Guia da Semana

9 lugares em SP que provam que a natureza está mais perto do que você imagina

A cidade de São Paulo pode surpreender com lugares incríveis que nos dão a sensação de estar no interior!.

Estar perto da natureza traz paz de espírito, tranquiliza e dá uma sensação boa de relaxamento. Para quem mora em grandes cidades, como São Paulo, momentos de sossego são raros, mas necessários. A boa notícia é que não é preciso sair da capital para se conectar com uma imensidão de áreas verdes. É que a Selva de Pedra também abriga verdadeiros refúgios para quem quer imergir na natureza sem ir muito longe. 

De parques a represas e fazenda com atividades de ecoturismo, confira 9 lugares em SP que provam que a natureza está mais perto do que você imagina

Praça Homero Silva


Reprodução/Namu

Um exemplo de como a união das pessoas pode modificar um lugar é a Praça Homero Silva, na Pompéia. Se antes era abandonada e lugar para se passar longe, atualmente o lugar atrai dezenas de moradores locais que se encantam por sua beleza e simplicidade. Com uma nascente de água, um incrível lago que é lar de girinos e pequenos peixes, além de um ambiente agradável onde crianças e adultos costumam passar seus finais de semana, o local é a pedida certa para um passeio diferente. Não é raro ver alguma atividade acontecendo por lá, como exposições ao ar livre e exercícios físicos em grupo. Seja para conhecer pontos novos do bairro ou simplesmente relaxar, você precisa visitar a praça! 

Serviço
Entre as Ruas Salto Grande, André Casado e Avenida Pompéia
Funcionamento 24 horas

Parque da Água Branca


Reprodução/Wikimédia Commons

Está precisando relaxar e quer um lugar bem sossegado longe do agito dos parques da capital? O Parque da Água Branca, na Zona Oeste, é a melhor opção! Com espaço dedicado para meditação, leitura de livros e caminhada, o local é uma ótima opção para ir durante a semana, no final de tarde! Ao contrário do que pensam, o lugar costuma permanecer com clima tranquilo, longe da agitação dos centros urbanos, mesmo que esteja localizado em uma grande avenida! Lá, é normal encontrar galinhas, cisnes e filhotes de aves andando harmoniosamente em meio aos visitantes, coisa que dificilmente encontramos em uma cidade movimentada. Para quem quer fazer um programa diferenciado, aos domingos é realizado um café da manhã com produtos livres de agrotóxicos junto com uma feira.

Serviço
Avenida Francisco Matarazzo, 455 - Água Branca
Segunda a Domingo, das 6h às 20h

Parque Estadual do Jaraguá


Reprodução/Wikimédia Commons

Parque Estadual do Jaraguá fica localizado na região noroeste de São Paulo e abriga um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica dentro da capital. O local é conhecido principalmente pelo Pico do Jaraguá, que, com seus 1.350 metros de altitude, é considerado um dos pontos mais altos da cidade. A vista panorâmica de São Paulo, junto com trilhas, passeios e diversas atividades em meio à natureza, fazem do lugar um incrível destino de ecoturismo sem precisar sair da capital.

Serviço
Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 - Pirituba
Segunda a Domingo, das 7h às 17h

Parque Ecológico do Tietê


Reprodução/Wikimédia Commons

Considerado um dos lugares verdes mais completos da capital, o Parque Ecológico do Tietê possui diversas opções de atividades. Para quem ama natureza, o passeio é um prato cheio, além de ser um excelente lugar para reunir os amigos e fazer um piquenique. Por lá é possível reservar (com até 30 dias de antecedência) uma das diversas churrasqueiras ou até mesmo utilizar os quiosques cobertos. Não é permitida a entrada de animais domésticos.  Para a diversão, é possível alugar bicicletas e pedalinhos por um valor acessível. Quem quiser mais informações ou fazer uma reserva, basta entrar no site.

Serviço
Rua Guirá-Acangatara, 70 - Eng. Goulart
Segunda a Domingo, das 8h às 17h

Parque Estadual da Cantareira


Reprodução/Wikimédia Commons

Para quem deseja fugir dos parques lotados e ter a sensação de que está fora da cidade, uma excelente opção de passeio é o Parque Estadual da Cantareira. É surpreendente que haja uma floresta de Mata Atlântica tão grande a apenas 10 km do centro de São Paulo! Trilhas, mirantes, muito verde e contato com a natureza são destaque por lá. Um dos pontos mais visitados do lugar é a Pedra Grande, incrível mirante de 6.780 metros, de onde se pode ter uma visão panorâmica da cidade! 

