Celiberto

Atualizado em 21 Ago 2017.

Mais notícias

19 eventos imperdíveis em São Paulo nos dias 22, 23 e 24 de novembro de 2019

Na Cidade

5 motivos para você curtir o MIMO Festival, que ocorre em São Paulo nos dias 22, 23 e 24 de novembro

Na Cidade

O que fazer em São Paulo no feriado de 20 de novembro de 2019

Na Cidade

Programação de Natal nos shoppings de São Paulo em 2019

Na Cidade

O que fazer em São Paulo durante o feriado de 15 de novembro de 2019

Na Cidade

Mês da Consciência Negra: confira os eventos imperdíveis em São Paulo

Na Cidade