Guia da Semana

Pequenas atitudes podem mudar o mundo - e com certeza você já ouviu muito essa frase por aí. Por mais que se sensibilizar com as dificuldades do outro seja um sentimento mundial, é preciso ir além e oferecer uma mão amiga para aqueles que precisam de apoio - e acredite: às vezes não é questão de dinheiro, apenas de tempo e vontade.

Não importa se você está afim de ajudar animais a terem um lar ou se a sua luta será para que a minoria ganhe espaço na sociedade, o importante é se dedicar para ver o bem acontecer.

Conheça 7 lugares incríveis para prestar trabalho voluntário em São Paulo e encha seu coração de amor através da sua vontade de ajudar o próximo:

Instituto de Reintegração do Refugiado


Foto: Reprodução/Instagram @adusbrasil

O propósito do Instituto de Reintegração do Refugiado é reintegrar os refugiados na sociedade brasileira. O Adus, como é conhecido, está sempre precisando da ajuda de pessoas formadas em letras para atuar como professores – muitos refugiados não sabem a língua portuguesa. Os voluntários ainda podem atuar na área de comunicação (cuidando das redes sociais e visitando empresas parceiras); e atuar na área de visitação, onde a tarefa é ir até os refugiados e descobrir suas necessidades para que, assim, a ONG possa ajudar da melhor forma possível.

O Adus realiza ações externas de conscientização da população sobre o assunto, apoia campanhas que conversam com a sociedade sobre a situação deste grupo e ajuda os refugiados a adentrarem ao mercado de trabalho brasileiro.

Acesse o site do Instituto de Reintegração do Refugiado para saber mais informações e participar do projeto.

Teto Brasil


Foto: Reprodução/Facebook Teto Brasil

O projeto Teto Brasil é um dos destaques dentro do cenário de voluntariado do país. A ONG é feita por voluntários que vão até as comunidades carentes com a missão de ajudar a diminuir a situação precária em que os moradores vivem. Um dos trabalhos dentro do grupo consiste em reunir pessoas que vão até uma comunidade para construir uma nova moradia para famílias carentes. Cada voluntário paga cerca de R$35 para arcar com os custos da comida. Já a hospedagem rola em ginásios durante o fim de semana da construção.

Se você não consegue realizar visitas à comunidade e/ou participar do programa, entre no site do Teto Brasil e veja outros meios de contribuir com a causa.

Amigos dos Bichos


Foto: Reprodução/Facebook Amigos dos Bichos

A ONG Amigo dos Bichos atua em São Paulo com foco na proteção dos animais e realiza feiras de adoção, programas de castração e presta auxílio aos abrigos tentando reduzir ao máximo o número de cães e gatos sem donos. Além de aceitar voluntários para ajudar com os serviços, a organização aceita doações de produtos de necessidade básica para os animais, como rações, remédios, areia e outras coisas que você confere no site.

E ah! Vale lembrar que existem milhares de bichinhos precisando de um lar, viu? Sempre prefira adotar ao invés de comprar.

Missão Cena


Foto: Reprodução/Facebook Missão Cena

Com um dos projetos mais completos dentro do cenário de reintegração do indivíduo excluso da sociedade, a ONG Missão Cena atende diversos públicos carentes, entre eles albergados, travestis, crianças em situação de risco e dependentes químicos.

Os espaços oferecidos pelo programa englobam áreas como a de esportes, creches e a casa família, onde pessoas em recuperação de certas dependências vivem. Quer ajudar? Entre no site da ONG e procure nos contatos o local que deseja se voluntariar.

Sonhar Acordado


Foto: Reprodução/Facebook Sonhar Acordado

Com o objetivo de ajudar comunidades carentes, a ONG Sonhar Acordado tem como missão ajudar as crianças mais necessitadas que moram nestes lugares. Através de ações e projetos, os voluntários tentam passar a mensagem principal da organização para essas comunidades: cultivar os valores humanos de amizade, respeito, sinceridade e solidariedade.

De um modo geral, os encontros acontecem um sábado por mês e os voluntários precisam realmente se comprometer com a causa. Para ajudar, veja os outros projetos que estão em andamento no site da organização.

Associação Natureza em Forma


Foto: Reprodução/Facebook Associação Natureza em Forma

A Associação Natureza em Forma começou os trabalhos na década de 90 e até hoje luta pela causa animal de diferentes maneiras. Entre os serviços prestados pela organização estão o resgate de animais em situação de risco, campanhas de castração, feiras de adoção e acompanhamento em sua clínica veterinária. Os interessados em ajudar podem colaborar de várias maneiras, como, por exemplo, apadrinhando um animal, prestando trabalho voluntário e ou fazendo doações de itens básicos.

Acesse o site da associação e saiba mais sobre os projetos da equipe!

GRAAC


Foto: Reprodução/Facebook GRAAC

O GRAAC é uma instituição sem fins lucrativos que ajuda crianças e adolescentes diagnosticadas com câncer. Criada na década de 90, os diversos hospitais da organização tratam a doença e acompanham cerca de 3.500 casos por ano. Para participar em uma das áreas de voluntariado é preciso ter mais de 21 anos e estar disponível por no mínimo 4 horas por semana.

Saiba como se inscrever e entrar para o time no site do GRAAC.



Segue a gente no Instagram! Novidades, promoções e dicas quentinhas! ► @portalobaoba

12 lugares para conhecer em São Paulo que esbanjam fofura e são puro amor

Um pedacinho de um conto de fadas no meio da selva de pedra

Para os românticos: mais de 15 ideias de tatuagens que representam o amor e são de tirar o fôlego

Seja ele o próprio ou o que envolve outras pessoas, o amor é um sentimento lindo e que pode ser homenageado em forma de tatuagem

7 dicas de livros incríveis que vão acalmar o seu coração

Obras que falam sobre sentimentos, problemas cotidianos e sobre 'estar tudo bem' em ser você mesmo (a)

Por Juliane Romanini

Atualizado em 12 Abr 2018.