Guia da Semana

A cidade de São Paulo, maior metrópole do país, reúne culturas do mundo inteiro em um só lugar. Famosa pela sua grande variedade de opções gastronômicas, a capital conta com restaurantes capazes de te transportar para lugares como Espanha, França, Itália e até mesmo NY.

Mas a influência dos imigrantes na nossa cidade vai muito além da gastronomia. Conheça 8 lugares em São Paulo que vão fazer você se sentir fora do país e prepare-se para ser transportado pelo mundo:

1. Liberdade


Shutterstock

O bairro da Liberdade é um pedacinho do Japão na cidade de São Paulo! A imigração dos japoneses para o Brasil começou em 1908 e, desde então, calcula-se que há mais de 400 mil japoneses e descendentes morando na capital. Na bagagem, esses imigrantes trouxeram gastronomia, literatura, cultura, arquitetura, bugigangas tecnológicas e um novo point aos paulistanos.

Confira 9 lugares incríveis que você precisa conhecer no tradicional bairro da Liberdade!

2. Bixiga


Shutterstock

Apesar de não ser oficialmente um bairro, a região do Bixiga é uma das mais tradicionais de São Paulo, símbolo da imigração italiana no Brasil. É famosa por reunir inúmeras cantinas, perfeitas para quem busca por massas artesanais e pratos fartos. O "bairro" corresponde à área localizada entre as ruas Major Diogo, Avenida Nove de Julho, Rua Sílvia e Avenida Brigadeiro Luís Antônio, no distrito de Bela Vista. Para sentir um pedacinho da Itália em SP, não existe lugar melhor!

Conheça 12 points gastronômicos em SP que vão te fazer se sentir na Itália e se delicie!

3. Bom Retiro


Shutterstock

Apesar do bairro de Higienópolis ser famoso por suas influências judaicas, foi o Bom Retiro que cedeu espaço para as duas primeiras sinagogas da cidade. A primeira hoje é sede do Memorial da Imigração Judaica, guardando a memória dos imigrantes através de fotos, documentos e objetos raros. A segunda é a Grande Sinagoga do Bom Retiro, que funciona até hoje com a arquitetura original de 1950. Sem contar que a região é ótima para fazer umas comprinhas descoladas e com um ótimo custo-benefício!

Conheça nosso roteirinho de 6 lojas descoladas para conhecer no bairro do Bom Retiro aqui.

4. Mooca


Shutterstock

A região da Mooca, localizada na Zona Leste da cidade, é caracterizada pela imigração italiana, o que influencia diretamente em sua gastronomia, e pela sua natureza industrial, com muitas fábricas, lojas, ferrovias e até passeio de Maria-Fumaça. A verdade é que o bairro é quase que uma nação independente - com hino, bandeira, time de futebol e até sotaque próprio! Entre as cantinas, padarias e o tradicional Estádio da Javari, casa do Clube Atlético Juventus, é possível ter um gostinho da Itália. É por lá também que rola a Festa di San Gennaro, que acontece há mais de 40 anos em SP, entre os meses de setembro e outubro.

Confira 9 lugares incríveis que todo paulistano precisa conhecer no tradicional bairro da Mooca e saiba mais!

5. Jardins do Museu do Ipiranga


Shutterstock

Os jardins do Museu do Ipiranga, que hoje fazem parte do Parque da Independência, seguem o estilo neoclássico francês, assemelhando-se, por exemplo, aos famosos jardins do Castelo de Versalhes, próximo à Paris. O projeto foi entregue ao público em 1960, pelas mãos do paisagista belga Arsênio Puttemans. Apesar do museu estar fechado para restauração, os jardins são uma atração à parte, oferecendo chafarizes, um belo gramado e até mesas de piquenique aos visitantes.

6. Pavilhão Japonês


Shutterstock

O Pavilhão Japonês, construção inspirada no Palácio Katsura, em Quioto, é um retiro de paz e tranquilidade em meio ao Parque Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo. O cenário, formado por um jardim repleto de árvores japonesas, além de um lago com carpas coloridas, é perfeito para um passeio agradável e diferente, além de ser uma alternativa ao frenesi esportivo do parque. O local abre as portas para o público de quarta, sábado, domingo e feriados, das 10h às 12h e das 13h às 17h, pelo preço de R$ 10 (inteira).

7. Parque do Carmo


Shutterstock

O Parque do Carmo, localizado no bairro de Itaquera, conta anualmente com a Festa das Cerejeiras, época em que as árvores cor-de-rosa florescem e dão um verdadeiro espetáculo aos paulistanos. O parque é o segundo lugar do mundo com a maior concentração de cerejeiras, perdendo apenas para o país de origem das árvores, o Japão. Além de fotografar e admirar a paisagem, os visitantes também podem curtir os shows e as barraquinhas de comida japonesa que são preparadas para a festa.

8. Paranapiacaba


Shutterstock

Afastando-se um pouco da capital de São Paulo é possível visitar Paranapiacaba, uma charmosa vila da cidade de Santo André construída por imigrantes ingleses, que vieram à cidade para operar na companhia de trem "São Paulo Railway". Por lá, o visitante vai encontrar algumas influências da arquitetura vitoriana e até mesmo um relógio que lembra o Big Ben, de Londres. O melhor de tudo é que dá para chegar lá através do expresso turístico da CPTM, partindo da Estação da Luz, aos domingos.


Segue a gente no Instagram! Novidades, promoções e dicas quentinhas! ► @portalobaoba

Do cultural ao gastronômico: lugares incríveis para se aventurar sozinho por São Paulo

Um roteiro irresistível pra quando o objetivo é aproveitar a própria companhia

Roteiro volta ao mundo: 13 lugares descolados para experimentar um pouco de cada cultura em SP

De bar asiático a alemão, veja os melhores lugares para experimentar novas culturas na capital paulistana

9 points gastronômicos em São Paulo para se sentir na Espanha

Saiba onde encontrar pratos típicos como paella, jamón e churro, além de uma variedade de queijos, frutos do mar, azeites e vinhos

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 24 Jul 2018.