Serviço
Rua do Horto, 1799 - Horto Florestal
Sábados, domingos e feriados, das 8 às 17h

Parque Ecológico do Guarapiranga


Reprodução/Mau Loa SUP

Que tal curtir a natureza em uma das regiões mais privilegiadas de São Paulo? Beirando a represa, o Parque Ecológico do Guarapiranga agrada por seu sossego e localização. Longe das ruas e prédios, o local é um dos pontos mais remotos da cidade. Além disso, um diferencial é que, por lá, encontramos praias artificiais, isso por que as águas da represa são próprias para banho, o que possibilitou a criação de 18 praias em sua orla! Entre as mais visitadas, está a Praia do Sol, que é, exclusivamente, para banhistas. Existem praias específicas dedicadas à prática de esportes náuticos, como a do Parque Náutico, onde é possível andar de jet ski, vela, lancha e etc.

Serviço
Estrada da Riviera, 3286 - Riviera Paulista
Segunda a Domingo, das 8h às 17h

Selva SP: Parque de Aventura


Reprodução/Shutterstock - Imagem Meramente Ilustrativa

Já para quem quer um pouco de aventura em meio à natureza, a dica é conhecer o Parque de Aventura. Indicado para todas as idades, as atrações disponíveis são: BoiaCross através do Rio Capivari - onde o participante desce o rio em cima de uma boia;  Stand Up Paddle - realizado em uma parte mais tranquila do rio; Tirolesa com 130 metros de altura; RapelTrilhas e Trekking. Ou seja, um prato cheio para quem quer fazer um passeio diferente sem sair de São Paulo. Além disso, durante o mês são realizados eventos específicos que variam desde trilhas para conhecer outras cachoeiras à rafting no rio. As atividades nem sempre são realizadas em todas as épocas do ano, por isso é bom sempre se informar antes de ir.

Serviço
Estrada do Capivari, 5.005 - Engenheiro Marsilac
Agendamento: (11) 94727-4296 / (11) 94728-5809 ou  contato@selvasp.com.br

Fazenda Maravilha


Reprodução/Shutterstock - Imagem Meramente Ilustrativa

Com boas opções de trilha e visita a cachoeiras, a Fazenda Maravilha é um daqueles passeios em meio à natureza que mistura pontos históricos interessantes com um pedaço da natureza esquecida em São Paulo. Rastros de antas, jaguatiricas e diversos exemplares da fauna da Mata Atlântica são avistados com bastante frequência nas trilhas por onde se chega às cachoeiras do Sagui, do Oásis e do Fornão, todas com bons locais para banho. É possível visitar um antigo forno de carvão bastante preservado. A fazenda oferece estacionamento, banheiros e local para piquenique, mediante o pagamento de taxa de acesso, sendo necessário agendar sua visita antes. Todas as trilhas são fáceis, ou seja, não é obrigatória a presença de guia turístico - caso queira, este pode ser contratado à parte. 

Serviço
Estrada sem nome - Emburá do Alto
Agendamento: (11) 99749-1724
Terça a domingo das 9h às 18h

Solo Sagrado


Reprodução

Solo Sagrado é um daqueles passeios que fazem qualquer um se encantar pelas belezas da natureza – sem mencionar que parece que estamos fora de São Paulo! O local foi construído para ser um protótipo do Paraíso Terrestre, deixando para a humanidade a base para a construção de um Mundo Ideal. Ao todo, são mais de 300 mil metros quadrados com jardins com paisagismo, cachoeiras artificiais, árvores e espaço para caminhada – tudo isso às margens da Represa de Guarapiranga, uma das maiores represas da capital. As visitas ocorrem apenas na 4ª semana do mês e não é preciso fazer agendamento (apenas para grupos acima de 15 pessoas).

Serviço
Av. Profº Hermann Von Ihering, 6567 - Jardim Casa Grande
Quinta a domingo, das 7h30 às 15h (apenas na quarta semana do mês)


 

Atualizado em 21 Ago 2017.

Por Juliana Sartori
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia Nacional do Café: evento propõe colheita em um dos maiores cafezais urbanos em SP

Com participação gratuita, evento promoverá colheita de café e preparação do grão

Loja japonesa Muji abre pop-up store no Brasil em julho; saiba mais

Com papelaria, móveis e decoração, a loja vai estar na Japan House de 19 a 22 de julho

8 lugares em São Paulo perfeitos para quem está com tempo livre

Está sobrando tempo, mas falta inspirações de passeios?! Então você precisa ir nesses lugares:

19 museus de São Paulo terão entrada gratuita na sexta-feira, 18 de maio

Ação faz parte de campanha que visa apresentar ao público a diversidade da programação dos museus paulistas

Dia do Museu: 99 oferece descontos para corridas em 13 museus de São Paulo

Nesta sexta-feira, 19 de maio, é comemorado o Dia do Museu e o aplicativo oferece descontos especiais

Virada Cultural, Festival de Crepes e mais: 21 eventos imperdíveis que rolam neste final de semana em São Paulo

Confira a seleção do Guia da Semana para aproveitar o final de semana na capital!